Como organizar uma festa de noivado

Preços, dicas, sugestões e muito mais. Confira como fazer a sua festa de noivado personalizada e sem gastar muito.

Como organizar uma festa de noivado
Confira dicas e sugestões para fazer a sua festa de noivado

A festa de noivado é um momento especial na vida de um casal pois é o início da oficilização da união e é quando eles querem dividir com os seus amigos e parentes essa alegria.

Por isso, por mais que a grana esteja curta ou vocês queiram economizar para o casamento, sugerimos não pular esse momento, que pode render boas memórias e muitos abraços de felicitação, antes que a união se torne de fato um casamento. Veja dicas e sugestões para preparar sua festa de noivado.

Simples e bonito

A festa de noivado normalmente é oferecida pelos noivos, e pode contar com uma ajuda dos pais se for necessário. Veja abaixo algumas dicas que vão ser úteis para o seu perfil. 

  • Não é uma festa grande, é um momento mais íntimo contando apenas com os parentes e amigos mais próximos, cerca de 30 pessoas. Se você tem muitos amigos próximos, pode organizar um noivado maior, mas calma que ainda não é o seu casamento e você terá tempo para organizar a festa dos sonhos e convidar a todos que quer que estejam presentes. 
  • A festa de noivado é uma ótima oportunidade para que as famílias dos noivos se conheçam. Normalmente não existe uma proximidade grande entre as famílias dos namorados e essa festa pode ser o início de uma aproximação entre eles, em um momento de grande felicidade para o casal. 
  • Você pode optar por fazer um jantar em casa, ou em um restaurante. Essa opção é melhor para noivados mais íntimos, com menos pessoas. Se seu noivado irá ter acima de 20 pessoas, é melhor pensar em uma festa com petiscos. 
  • Se você quiser uma festa mais tradicional, pode ter um discurso do noivo a pedir (ou como se faz nos dias de hoje, comunicar) os pais da noiva sobre o pedido de casamento, fazer um discurso – que pode ser leve e divertido, como contar como se conheceram, como foi o inicio de tudo – e depois entregar o anel de noivado. Depois um brinde aos noivos fecha o momento. É romântico e dá boas e emocionantes fotos. 

Veja também: As 7 melhores praias para casar.

Tema da festa

É cada dia mais comum os noivados temáticos, o que torna a festa mais divertida e com a cara do casal. As opções são muitas e devem reunir qualidades do casal, da estação, dos hobbies, etc. Veja algumas sugestões:

  • Personalizado: Esse é o tema mais pedido, e que remete ao casal. Nesse, a decoração contêm murais de foto do casal – do início do relacionamento, das viagens, até os dias próximos do noivado -  podem haver canecas com o nome dos noivos agradecendo a presença (que já fica como lembrançinha). O prato servido no jantar ou os petiscos podem ser os preferidos dos noivos, ou algum que tenha alguma história do casal envolvida.
  • Tema de boteco: se o casal é um verdadeiro amante de botecos, esse tema pode cair bem (e custar barato!). Comida de boteco não é cara e todo mundo adora. A decoração é bem simples: mesas de metal, toalhas quadriculadas, copos americanos, cestinhas de batata frita, tudo bem acolhedor e delicioso. Seus convidados vão se sentir em casa.

festa de noivado

  • Tema de filme: Se há algum filme que seja a cara do casal, essa é uma boa e divertida oportunidade para se inspirar nele.  Sempre há filmes bacanas e relevantes e pode se tornar um noivado lúdico, divertido. Se o casal é fã do super homem, eles podem se vestir de super homem e mulher maravilha rendendo boas e divertidas fotos. Bons temas também são o Star Wars, o Titanic, o Avatar e muitos outros que podem ter uma decoração simples mas marcante. 
  • Piquenique: se você quer fazer o seu noivado à tarde, uma boa dica é fazer um piquenique. Ele pode ser feito em casa, na área externa, este é o tema perfeito e barato, pois pede comidas leves e decoração básica.  Frutas, sanduichinhos, salgadinhos, sucos, comidas leves e saborosas que não custaram muito e deixaram seus convidados satisfeitos. Você pode colocar mesas, toalhas no chão e almofadas para os seus convidados se esticarem e terem uma tarde prazerosa junto ao casal.

festa de noivado

  • Churrasco: se o casal é daqueles que adora dar um churrasco no fim de semana, esse pode ser o tema ideal. Noivado num domingo a tarde, com muita carne, cerveja, farofa e vinagrete. Não tem que não goste. Não precisa ser caro (se não for uma festa grande) e terá diversão garantida.
  • Festa Junina: se o noivado for em junho ou julho os noivos podem aproveitar a estação e fazer um noivado junino. É uma ótima opção pois as comidas dessa época são deliciosas, baratas e fáceis de fazer, você pode convocar um mutirão com a familia e amigos e fazer em casa mesmo. Não precisa de muito, todos se vestem de caipira, colocam umas bandeirolas, uma fogueira e está feita a festa. E podem ainda aproveitar a brincadeira do casamento na roça para ensaiar os primeiros passos para o altar.

festa de noivado

Cardápio do noivado

O cardápio depende muito do tema da festa escolhido acima. Independente se for um jantar, uma festa ou um churrasco, tenha a certeza que seus convidados ficaram bem alimentados. Procure ajuda de um buffet ou alguém que tenha experiência em festas para fazer bem as contas da quantidade de comida, não é interessante sobrar muito menos faltar comida. Escolha algo que seja de fácil agrado, por exemplo: nem todo mundo gosta de comida japonesa, se sua festa for ser típica japonesa, garanta uns petiscos fora do menu para quem não é grande fã.

SAIBA
COMO ECONOMIZAR NO SEU CASAMENTO
veja mais dicas

Os convites e a data

Se você irá fazer uma festa pequena, não é necessário imprimir convites, que normalmente custam caro. Você pode ligar para as pessoas (o que é hoje algo raro e íntimo em tempos de emails e Whatsapp) e convidar as pessoas para a sua festa. Se você pode gastar um pouquinho mais, faça um convite personalizado e divertido. Nada chique demais, você não quer estragar a expectativa pelo convite de casamento, e normalmente as pessoas jogam fora os convites, então nada de gastar muito com convites de noivado. Algo que seja marcante para o casal e informativo para os convidados basta.

Não existe uma data certa de fazer o noivado. Muitas pessoas gostam de fazer um ano antes do casamento, mas não é uma regra. Principalmente se o seu noivado foi só mais um passo à frente e não há data certa para o casamento ainda. Só garanta avisar aos convidados com antecedência para que eles guardem a data e não marquem outros compromissos. 30 dias antes é uma boa antecedência.

O que vestir

Isso também vai depender muito da temática do seu noivado. A noiva não precisa vestir branco, afinal ainda não é o casamento. Mas nada impede que ela use branco se gostar da cor. O indicado é que o casal se vista com roupas e cores que gostem, que se sintam a vontade independente do estilo. Se for uma festa mais formal, um vestido para ela e uma roupa social para ele sempre caem bem. Se for um churrasco ou pequenique, roupas mais frescas como shorts e bermudas são os ideais. 

A trilha sonora 

Muita gente ignora essa parte pensando: na hora a gente coloca uns cds ou coloca uma playlist da internet. Não é uma boa ideia. Pois o anfitrião terá de ficar toda hora indo até o aparelho de som colocando musica, e uma boa trilha sonora é aquela que não para de tocar durante todo o tempo. O ideal é fazer uma playlist bem longa, para que ela toque durante 3 ou 4 horas sem parar. Escolha músicas mais calmas para o início da festa, bem tranquilas, e elas podem ficar mais animadas e agitadas no fim da festa. Mas cuidado com músicas de balada e muito específicas pois pode desagradar os convidados.

Leia mais: 11 opções originais para a lembrancinha de casamento.

Noivado surpresa

Hoje em dia o momento de pedir em casamento normalmente não é na festa de noivado. O noivo pede a noiva em casamento (ou vice-versa) à sós. Mas ainda há casais à moda antiga que gostam de fazer um noivado surpresa e surpreender sua noiva com um pedido em meio à família e convidados. Gostou da ideia? Confira um vídeo de um noivado surpresa e veja como tudo correu e como planejar o seu:

Dicas do E-konomista:

  • Se você quer gastar pouco com o seu noivado, opte por um menu fácil que vocês possam cozinhar juntos, em casa, sem gastar com buffet e faça os convites por telefone.
  • Sabe aquela amiga que tem uma câmera fotográfica super bacana? Peça a ela que fotografe para vocês. Ter alguém que conhece um pouco mais de fotografia é decisivo para ter boas fotos desse momento. 
  • Se você for fazer o seu noivado em casa,não se esqueça de dar uma atenção especial ao banheiro. Coloque vários rolos de papel higiênico estrategicamente posicionados, e várias toalhas de mãos dobradinhas sobre a pia para que seus convidados tenham conforto ao utilizar. 
  • À noiva: é sempre bom lembrar de fazer as unhas nesse dia! Afinal de contas, todo mundo vai querer olhar o seu anel ou aliança de noivado e terá atenção especial para as suas mãos!
Receba dicas importantes para a sua vida financeira e realize todos os seus sonhos.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Ana Luiza Fernandes é brasileira, natural de Minas Gerais, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e hoje cursa Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, Portugal. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural, Fotografia, Documentário e Assessoria de Imprensa e é apaixonada pela profissão desde criança.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar