7 dicas para organizar uma festa de aniversário simples e barata

Saiba como organizar uma festa de aniversário simples e barata, fazendo você mesmo a decoração e a animação. Veja também como usar a criatividade até no cardápio.

7 dicas para organizar uma festa de aniversário simples e barata
Faça você mesmo uma festa de aniversário simples sem gastar muito dinheiro

ECONOMIZE NOS SERVIÇOS DA SUA CONTA BANCÁRIA saiba como

Organizar uma festa de aniverário simples pode ser mais fácil do que imagina. O mais importante é ter boa disposição e muita criatividade na hora de fazer os preparativos. Seja para adulto ou criança, é sempre possível oferecer uma boa festa, sem gastar muito. Aproveite a moda do "Do it Yourself", "faça você mesmo" em português, para dar asas à imaginação e gastar pouco na decoração.

Se a opção for uma festa com churrasco use uma calculadora para não ter desperdícios

Como organizar uma festa de aniversário simples e criativa

1. Escolha o tema da festa

Esse é o primeiro passo para começar a planejar a festa. Quando se trata de festas infantis, existe uma enorme variedade de opções, mas também há que ter atenção à variedade de preços. No caso das crianças, é importante falar sobre o tema sempre com empolgação para que não haja mudanças de planos depois que já estiver tudo decidido.

Para os adultos é mais fácil, pois às vezes o tema de decoração é apenas baseado em cores ou hobbies. Para quem prefere apostar na sobriedade é possível escolher, por exemplo, uma decoração toda feita em duas cores. Para aqueles que preferem algo mais extravagante, aposte em misturar várias cores, uma festa estilo havaiana, por exemplo, é uma boa ideia.

2. Reduza a lista de convidados

Os adultos, principalmente, acabam por ter uma lista interminável de convidados em que entram os amigos, a família e os colegas de trabalho e isso aumenta as despesas. Quanto mais gente convidar, maior terá de ser o espaço, e mais comida e bebidas terá de oferecer. Então corte a lista só para o essencial. Pense naquelas pessoas que realmente quer que estejam do seu lado para comemorar a data especial.

A lista de convidados das crianças costuma ser bem menor, dependendo da idade. Pergunte ao seu filho quais são os amiguinhos que ele gostaria que fossem à festa, por exemplo os da escola e da vizinhança. Também é preciso estabelecer quantos adultos irão acompanhar a criança, para que não apareça toda a família de cada um deles.

3. Escolha o local

É possível poupar muito dinheiro na escolha do local da festa de aniversário. A primeira coisa a pensar é na previsão metereologica para o dia planejado, pois a sua escolha irá depender, e muito, desse fator.

A opção ideal é fazer uma festa de aniversário simples em casa, seja no quintal, no terraço ou nas áreas comuns do condomínio. A única desvantagem de escolher fazer a festa em casa é que no fim as pessoas vão embora, mas a sujeira fica.

Quando a casa não for uma opção viável, então procure com bastante antecedência algum local destinado para festa e assim, é possível ter desconto no valor do aluguel. Evite lugares muito grandes, porque além do preço ser mais alto, também terá que gastar mais com a decoração.

Como ter um cartão de crédito sem limite: veja as opções do mercado

4. Use a criatividade

Boa disposição e criatividade podem dar uma boa folga no orçamento de uma festa de aniversário simples. Faça você mesmo, ou "Do It Yourself", é a moda que está pegando todo mundo que gosta de por as "mãos na massa". Quando você opta por fazer você mesmo é muito mais fácil que as coisas saiam exatamente como você quer.

FIQUE DE OLHO NAS SUAS FINANÇAS
Encontre a melhor solução de conta bancária com o custo benefício perfeito para as suas finanças. Confira!

Faça você mesmo os convites, a decoração e, dependendo de cada caso, o cardápio. Existem vários sites em que você pode escolher o modelo de convite, personalizar e mandar imprimir com custos, claro. No entanto, também é possível encontrar modelos na Internet e se inspirar para fazer o seu. Depois é só ir à gráfica e imprimir, pois dependendo da quantidade compensa mais do que imprimir em casa.

Quanto à decoração, compre o que tiver de comprar e produza o que conseguir produzir. Imprima fotos divertidas e faça quadros improvisados para usar na decoração. Aposte nos balões e nas fitas decorativas para criar um ambiente festivo.

5. Pense no que vai servir aos convidados

Se quer mesmo fazer uma festa de aniversário simples e barata, não contrate serviço de buffet e garçons. São ótimos para festas com orçamento mais alargado, mas para uma festa simples saem muito caros. Quanto às bebidas, compre tudo com antecedência em distribuidoras ou supermercados grandes. 

Uma boa ideia é fazer uma mesa grande com muitas variedades de petiscos como entrada e lembre-se de se informar sobre pessoas vegetarianas ou alérgicas a algum tipo de comida. Se não puder, ou não quiser cozinhar, pense em encomendar salgados, doces e o bolo. Para isso, o melhor remédio é pesquisar, mesmo entre pessoas conhecidas, quem oferece melhor qualidade e preço.

Para quem opta por servir jantar, uma boa ideia é apostar em pratos simples e que não precisem de muitos acompanhamentos. Por exemplo, se o cardápio é massa italiana, conjugue apenas com salada. Assim é mais fácil para quem faz os pratos, e para os convidados quando vão se servir.

6. Aproveite as lojas de atacado

As lojas de atacado são indispensáveis quando pensar na decoração da festa, sobretudo quando se trata de festa infantil. Nessas lojas é possível comprar quase tudo que você vai precisar para fazer a decoração, bem como o material para a confecção de doces e bolos. Além disso, é possível encontrar conjunto de descartáveis de várias cores e modelos diferentes.

7. Música e animação

A solução para as festas infantis é apelar para as atividades em conjunto, que por si só já são a animação da festa. Organize espaços destinados à diversas brincadeiras, material para pintura e desenho. Se sua veia artística for forte, aposte em teatro e fantoches, dependendo da idade da criança. Contratar animação para festa de aniversário de criança não é uma obrigação, basta ter espaço e incentivar que eles usem a imaginação pois, assim, serão eles próprios a animação da festa.

Para os adultos a solução é ainda mais simples. Faça uma playlist com as músicas que você gosta, junte algumas das mais tocadas nas rádios e tente considerar o gosto musical dos convidados, para além do seu. Ponha o CD a tocar e seja você mesmo o DJ.

Encontre a conta corrente ideal para você. Saiba mais.


Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Poliana Oliveira Poliana Oliveira

Nasceu em Brasília, cresceu em Goiânia e vive há oito anos em Portugal. Formada em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social, em Lisboa. Trabalha na área de Marketing Digital. Adora cães, cinema, dança e viagens.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar