Feng Shui no trabalho: oito formas de organizar sua mesa

Organize sua estação de trabalho e aprenda como obter mais resultados e produtividade em seu ambiente corporativo com 5 técnicas de feng shui.

Feng Shui no trabalho: oito formas de organizar sua mesa
Organize-se e aumente sua motivação e produtividade no trabalho.

O Feng Shui é uma técnica chinesa que possui como objetivo a harmonização de ambientes através de energias. Ele tem se tornado muito popular no ocidente já há vários anos e, atualmente, muitas empresas também tomam a inciativa de aplicar suas técnicas no ambiente corporativo com o objetivo de proporcionar um maior bem-estar e, consequentemente, melhor produtividade de seus funcionários.

O que é Feng Shui?

O Feng Shui é uma arte milenar e que faz parte da história do oriente, sendo desenvolvido a mais de 4 mil anos pelos mestres chineses. Foram eles os responsáveis por perceberam que cada área natural, terreno ou edificação possui sua própria frequência energética, a qual é diretamente influenciada pela presença do Ch’i que circula no ambiente. Sendo assim, o conceito do Feng Shui consiste na implementação de técnicas que permitam o equilíbrio destas forças naturais, a fim de proporcionar reações benéficas para a saúde, a boa sorte e a prosperidade.

Como fazer

Antes de mais nada é preciso realizar uma limpeza completa da mesa de trabalho, o que é importante para que se possa ter uma visão clara do espaço disponível a fim de colocar apenas o que é interessante e no lugar correto. A organização prévia serve também para proporcionar uma boa higiene do local, uma vez que a sujeira também acumula energias negativas, tornando evidente uma insatisfação ou descaso com a atividade do trabalho. A limpeza deve incluir quaisquer gavetas, portas e prateleiras que possam existir em sua estação.

MELHORE
O SEU
CV COM 
UM CURSO
SUPERIOR
Comece já!

A posição da mesa é muito importante no ambiente de trabalho, o que pode se tornar uma barreira para algumas pessoas a reorganiza-las, já que é muito comum dentro dos escritórios a distribuição das mesmas sistemas de baias, o que impossibilita mover ou alterar a posição da mesa. Nestes casos a solução pode ser tentar trocar de mesa ou verificar se há a opção de escolha ao chegar na empresa.

O ideal é que a mesa não fique muito próxima à porta de entrada e, preferencialmente, também não esteja voltada de frente para ela, pois a entrada e saída de pessoas no ambiente pode acabar por ser uma distração e fazer cair a produtividade. Para os que sentem algum incômodo ou descontrole por estar virado de costas para a porta, é possível ainda adicionar um pequeno espelho convexo na borda do monitor. Para facilitar a implantação do Feng Shui, vamos dividir a organização da mesa em setores diferentes, cada um responsável por um ideal que compõe a vida profissional.

Feng Shui

 

1. O canto superior esquerdo deve ser o local de prosperidade, ali devem ser agrupados objetos que estejam relacionados a ganhos financeiros, como lista de tarefas e atividades futuras do trabalho. Também podem ser adicionados cristais energéticos, sendo a cor dominante o Roxo ou Lilás.

2. O canto inferior esquerdo será dedicado a sabedoria e nele devem estar objetos dedicados as próximas decisões a serem tomadas na carreira. Materiais de consulta frequente como livros e manuais são adequados ao local, mas caso possua alguma crença também podem ser afixadas imagens relacionadas ou objetos em vidro. A cor dominante será o Azul.

3. Na parte inferior e central devem estar objetos relacionados a carreira e ao estilo de vida. Este é o lugar adequado para objetos que se relacionem à atividades imediatas e que devem ser realizadas com urgência, sendo o melhor lugar para objetos como o teclado do computador e blocos de anotações. A cor predominante deve ser o Preto.

4. Na parte inferior (mas não tão abaixo) direita seve ser o local dedicado a criatividade, onde devem conter objetos que estimulem e fortaleçam a mente e o conhecimento. Podem ser fixados desde pequenos trabalhos artísticos como algum desenho ou objetos utilizados na produção criativa, como lápis e canetas. A cor dominante é o Branco e objetos metálicos também são bem-vindos.

Pratique alguns hábitos saudáveis e aumente a sua motivação no trabalho

5. Neste setor é ressaltado as suas conquistas profissionais. No canto superior esquerdo são dedicados objetos ligados à família e que demonstrem sua gratidão pelos responsáveis por ter chegado onde está. Objetos de madeira e a cor verde tem preferência aqui.

6. A parte central e superior devem ser dedicadas ao seu sucesso na forma de pequenos troféus e diplomas, como símbolos concretos de resultados de seu trabalho e esforço. A cor predominante é o Vermelho e uma boa dica é utilizar objetos pontiagudos e até mesmo algum espelho, de forma fazer com que a energia circule e não fique estagnada.

7. Por último, temos o canto dos relacionamentos que representam as parcerias, localizado no canto superior a direita. Neste local você pode guardar os seus cartões de visita, por exemplo e, a cor predominante é o rosa. 

8. Se você possui um telefone na sua mesa de trabalho ou até mesmo um celular deve colocá-lo no canto inferior direito. Este é o canto dos amigos e também representa os clientes e sua rede de contatos no trabalho (networking).

* Assim como indicado na imagem, o infográfico apresnetado foi criado e divulgado no site UOL Notícias. 

Fale inglês e tenha mais sucesso na sua carreira. Faça um teste e melhore o seu nível.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Heloísa von Ah Heloísa von Ah

Formada em Comunicação em Computação Gráfica e Design de Games, é apaixonada pela profissão que exerce. Uma aficionada por tecnologia, gatos e cinema underground.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar