6 exercícios que as pessoas fazem de forma completamente errada

Se fizer os exercícios da maneira errada, o projeto verão pode ir por água abaixo. Aprenda aqui os principais exercícios e como fazer direito, sem prejudicar o seu corpo.

6 exercícios que as pessoas fazem de forma completamente errada
Seja em casa ou na academia, tenha atenção ao fazer esses exercícios

O projeto verão está na reta final e muita gente ainda não viu muito os resultados do treino. Ter pego pesado demais ou não ter sido muito assíduo na ida aos treinos podem ser os motivos disso. Mas se o treino está equilibrado e mesmo assim os resultados demoram a aparecer, o motivo pode ser fazer os exercícios de forma errada.

Projeto verão: mode on

Aqui vão algumas dicas de exercícios para fortalecer os glúteos, o tríceps e o abdome que as pessoas mais fazem errado na academia por falta de instruções. E se você optou pelo intensivão de projeto verão e quer começar agora, aprenda os principais exercícios que você pode fazer em casa e economize nas idas à academia.

1. Agachamento

O queridinho para fortalecer a musculatura dos glúteos é um dos exercícios feitos de maneira errada. Preste atenção ao alinhamento dos seus joelhos e pés. Se, quando você agachar não conseguir enxergar a ponta do seu pé, é porque está fazendo o exercício de forma errada e sobrecarregando as costas ao invés de fortalecer o bumbum. Isso também pode gerar lesões no joelho e na coluna torácica e lombar.

fazerexercicioserrados


Como fazer direito: o ideal é empinar o bumbum o máximo que conseguir, para garantir que a força empregada não vai para o joelho nem para as costas e fortalecer só o que te interessa.

2. Abdominal

Não vale facilitar. Se você não consegue manter o ritmo e encosta o queixo no peito, está trapaceando. A trapaça só causa dores futuras na sua coluna cervical... e o pior: não está estimulando a musculatura do abdome.

fazerexercicioserrados


Como fazer direito: uma dica infalível é imaginar uma bola entre o seu tórax e o seu queixo e o objetivo é não deixá-la cair nem espremê-la. Os músculos abdominais não podem estar relaxados. Contraia-os para não sobrecarregar a coluna e não fazer o exercício de forma errada.

3. Afundo

Também para fortalecer a musculatura glútea, o afundo é um exercício que muitas pessoas fazem de maneira errada. Para garantir a conclusão com sucesso do seu projeto verão e ver os resultados disso é preciso segurar um haltere em cada mão, em pé. A dica a seguir, lembre-se, também vale para o agachamento – os seus joelhos não podem ultrapassar a ponta do pé quando estiverem flexionados e você não pode sentir que está forçando muito a perna da frente.

fazerexercicioserrados


Como fazer certo: com os pesos nas mãos apoiadas na cintura, agache e deixe os joelhos semiflexionados. Coloque uma perna à frente e mantenha a coluna reta. A perna de trás deve descer quase até o chão. Mas para não ficar com um bumbum penso, faça o exercício alternando os lados.

4. Prancha lateral

É como se fosse uma flexão com uma mão só, que serve para definir o abdome. Muitas pessoas voltam o corpo para baixo enquanto fazem o exercício e o esforço não surte resultado nenhum além de sobrecarregar os braços e a coluna.

fazerexercicioserrados


Como fazer direito: com as pernas um pouco flexionadas e deitada de lado com o braço estendido, mantenha a coluna reta e não empine o bumbum. Com a outra mão no lado da cintura que aponta para o teto, contraia o abdome e concentre toda a força nele, permanecendo nessa posição por alguns segundos até trocar o lado.

5. Elevação com halteres

É um exercício indicado para fortalecer a musculatura do ombro e destacar a chamada “saboneteira”, feito com o levantamento lateral de um haltere em cada mão, em pé e simultaneamente. O errado é ultrapassar a linha dos ombros enquanto sobe os braços, pois pode haver muito mais tensão entre os ossos e aumentar a possibilidade de lesões.

fazerexercicioserrados


Como fazer certo: Pode aproximar um pouquinho os braços no sentido diagonal e com as palmas das mãos viradas para baixo para não forçar tanto o atrito entre os ossos.

6. Tríceps coice

Sabe quando você dá tchau e aquela banhinha balança? O tríceps coice é o exercício que vai te ajudar a dar adeus à flacidez do músculo do tchau. Quem o faz errado costuma arquear a coluna para a frente – e o braço vai junto sem que o exercício faça efeito nenhum.

fazerexercicioserrados


Como fazer direito: com um haltere em cada mão, apoie o joelho esquerdo numa cadeira e mantenha a outra perna semiflexionada até que os joelhos estejam alinhados e segure o encosto da cadeira. Deixe a coluna paralela ao chão e o outro braço estendido, e mova o halter para trás e para frente com os cotovelos apontando o teto. Tchau!


Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Gabriela Ventura Gabriela Ventura

Natural de São Paulo, estudante de Publicidade e Propaganda na USP. Não tem hobbies fixos nem rotina, é apaixonada pelo imprevisto. Foi fazer intercâmbio em Lisboa e... estendeu a estadia por tempo indeterminado.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar