Feirão de Imóveis para comprar casa própria vale a pena?

O Feirão de imóveis facilita a negociação entre os vendedores e compradores. Saiba como funcionam os feirões e veja as dicas para fazer bom negócio imobiliário.

Feirão de Imóveis para comprar casa própria vale a pena?
Veja como funciona e dicas para aproveitar o Feirão de imóveis

O feirão de imóveis é um evento, promovido principalmente por bancos, em que se reúnem várias construtoras, imobiliárias, seguradoras e outras empresas de venda do setor imobiliário. O objetivo desses feirões é facilitar a compra de imóveis às pessoas interessadas, uma vez que torna-se mais fácil fazer comparações de preços estando num só local. O mais conhecido feirão de imóveis é o Feirão da Caixa, que acontece uma vez por ano.

Como funciona o feirão de imóveis?

A grande vantagem dos feirões é reunir num só local vários agentes de vendas de imóveis. Com a presença de diversas construtoras e imobiliárias fica mais fácil comparar os preços e condições oferecidos por cada um. O objetivo do evento é reunir vendedores e compradores para possibilitar o fechamento de negócios imobiliários.

É preciso destacar que não existem vantagens especiais para quem opta por comprar no feirão de imóveis. Isso quer dizer que, normalmente, as condições de juros, avaliação de crédito, preços e condições de financiamento oferecidos por cada empresa permanecem iguais ao que são praticados habitualmente.

O interessado encontrará várias opções de imóveis novos e usados, com as mais variadas condições de financiamento e diferentes taxas de juros. Por isso, é importante ir com tempo disponível para pesquisar com calma e não tomar decisões precipitadas.

São Paulo Home Show

A imobiliária Remax também promove um feirão de imóveis, o São Paulo Home Show. No entanto, a diferença entre este evento e os demais feirões é que a imobiliária garante oferecer grandes descontos na compra de imóveis usados que, em alguns casos, até são vendidos por preços abaixo do valor de avaliação.

À semelhança do que acontece no feirão de imóveis da Caixa, por exemplo, o evento realizado pela Remax tem por objetivo reunir diversos vendedores e compradores num só local para facilitar a negociação. O evento, por enquanto, só acontece em São Paulo, podendo no futuro acontecer em âmbito nacional.

O São Paulo Home Show conta com a parceria do Banco Itaú, na área de crédito imobiliário - o que permite que a aprovação de crédito seja solicitada no próprio evento. Além do banco, o feirão da Remax também conta com parceiros de outros setores, como Mapfre Consórcios e Seguros e a Vivadecora Decoração.

5 dicas para aproveitar melhor o Feirão de imóveis

1 - Planeje com antecedência

Se comprar um imóvel não estava nos seus planos, não faz sentido visitar um Feirão de imóveis. A compra de uma casa ou apartamento deve ser pensada e planejada, nunca feita por impulso. Portanto, se não tiver feito um planejamento antecipado talvez seja melhor não ir a esse tipo de evento, onde se corre o risco de comprar sem pensar.

2 - Anote as informações

Leve um tablet ou mesmo um bloco de notas e anote todas as informações relativamente ao imóvel, mas também em relação à construtora ou imobiliária que está vendendo. Com esses dados será mais fácil pesquisar sobre os empreendimentos anteriores, o preço do metro quadrado na região de venda, comparar condições e verificar a existência de reclamações de outros clientes.

6 fachadas de sobrados para inspirar a sua reforma

3 - Não compre por impulso

Por mais que pareça um negócio imperdível, convém refletir antes de assinar qualquer contrato. Com calma, em casa, reveja toda a informação recolhida e refaça as suas contas levando em consideração o seu orçamento e só depois tome uma decisão.

4 - Compare preços

A grande vantagem do Feirão de imóveis é ter várias opções num só local e poder comparar preços, condições e juros em cada um delas. Por isso, não aceite a primeira proposta.

5 - Guarde os folhetos

Se for comprar um imóvel novo, uma boa maneira de garantir que no futuro todas as condições oferecidas serão cumpridas é guardando folhetos de propaganda. Informações sobre as características do imóvel, como itens gratuitos e metragem, prazo para entrega e condições de financiamento costumam constar nesses folhetos e poderão servir de prova judicial em caso de descumprimento do que foi acordado.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Poliana Oliveira Poliana Oliveira

Nasceu em Brasília, cresceu em Goiânia e vive há oito anos em Portugal. Formada em Jornalismo pela Escola Superior de Comunicação Social, em Lisboa. Trabalha na área de Marketing Digital. Adora cães, cinema, dança e viagens.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar