Os principais festivais de música para curtir pelo mundo

Conheça os principais festivais de música do mundo e descubra o que eles têm de tão viciante que leva milhares de pessoas todos os anos aos eventos.

Os principais festivais de música para curtir pelo mundo
Confira os principais festivais para alinhar com a sua próxima viagem

Você já foi a algum grande festival de música? Normalmente quem vai pela primeira vez em um evento como esses não consegue passar um ano sequer sem planejar a visita ao próximo grande festival, torna-se um verdadeiro vício. Existem festivais de música para todos os gostos, então que tal alinhar a sua próxima viagem com a data de um grande festival imperdível no destino? Confira no artigos os principais festivais de música do mundo.

Festivais de Música – uma experiência musical que todo mundo deve ter um dia

Estar no meio da multidão, todo mundo cantando as músicas com a mesma energia de alegria e adoração por um artista é uma sensação única. Engana-se quem pensa que os festivais são somente para os jovens ou para os amantes de rock. Embora os maiores festivais de música do mundo sejam, em sua maioria, de rock e música eletrônica, o público é o mais variado possível e há festivais de diversos estilos. Os veteranos são muito bem vindos, os iniciantes também, e a troca cultural entre uma multidão de pessoas, cada uma vinda de um canto do país ou do mundo é imperdível. Veja abaixo 6 grandes festivais de música para marcar na agenda, comprar o ingresso e embarcar em uma grande aventura na sua próxima viagem.  

Tomorrowland

Se você é fã de música eletrônica, com certeza já ouviu falar dele. O Tomorrowland é o maior festival de música dance e eletrônica do mundo que acontece anualmente em Boom, na Bélgica desde 2005. O festival é famoso pela sua decoração psicodélica, que envolve fogos-de-artifício, fontes de água e fogo, contos de fadas e simbolismos New Age. O Tomorrowland tornou-se tão popular que nas últimas edições passaram por ele mais de 200 mil pessoas por dia de 75 países diferentes. O festival anunciou, em 2014, a versão brasileira do Tomorrowland, que se realizou em Itu em maio de 2015. A versão 2016 do Tomorrowland já está confirmada e se realizará nos dias 21, 22, 23 de abril, também em Itu. Para ter mais informações sobre a edição brasileira do festival clique aqui, já para saber mais sobre a versão belga, vá ao site oficial.  

Onde? Boom, na Bélgica

Quando? A versão 2016 acontece de 22 a 24 de julho, no verão europeu.

GANHE
UMA VIAGEM
veja como concorrer

Burning Man

Este lendário festival é um dos mais fascinantes do mundo e é realizado no meio do deserto americano de Black Rock em Nevada. Para a realização do festival, a organização constrói uma mini-cidade em formato de C invertido e atraem uma legião de fãs todos os anos desde a sua primeira edição em 1986. É um festival de contra-cultura, que defende princípios de sustentabilidade, autoexpressão e desmercantilização, tudo regado a muita música, arte e cultura, é claro. Quem compra ingressos para o festival arma a sua barraca, trailer ou outro tipo de moradia no local para curtir os 7 dias de festa e a circulação na cidade do Burning man tem regras: nada de veículos tradicionais, a velocidade máxima permitida é 8 km por hora e o transporte mais utilizado é a bicicleta. Lá dentro? Nada de compra, não se mercantiliza, tudo é na base da troca. E por que se chama Burning Man? Porque a ideia do festival iniciou quando o fundador do festival Larry Harvey e seu primeiro decidiram queimar uma estátua de madeira no meio do deserto como um gesto de autoexpressão. Assim, todos os anos uma enorme esfinge de madeira de 30 metros é queimada no festival diante das cerca de 50 mil pessoas que comparecem ao evento todo ano.

“Só” 50 mil? O evento começou limitado a 50 mil pessoas, na última edição de 2015, foram admitidas 70 mil pessoas mas todos os anos mais de 100 mil pessoas se inscrevem para participar. E quais são as atrações? Muita música, dança, malabarismo, esculturas e brinquedos de parque de diversões são algumas delas, e o mais inusitado: todas as atrações do festival são organizadas pelos próprios visitantes e não se pode pagar por nada. O festival oferece apenas o espaço para a festa, apenas algumas das mais de 300 obras de arte são financiadas pela organização do evento, o dinheiro vem dos ingressos que custam cerca de quatrocentos dólares. A ideia do festival é fazer com que as pessoas interajam com as instalações e entre elas. Saiba mais sobre este festival no site oficial.

Onde? No deserto de Black Rock, Nevada, EUA

Quando? A Edição de 2016 irá acontecer entre 28 de agosto e 5 de setembro

Glastonbury Festival

O Glastonbury Festival tinha de estar na nossa lista, afinal ele é um dos maiores, mais antigos e tradicionais festivais de música do mundo. Ele acontece desde 1970 no mesmo lugar, na cidade de Somerset, Inglaterra. A cada ano, cerca de 150 mil pessoas passam pelo Glastonbury Festival, o recorde de público foi em 2009, quando 154 mil participantes vibraram com as apresentações de música, dança, teatro, circo, humor e muito mais. Já se apresentaram no Glastonbury artistas renomados como o Bruce Springsteen, Led Zeppelin, Metallica e Amy Winehouse. Mais informações sobre este festival, aqui.

Onde? Somerset, Inglaterra

Quando? A edição de 2016 será de 22 a 26 de junho.

10 hostels para se hospedar de graça pelo mundo

Rock in Rio

Tem festival brasileiro na lista dos maiores festivais de música do mundo. O Rock in Rio foi idealizado pelo empresário Roberto Medina e a primeira edição ocorreu em 1985. Conhecido como o maior festival de música latino do mundo, o cartaz do Rock in Rio costuma misturar gêneros musicais entre o rock, pop, rap, hip hop e outras tendências. Além da edição brasileira, o festival já teve edições também em Lisboa (Portugal), Madri (Espanha) e mais recentemente em Chicago (EUA). O maior público do Rock in Rio de todas as edições foi em 2011 no Rio,  com 700 mil pessoas nos 7 dias de festival.

Onde? A próxima edição do evento será em Lisboa (Portugal)

Quando? Nos dias 19, 20, 27, 28 e 29 de maio. No Brasil, o evento só retorna em 2017.

Coachella

Também muito famoso, o Coachella Valley Music and Arts Festival é um outro festival de música lendário que ocorre anualmente desde 1999 no vale de Coachella, Califórnia (EUA). Entre os gêneros musicais, destaca-se a variedade marcada pelo hip hop, rock, música eletrônica e outros diversos estilos, até a cantora brasileira Céu já foi atração do festival. Outros nomes famosos que já estiveram no line-up do Coachella são: Rage Against the Machine, Paul McCartney, The Killers, The Cure, Kanye West, Jay-Z, David Guetta, Muse, Arcade Fire e muitos outros.  Participantes de todo os Estados Unidos e do mundo deslocam-se à California para fazer parte deste festival que anualmente leva cerca de 200 mil pessoas nos 6 dias de festival, que conta com muitas celebridades como participantes.  Saiba mais aqui.

Onde? Indio, Califórnia (EUA)

Quando? A edição de 2016 acontece nos dias 15, 16, 17, 22, 23 e 24 de abril.

Holi Festival

O Festival das Cores, típico da Índia, Nepal e Suriname também merece destaque, apesar de não ser exatamente um festival de música. O Holi é um festival que acontece anualmente entre fevereiro e março para a celebração da chegada da primavera. As pessoas atiram tintas das mais diversas cores umas às outras, e se divertem com muita bebida, comida e música. Este festival se espalhou pelo mundo recentemente e já há edições em diversos países, incluindo no Brasil. No festival tradicional indiano, a explosão de cores acontece no dia de lua cheia do mês de Phalugna ou Falguna (Phalgun Purnima), quando as pessoas saem às ruas com latas de pó colorido nas mãos, cumprimentando umas às outras dizendo “Holi Hai”e jogando, de forma divertida, o pó colorido. No fim, todo mundo se farta de tanto comer, beber, brincar e dançar músicas tradicionais indianas.

Onde? É tradicional na Índia, Suriname, Guiana, Ilhas Fiji e no Nepal. Mas há versões semelhantes espalhadas por todo o mundo.

Quando? Na Índia, acontece entre fevereiro e março de cada ano.

Fique por dentro de dicas para economizar nas suas viagens nacionais e internacionais.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Ana Luiza Fernandes é brasileira, natural de Minas Gerais, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e hoje cursa Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, Portugal. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural, Fotografia, Documentário e Assessoria de Imprensa e é apaixonada pela profissão desde criança.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar