5 ferramentas do Facebook que você precisa conhecer

Conheça as 5 ferramentas do Facebook pouco conhecidas e que podem tornar a rede muito mais atrativa para você.

5 ferramentas do Facebook que você precisa conhecer
Estas 5 ferramentas vão deixar a rede social muito mais interessante.

Quando começou, o perfil do Facebook era só um mural com uma foto de principal e os bons e velhos posts. Pouco a pouco, vieram outras ferramentas do Facebook e mudanças na carinha dessa telinha azul que gostamos tanto. O mural passou a ser linha do tempo, pudemos escolher uma foto para estampar a capa e adicionar fotos de anos anteriores, além de não permitir que aquela foto comprometedora que alguém te marcou fosse postada na sua linha do tempo pra todo mundo ver. Podemos até anunciar a nossa TPM para o mundo por meio de um emoji.

Ferramentas do Facebook que você não sabia que existiam

De lá para cá, muita coisa mudou. E talvez o avanço tenha sido tanto que nós não fomos capazes de acompanhar. Selecionamos uma variedade de ferramentas do Facebook não tão populares, mas muito pertinentes.

1. Acontecimentos

Não é só “no que você está pensando”. Na mesma aba em que você faz uma postagem, existe o botão “acontecimentos”. Ali, você pode anunciar desde uma gravidez até a sua aposentadoria. A ferramenta tem a intenção de que o Facebook seja, para você, como um livro da sua vida, que você vai ver daqui a alguns anos e perceber como mudou.

2. Compartilhar com amigos, exceto...

ferramentasdofacebook


Quando o usuário não quer que alguém veja uma postagem para evitar um desastre ou estragar uma surpresa, basta selecionar a opção de não compartilhar com aquela(s) pessoa(a) específica(s). Ao lado do botão Publicar, você pode acessar as opções de compartilhamento e em “Personalizado”, colocar os nomes das pessoas que você não quer que vejam a publicação. Isso também vale quando você quer compartilhar algo com poucas pessoas ou uma só, em que só vê a postagem quem está selecionado.

3. Adicionar herdeiro

Jamais queremos que isso aconteça, mas depois de muitos casos de famílias que não conseguiam acessar o Facebook de alguém que faleceu, a página resolveu deixar que o usuário defina herdeiros na conta no caso de falecimento. O contato herdeiro pode fixar uma publicação na página do usuário, mas não é permitido que ele publique nada nem que tenha acesso às mensagens inbox.

4. Adicionar um anjo para salvar a sua conta

Essa é uma das ferramentas do Facebook para os casos de invasão ou esquecimento da senha sem possibilidade de recuperação pelo e-mail do usuário. É possível definir um contato de confiança caso você tenha problemas para acessar a sua conta. Pode ser um amigo ou parente que servirá de testemunha caso a conta seja invadida ou a senha tenha sido alterada pelo invasor.

5. Outras mensagens

Abrindo o FB pelo computador é mais fácil visualizar: clicando lá em cima nas mensagens, o botão fica ao lado da caixa de entrada. As mensagens de usuários que não são seus amigos ficam armazenadas ali. No meu caso, eu perdi o passaporte e demorei uma semana para descobrir que havia sido encontrado porque a pessoa me achou no FB e enviou uma mensagem para avisar que encontrou, mas ficou escondida nessa aba.

As novidades...

1. Vídeo no perfil

ferramentasdofacebook


Já há a possibilidade de gravar um vídeo para o perfil, em vez de usar uma foto, mas por enquanto apenas para iOs. O site diz que é um jeito de demonstrar mais aspectos da personalidade e deixar o perfil mais criativo. O vídeo é curto, tem até 3s e a intenção é que se assemelhe a um GIF.

2. Foto de perfil com tempo determinado

Você poderá também alterar o tempo em que exibe determinada foto no perfil. Sabe aquela corrente do dia da criança em que estampamos a imagem do perfil com aquela foto fofa? Antes de publicar, a novidade entre as ferramentas do Facebook é que você poderá definir por quanto tempo a foto ficará lá antes de voltar para a original. Não só nesse caso, mas também em outras correntes promovidas pela rede social.

3. Exibir as fotos preferidas

Quando você entra no perfil de alguém, existe aquela aba das fotos, em que aparecem as últimas postadas ou marcadas. Será possível personalizar e escolher as fotos que mais gosta para aparecerem em primeiro lugar no menu do seu perfil.


Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Gabriela Ventura Gabriela Ventura

Natural de São Paulo, estudante de Publicidade e Propaganda na USP. Não tem hobbies fixos nem rotina, é apaixonada pelo imprevisto. Foi fazer intercâmbio em Lisboa e... estendeu a estadia por tempo indeterminado.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar