Fast food saudável? Dez receitas para experimentar

Alternativas saborosas e nutritivas, conheça 10 receitas de fast food saudável, uma nova tendência para adeptos da boa forma e dos cuidados com a saúde.

Fast food saudável? Dez receitas para experimentar
Conheça algumas receitas simples e práticas

Não somente durante dietas ou restrições alimentares, optar pelo fast food saudável vem se mostrando uma opção cada vez com mais adeptos, seja por seu sabor, propriedades nutricionais ou ambos. Conheça receitas rápidas, saborosas e muito funcionais para manter esse estilo de vida em seu dia-a-dia.

Receitas de fast food saudável

Como uma alternativa para saciar o desejo por comidas rápidas como bolinhos, lanchinhos, massas e deliciosas frituras, muitas pessoas recorrem à receitas de fast food saudáveis, as quais ainda assim mantém o aspecto e o sabor das opções com um maior número de calorias. Veja alguns exemplos que o portal Panelaria sugere para suprir a vontade de petiscos e comer aquelas “besteiras” de vez em quando.

1. Bolinho de Merluza

Como uma proposta de petisco light, o bolinho de Merluza procura propor um paladar mais refinado para quem está com aquela vontade de um lanchinho crocante entre refeições. Para prepará-lo serão necessários 3 filés de merluza; 2 batatas médias; 1 tablete de caldo de legumes; 3 colheres de sopa de salsinha; sal, pimenta e azeite a gosto.

Prepare-os grelhando os filés temperados, desfiando a carne em seguida. Cozinhe também as batatas em água fervente também com o caldo de legumes e amasse-as; a seguir, reúna a batata com o peixe e os demais ingredientes, formando os bolinhos e colocando-os sobre uma assadeira antiaderente e levando ao forno, virando assim que a primeira face estiver dourada. Para mais dicas, acesse a receita no site.

2. Pizza do Desespero

Sob este título bem humorado, a pizza do desespero tem exatamente essa definição, sendo uma saída saudável para quem não quer abrir mão do aspecto de pizza. Para fazer essa versão light será utilizado um disco de wrap como massa, adicionando então os seguintes ingredientes: rodelas de tomate super maduro e rúcula rasgada, ambos temperados com azeite, ervas, sal e pimenta; por cima, acresça também peito de peru, ricota, parmesão light, orégano e finalize com algumas azeitonas.

Coloque o disco em uma frigideira, tampe-a e aguarde 5 minutos. Está pronta! Para quem não quer escapar dieta, essa é a opção ideal. Mais detalhes no site.

3. Bolinho de Atum Assado

Mais uma alternativa em petiscos, o bolinho de atum assado é uma receita simples e rápida de se fazer. Para isso, tenha em mãos 2 batatas médias cozidas, uma lata de atum, meia cebola, um dente de alho, uma colher de sopa de azeite, ervas de sua preferência, sal e pimenta do reino.

Esprema a batata e reúna-a com os demais ingredientes, escorrendo bem o atum para que não fique muito oleoso. Passe azeite nas mãos, enrole os bolinhos e então leve-os ao forno em uma assadeira até o momento onde a parte em contato com a superfície formar uma casquinha. Vire e deixe dourar também do outro lado. Veja mais dicas e detalhes no site.

4. Filé de Saint Peter

Com uma casquinha crocante que contribui para manter o peixe molhadinho por dentro, o filé de Saint Peter (tilápia) pode ser um excelente aperitivo ou ainda integrar as principais refeições. Para começar, tempere seu peixe com cerca de 2 horas de antecedência, utilizando os temperos que mais lhe agradam. Em seguida, passe para o preparo da crosta da carne, sendo necessárias uma xícara de torrada processada e moída (pode ser também pão francês amanhecido e esfarelado), meia colher de café de sal e quatro colheres de sopa de azeite. Para aromatizá-la, utilize um terço de xícara de cheiro verde, uma colher de sopa de alho granulado e raspas de um limão.

A seguir, cubra o filé de tilápia com o preparado de “farofinha”, pressionando-o com as mãos. Coloque a carne sobre uma assadeira untada com azeite e leve ao forno baixo (cerca de 180 graus), desligando assim que a casquinha dourar. Mais detalhes podem ser consultados no site.

5. Crepioca

Ideal para quem quer ter a proposta de lanchinho, mas manter a boa forma, a crepioca pode ser feita de maneira muito simples. Para isso basta misturar um ovo, duas colheres de sopa de parmesão ralado, duas colheres de sopa de goma para tapioca, uma colher de sopa de salsinha, sal e tempero a gosto. Como modo de preparo, misture tudo batendo os ingredientes com um garfo, fazendo então uma panqueca em frigideira antiaderente.

O alimento puro é bastante saboroso, mas ainda é possível recheá-la como preferir. Mais informações sobre a receita podem ser encontradas diretamente no site.

6. Sanduíche Natural de Frango

Quando falamos em fast food saudável não poderia faltar o bom sanduíche natural. Levando recheio de frango, para esta receita vamos precisar de uma xícara de peito de frango cozinho e desfiado, uma cenoura pequena ralada, duas colheres de sopa de salsinha picada, uma colher de chá de tempero completo, uma colher de sopa de mostarda, três colheres de sopa de maionese, folhas de rúcula ou alface, pão de forma (preferencialmente integral ou light).

A seguir, misture todos os ingredientes - exceto as folhas -, depositando o conteúdo sobre uma fatia de pão. Acrescente as folhas e feche o sanduíche. Para mais informações e vídeo explicativo, clique aqui.

7. Barrinhas Energéticas

Como uma maneira de adoçar o paladar sem abusar das calorias, as barrinhas energéticas são uma excelente opção. Para essa receita serão necessários apenas três ingredientes, sendo eles uma xícara de tâmaras sem caroço (pode substituir por ameixas pretas ou damasco), uma xícara de castanha de sua preferência, uma xícara de frutas secas.

Bata os ingredientes em um processador por cerca de 30 segundos, soltando-os das lâminas e batendo novamente por mais um minuto até que se forme uma bolinha. Estique a massa que se formar e corte-a em quadradinhos. Mais dicas clicando aqui.

8. Pizza com massa de couve flor

Também entre boas propostas pra uma fast food saudável, esta receita de baixo carboidrato é bastante simples de se fazer. Primeiro, pique um terço apenas da flor da couve-flor bem picadinha; em seguida, leve esse farelo puro ao micro-ondas durante cerca de 3 minutos (cuidado para não passar do ponto) para que amoleça.

Espere o conteúdo esfriar e misture uma xícara de queijo mussarela ralado e um ovo. Tempere a massa da maneira que preferir (pode utilizar alho amassado, sal e orégano como sugestão). Unte então uma assadeira e modele de um a dois discos, levando ao forno para assar durante cerca de 10 minutos a 230 graus. Por fim, adicione o recheio de sua preferência e saboreie. Mais dicas e a receita original (em inglês), clique aqui.

9. Rolinhos Vietnamitas

Com receita para duas pessoas, esse lanchinho é bastante versátil e bastante saboroso. Para prepará-lo serão necessárias 4 folhas de papel de arroz, uma cenoura pequena ralada fininha, um pepino japonês ralado fino, meia manga cortada em tiras finas, uma lata de atum e quatro colheres de sopa de creme de ricota ou cream cheese.

A seguir, mergulhe o papel de arroz em água por alguns segundos; escorra-o e coloque o papel sobre uma superfície. Sobre o papel, espalhe uma colher de sopa de creme de ricota, junte os demais ingredientes, enrole o como um charutinho e corte-o na horizontal. Sirva acompanhado com shoyu e gengibre ralado. Mais ideias e ilustrações no site.

10. Sanduíche no Potinho

Além dos clássicos lanches naturais, o sanduíche no potinho também é uma excelente opção de fast food saudável. Para preparar essa receita, utilize uma lata de atum, um tomate picado e sem semente, um quarto de cebola picada, cheiro verde, sal, pimenta do reino e quatro colheres de sopa de creme de ricota (ou requeijão).

Para montar o lanchinho, unte dois ramequins com azeite, intercalando o recheio entre duas fatias de pão de forma integral, levando ao forno até dourar o queijo. Mais detalhes podem ser conferidos no site.

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Heloísa von Ah Heloísa von Ah

Formada em Comunicação em Computação Gráfica e Design de Games, é apaixonada pela profissão que exerce. Uma aficionada por tecnologia, gatos e cinema underground.

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