As 10 melhores faculdades públicas do Brasil

Conheça as dez melhores faculdades públicas do Brasil e veja quais as melhores opções para ingressar no mercado de trabalho com reconhecimento.

As 10 melhores faculdades públicas do Brasil
Conheça as melhores opções para ingressar com reconhecimento no mercado de trabalho

Ainda que a localização e o acesso à determinadas faculdades públicas seja fator determinante para alguns candidatos prestes a prestar vestibular, avaliar a reputação dos cursos e o reconhecimento que a instituição é capaz de fornecer ao formando é de extrema importância ao optar por seguir uma carreira acadêmica ou ingressar no mercado de trabalho com melhores salários e chances de contratação.

De acordo com o ranking mundial divulgado pela Center for World University Rankings (CWUR) e avaliações realizadas pelo Ministério da Educação (MEC), veja quais são as melhores opções de faculdades públicas no Brasil.

As 10 melhores faculdades particulares do Brasil

As 10 melhores faculdades públicas do Brasil

Todas as faculdades públicas citadas a seguir foram classificadas com a máxima recomendação do MEC, apresentando a faixa 5 do IGC (índice geral de cursos) e obtendo também a excelência em determinadas graduações oferecidas. Veja o resultado.

1. USP

A primeira do país e 132º melhor do mundo, a USP encabeça o ranking. Com durações de quatro a seis anos, a universidade oferece cursos em todas as áreas de conhecimento, totalizando mais de 90 títulos de graduação. Também a nível mundial, a USP obtém destaque em oito áreas, sendo elas: odontologia, agricultura e silvicultura, arquitetura, artes e design, ciências veterinárias, filosofia, farmácia e farmacologia e engenharia civil e estrutural.

2. UFRJ

Em segundo lugar entre as melhores faculdades públicas do Brasil, a UFRJ também obteve a 322ª posição entre as melhores do mundo. Atualmente, oferece entre suas graduações cerca de 139 cursos, divididos em 29 unidades acadêmicas distribuídas em dois campi.

A instituição obtém destaques nos seguinte cursos: administração, biomedicina, ciência da computação, nutrição, química, engenharia civil, engenharia elétrica, entre outros.

3. Unicamp

Com 24 unidades de ensino e pesquisa, divididas em dez institutos e catorze faculdades, a Unicamp atinge o terceiro lugar do ranking nacional, sendo sua posição mundial a número 404.

Entre seus cursos de maior destaque e repercussão estão as graduações em odontologia, engenharia agrícola e engenharia elétrica.

REALIZE O SONHO DO ENSINO SUPERIOR saiba mais

4. UFMG

Conquistando o quarto lugar em território nacional e o 526º no mundo, a UFMG oferece 18 cursos de graduação em Ciências Sociais Aplicadas, 12 em Saúde, 7 em Linguística, Letras e Artes, 10 em Humanas, 10 em Exatas e da Terra, 14 em Engenharias, Ciências Biológicas e outras 4 graduações agrárias.

Entre os cursos disponíveis, os mais bem avaliados estão em Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Farmácia, Psicologia, Arquitetura e Urbanismo, Direito, Fisioterapia, entre outros.

5. UFRGS

Segmentados em oito faculdades (Artes; Ciências Biológicas, Naturais e Agrárias; Comunicação e Informação; Economia, Gestão e Negócios; Engenharia e Arquitetura; Exatas e Tecnológicas; Humanas e Sociais; e Saúde), a UFRGS conta com mais de 40 cursos de graduação, muito bem representados no quinto lugar do ranking nacional e em 583º a nível mundial.

Entre os cursos ofertados, as avaliações máximas de acordo com o MEC ficaram para a formação em Administração, Design, Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Internacionais.

6. Unifesp

Distribuída em seis unidades pelo Estado de São Paulo, a Unifesp conta com mais de 40 cursos de graduação, os quais mereceram o sexto lugar entre as melhores universidades públicas do país e a 589ª melhor do mundo.

Entre os destaques estão os cursos de Educação Física, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Nutrição e Farmácia.

7. Unesp

Também presente no Estado de São Paulo, a Unesp ocupa o sétimo lugar no país e o 664º no mundo, oferecendo mais de 100 habilitações em graduação, divididas entre as faculdades de Exatas, Humanas e Biológicas.

Com premiação pela editora Abril e nota máxima pelo MEC estão os cursos de Engenharia Elétrica, Geografia, Odontologia, Medicina Veterinária, Pedagogia, Ciências Biológicas, entre outros.

Veja quais são os cursos que estão em alta mesmo com a crise

8. UERJ

Em oitavo lugar entre as melhores do Brasil e 826º do mundo, na UERJ é possível encontrar 32 cursos de graduação, oferecidos por 31 unidades acadêmicas no Estado do Rio de Janeiro.

Entre seus cursos em destaque, podemos citar a graduação em Design, Engenharia Química, Letras, História, Filosofia, entre outros.

9. UFF

A Federal Fluminense também aparece no ranking entre as faculdades públicas com melhor desempenho no país. Ocupando o nono lugar a nível nacional e o 915º entre as melhores do mundo, a UFF oferece mais de 50 títulos em graduação, sendo 10 deles detentores da nota máxima concedida pelo MEC.

Entre os cursos considerados com excelência estão: Biomedicina, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Enfermagem, Engenharia de Produção, Estudos de Mídia, Geografia, História, Matemática e Turismo.

10. UFSC

Finalizando as dez melhores do país, a UFSC entra no ranking também em 918º entre as melhores do mundo. A Federal de Santa Catarina oferece, entre suas 11 faculdades (Ciências Agrárias, Biológicas, Educação, Saúde, Física e Matemática, Jurídica, Comunicação e Expressão, Desportos, Filosofia e Ciências Humanas, Sócio Econômico e Tecnológicos), mais de 60 cursos de graduação, sendo os de maior destaque os títulos em Letras, Administração, Ciências Biológicas, Direito, Educação Física, Jornalismo, Nutrição, Odontologia, entre outros.

Saiba como fazer uma faculdade de qualidade com baixas mensalidades!
 

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Heloísa von Ah Heloísa von Ah

Formada em Comunicação em Computação Gráfica e Design de Games, é apaixonada pela profissão que exerce. Uma aficionada por tecnologia, gatos e cinema underground.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar