Como driblar a falta de concentração e focar no trabalho

Através de hábitos simples e cotidianos, como driblar a falta de concentração no ambiente de trabalho, otimizar as tarefas e aumentar a produtividade.

Como driblar a falta de concentração e focar no trabalho
Dicas para fugir das distrações do dia a dia

A falta de concentração nos ambientes de trabalho é cada vez mais recorrente. Desde as redes sociais e smartphones – os grandes vilões da concentração – a sons, problemas pessoais, grande número de atividades a se realizar no trabalho, tudo e cada dia mais são as possibilidades de desconcentração na execução de tarefas.

É nítida a diferença de produtividade de um profissional focado em suas tarefas e outro com maior dificuldade de concentração. Listamos, portanto, algumas das principais atitudes a se tomar para minimizar os níveis de desconcentração e elevar os de produção no trabalho.

Evitando a falta de concentração

Agindo de acordo com as atitudes a seguir as chances de haver falta de concentração nas atividades profissionais pode ser bastante reduzida.

Manter o foco

Centralizar seus pensamentos nas atividades que devem ser realizadas é imprescindível. A falta de concentração está diretamente ligada a possibilidade de divagação em quaisquer outras questões pessoais que gerem sentimentos como angustia, raiva, estresse ou preocupação.

Ainda que em muitos casos não seja tarefa nada fácil, separar mentalmente as questões pessoais das profissionais é não só uma ação em prol da melhoria da produtividade quanto de controle e equilíbrio emocional.

MELHORE
O SEU
CV COM 
UM CURSO
SUPERIOR
Comece já!

Fazer uma coisa de cada vez

Profissionais que tendem a solucionar mais de um problema por vez no ambiente de trabalho, como por exemplo, atender telefone, escrever e verificar dados para um relatório ao mesmo tempo – tende a se concentrar menos em todas as atividades que realiza e ser menos assertivo. Ainda que as distrações partam do próprio trabalho e não das tecnologias portáteis, redes sociais e afins, os vários focos reduzem a velocidade em que as atividades são realizadas, justamente por exigirem maior concentração, e acabam por prejudicar a execução correta e velocidade de resolução das mesmas.

Se motivar

Sem dúvida uma das principais causas de falta de concentração é a desmotivação. Tanto pela falta de algum recurso ou condição no local de trabalho, como por reconhecimento ou a necessidade de execução de atividades que não gosta ou se interessa, realmente são prejudiciais a concentração e produtividade dos profissionais.

A organização mental do tipo de atividade que mais agrada realizar a fim de solucionar primeiro as atividades menos agradáveis (pela manhã estamos mais dispostos e concentrados) pode facilitar a questão da motivação, bem como a transmissão desse sentimento de insatisfação a gerência ou setores competentes que possam colaborar para melhoria das condições no emprego.

As piores causas de distração no trabalho

Ser organizado

Mesa, documentos ou até mesmo planilhas desorganizadas não só atrasam todo processo de trabalho a medida que impede que objetos e/ou dados importantes sejam facilmente encontrados, como aumenta a falta de concentração nas atividades realizadas.

Manter a mesa sempre limpa e com o mínimo de objetos possíveis acima dela bem como a distribuição de objetos, documentos ou dados em setores/pastas/gavetas específico ou fazer um check list de tarefas a se realizar, por exemplo, aumentam também a produtividade.

Descansar

Inúmeros são os fatores que podem dificultar a falta de concentração dos profissionais no trabalho e, em muitos casos, a mais rápida e eficaz ação é a de relaxar. Levantar, tomar um copo de água, ir à janela observar a rua por alguns instantes ou mesmo se espreguiçar em uma poltrona de descanso mais confortável.

Dormir bem e suficientemente é também indispensável para que o corpo esteja bem e em condições de realizar satisfatoriamente as tarefas designadas para o dia. O cuidado com uma boa noite de sono, pequenas pausas para relaxar durante o dia e o pensamento positivo são atitudes importantes para a produtividade no ambiente de trabalho.

Fale inglês e tenha mais sucesso na sua carreira. Faça um teste e melhore o seu nível.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Tabata Franco Tabata Franco

Paulistana, formada em Comunicação e Multimeios e em Produção de Áudio e Vídeo. Transita por produções e projetos nas áreas de cinema/vídeo, fotografia, redação e artes em geral. Comunicativa, ama a palavra, se encanta pelas linguagens.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar