Festa de casamento simples no civil

O casal que opta por oficializar a união pode e deve comemorar, mesmo que sem pompa. Confira as dicas de como fazer uma festa de casamento simples no civil.

Festa de casamento simples no civil
É importante comemorar a união, mesmo que de forma simples

O casamento no civil é uma etapa a ser cumprida pelos casais que farão a cerimônia no religioso ou que desejam oficializar a união. Apesar de não ter a mesma pompa do casamento na igreja é um evento a ser comemorado, afinal é uma nova etapa na vida a dois e um compromisso assumido em comum acordo.

A comemoração, porém, pode seguir a mesma linha da cerimônia – ou seja, ser simples e voltada apenas para os mais íntimos. Saiba como fazer uma festa de casamento simples no civil cheia de charme e romance.

Quantas pessoas convidar para a festa de casamento simples no civil

A cerimônia no civil é bem menor que uma cerimonia religiosa, portanto a lista de convidados deve ser o mais enxuta possível. Os noivos devem priorizar os amigos e parentes próximos, sendo que o ideal é não passar de 50 convidados. Mais do que isso tornará a cerimônia mais cara e a festa menos íntima.

Em relação aos padrinhos, cada cartório tem suas próprias regras sobre quantas pessoas podem assinar o livro. Procurar essa informação com antecedência evita constrangimentos, como convidar um número maior de pessoas para serem padrinhos do que realmente podia.

Padrinhos e pais dos noivos devem ser comunicados sobre a data de oficialização pelo menos um mês antes para que possam se organizar. O convite enviado a eles deve ser formal e pode incluir algumas lembrancinhas, como uma caixa de bombons ou cupcakes.

Já o convite para os demais convidados pode ser simples, devendo apenas trazer informações sobre a recepção, como local, data, hora, informações de contato e demais instruções. Vale deixar claro que é uma festa de casamento simples no civil para que ninguém apareça de longo com brilho.

Convite

Onde fazer a festa

A cerimônia no civil pode ser realizada tanto no cartório quanto aonde os noivos desejarem. O que muda é que no segundo caso é necessário pagar a taxa de deslocamento do juiz de paz, responsável pela celebração, e marcar uma data para o casamento.

Se os noivos optarem pela cerimônia fora do cartório o ideal é que ela aconteça no mesmo espaço onde será realizada a festa de casamento simples no civil. Assim os convidados também participam – o que é impossível dentro do cartório, já que o espaço é pequeno – e não precisam se realocar entre dois lugares.

Para economizar, é possível fazer a festa no salão do condomínio, na própria casa ou pedir emprestada a casa de algum amigo ou parente. Mas se quiserem algo mais sofisticado e puderem gastar vale a pena investir no aluguel de uma chácara, em um restaurante ou em uma pousada.

O próprio casal pode decorar o espaço, contando com a ajuda dos pais e padrinhos. Vale investir em fotos do casal, flores, luminárias, lâmpadas de natal, garrafas, fitas de tecido, rolhas de garrafa de vinho e demais detalhes fofos que tornem o ambiente romântico e aconchegante.

Caso opte por um restaurante ou local que conte com serviço de buffet negocie com até um mês de antecedência para conseguir descontos e evitar gastos excessivos. O recomendado é pensar em um gasto de R$ 50 por convidado.

Local de Casamento

O que mais oferecer na festa

Se optarem por um casamento fora do cartório e no mesmo local da festa de casamento simples no civil os noivos podem acrescentar outros toques pessoais, como ler seus votos um ao outro e pedir para um amigo da família dizer algumas palavras sobre o casal. Também é possível pedir ao juiz de paz que leia poemas de amor ou dê algumas recomendações sobre casamento.

A comida, caso o local da festa não conte com buffet, pode ser desde um grande almoço para os convidados. Contratar um serviço de churrasqueiros para não precisar se preocupar com a alimentação é uma boa ideia, assim como oferecer finger foods e comidas fáceis de serem consumidas em pé caso haja poucos lugares para sentar.

O bolo e os doces podem ser feitos pelos noivos e convidados dispostos a ajudar. Um naked cake, combinado a uma mesa com beijinhos, brigadeiros e doces fáceis de fazer em casa, além do espumante para o brinde, dá um toque todo especial à comemoração.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar