Quanto custa fazer uma feijoada para 30 pessoas

Ingredientes, dicas e custos para preparar uma feijoada para 30 pessoas sem erros ou desperdícios

Quanto custa fazer uma feijoada para 30 pessoas
Os ingredientes e os custos de produzir a tradicional receita brasileira

Preparar uma boa feijoada já não é tarefa simples, preparar uma feijoada para 30 pessoas então pode ser um grande desafio, porém, com organização e alguns cálculos é possível tornar a tarefa mais simples e sem chance de erros de quantidade ou desperdício de dinheiro.

Símbolo da gastronomia brasileira, a feijoada é preferência nacional e queridinha dos menus de restaurantes e buffets em geral. Completa, vegana, com acompanhamentos variados, com caipirinha ou cerveja, cada feijoada é única e pode sempre surpreender e agradar convidados em qualquer tipo de recepção ou comemoração.

Como preparar uma feijoada para 30 pessoas

Com uma lista de ingredientes e o cálculo exato de quantidade é possível prever os custos de preparar uma feijoada para 30 pessoas. O cálculo base é de 50g de feijão e 300g de cada carne por pessoa, com quantidade dos demais ingredientes pouco mais livres mas também proporcional.

É interessante incrementar a receita sempre com seu toque especial nem que seja em acompanhamentos ou forma de servir, mas a receita é básica e, portanto, para servir uma feijoada para 30 pessoas essa é a receita.

Como fazer feijoada


Ingredientes

  • 1,5kg de feijão preto 
  • 2kg de lombo de porco 
  • 2kg de costelinha suína (fresca ou salgada) 
  • 1,5kg de carne seca 
  • 300g de toucinho defumado 
  • 1 kg de lingüiça fresca 
  • 500g de lingüiça calabresa 
  • 500g de paio 
  • 8 colheres (sopa) de óleo 
  • 8 dentes de alho picado 
  • 2 cebolas grandes picadas 
  • 6 folhas de louro 
  • Sal 

Preparo

Deixar o feijão preto de molho na água por um dia antes de realizar o preparo. No dia seguinte coloque o feijão preto, as linguiças e o toucinho defumado, cortados, para cozinhar numa panela de pressão por cerca de 30 minutos após iniciar a pressão . Ferva um pouco as demais carnes e em seguida cozinhe sem água e com temperos. Refogue em óleo a cebola, o alho, o louro e demais temperos, em seguida adicione toda mistura do feijão que estava na panela de pressão e as carnes. Deixe ferver até que o caldo engrosse e adicione sal a gosto.

Estimando o custo de cada ingrediente e o valor proporcional a quantidade utilizada na receita de feijoada para 30 pessoas, chegamos a conclusão que essa receita - somando acompanhamentos básicos porém sem somar bebidas - custará em média ao todo R$180,00.

Acompanhamentos

Os principais acompanhamentos recomendados em termos de comida são: arroz, couve, farofa, molho com tomate picado, cebola, pimenta e salsinha.

LINSTUBE / SHOW DE CHURRASCO: Como preparar dois cortes de Picanha


Para beber é comum que para acompanhar uma feijoada tenhamos cerveja gelada oi a também tradicional caipirinha de cachaça, mas especialistas afirmam que vinhos também harmonizam muito bem com o prato. Por ser uma comida gordurosa o indicado no caso são vinhos tintos, mais ácidos, como o Tannat e o Cabernet Sauvignon.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Tabata Franco Tabata Franco

Paulistana, formada em Comunicação e Multimeios e em Produção de Áudio e Vídeo. Transita por produções e projetos nas áreas de cinema/vídeo, fotografia, redação e artes em geral. Comunicativa, ama a palavra, se encanta pelas linguagens.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar