As 10 faculdades menos concorridas do Brasil

Conheça as 10 faculdades menos concorridas do Brasil, apresentando menos de 2 candidatos por vaga, e o grau de dificuldade que tais áreas exigem de seus alunos.

As 10 faculdades menos concorridas do Brasil
Conheça as faculdades menos concorridas, com até 2 candidatos por vaga.

Diante do sonho de ingressar em uma faculdade pública ou privada com renome e um certo grau de seletividade, muitos candidatos optam pelas faculdades menos concorridas e, por vezes, se esquecem da complexidade de tal área ou abrem mão de suas vocações. Conheça os 10 cursos com menos de 2 candidatos por vaga.

Os 10 vestibulares mais difíceis do Brasil

As faculdades menos concorridas do Brasil

Ainda que ingressar em uma instituição particular seja mais fácil, algumas das faculdades menos concorridas são públicas. Como exemplo, temos o curso de Ciências da Informação e da Documentação, pela USP de Ribeirão Preto que, no último resultado da Fuvest apresentou 1,28 candidato inscrito por vaga oferecida.

Com base nesses dados, veja quais são os cursos – entre públicas e privadas – menos concorridos do país.

1. Engenharia da Aquicultura

O Engenheiro de Aquicultura trabalha para a produção eficiente de alimentos e derivados de origem aquática, como peixes, crustáceos, moluscos e plantas. Sua atuação vai desde a produção de alevinos (embrião de peixe), a engorda e o processamento até a comercialização do produto. É ele quem projeta, executa e supervisiona a criação desses animais em cativeiro, além de acompanhar o processo de conservação dos produtos. Atualmente, o curso é oferecido principalmente pelas federais UFSC e UFPR e contabiliza a média de 0,38 candidato por vaga.

2. Ciências Exatas

O curso de Ciências Exatas ocupa o segundo lugar entre as faculdades menos concorridas do Brasil, com 0,90 candidato por vaga. O graduado nesta faculdade sai com habilitação integrada em Física, Matemática e Química. As práticas pedagógicas desenvolvidas no Curso estimulam nos alunos o desenvolvimento de habilidades como a produção de equipamentos, o uso de recursos computacionais e audiovisuais no ensino, entre outras.

3. Biblioteconomia

O profissional de biblioteconomia pode ser definido como o profissional que faz a ponte entre o conhecimento armazenado em livros, DVDs, CDs, revistas, entre outros, e a sociedade, a qual precisa e quer consumir este conhecimento. Trabalha em bibliotecas públicas, escolares ou particulares, centros de documentação, arquivos, museus, centros culturais e de memória, hemerotecas, editoras, empresas de comunicação, provedores de internet, ONGs, clubes e associações. Em relação candidato vaga, biblioteconomia apresenta apenas um ponto.

4. Arquivologia

Também apresentando apenas um candidato por vaga, o curso de Arquivologia forma o profissional responsável por identificar, organizar, avaliar, preservar e restaurar documentos. Entre suas ferramentas se trabalho incluem-se textos, imagens ou dados, registrados em papel, fotografia, filme, microfilme, mídia digital ou, ainda, banco de dados on-line.

No geral, atua em equipes multiprofissionais ou interage com outros profissionais, como administradores e analistas de sistemas, por exemplo.

5. Geografia

O graduado em Geografia estuda a Terra e sua ocupação pelo homem. Em seu campo e interesses, o graduado abrange muito além da geografia física, analisando também pontos de como as populações se relacionam com o ambiente e ocupam espaços rurais e sociais. Com dados captados por satélites, é capaz de confeccionar e interpretar mapas. O licenciado também atua nos ensinos Fundamental e Médio. No quesito concorrência, são inscritos 1,1 candidatos por vaga oferecida.

REALIZE O SONHO DO ENSINO SUPERIOR saiba mais

6. Processos Gerenciais

O antigo curso de Gestão e Marketing de Pequenas e Médias Empresas também está entre as faculdades menos concorridas do Brasil. O curso possui uma média de 1,2 candidatos por vaga oferecida e também é oferecido em formato de cursos tecnólogos, o qual possibilita ao candidato se especializar na área que o curso levava antigamente.

O bacharel, por sua vez, possui uma visão ampla do negócio e é um profissional fundamental para desenhar a sua estratégia, gerenciar as ações de marketing, as atividades de logística e as vendas.

7. Física

Entre os 4 últimos lugares com as faculdades menos concorridas do Brasil temos o curso de física, contabilizando 1,5 candidatos por vaga. Podendo se especializar em áreas como a acústica, astrofísica e física nuclear, o bacharel em Física também aplica as leis do mundo físico tanto na pesquisa pura quanto na solução de questões práticas e cotidianas. Já o formado em licenciatura tem apenas a habilitação para o ensino, médio e fundamental.

As melhores faculdades para ganhar dinheiro

8. Engenharia Industrial Madeireira

Responsável pelo processo industrial de transformação da madeira, de seu corte e armazenamento à fabricação de produtos, o Engenheiro Industrial Madeireiro planeja e executa projetos industriais, desenvolve equipamentos e cuida de sua manutenção. Este é um curso que também possui 1,5 candidatos disputando a vaga para ingressar na faculdade, havendo também a oferta da modalidade em tecnólogo.

9. Matemática

Um dos caminhos mais comuns para o profissional formado em Matemática é seguir a carreira acadêmica. No entanto, os que optam por traçar outros rumos podem atuar em setores da economia, medicina, seguros, engenharia, informática e finanças. Além destes, o matemático pode ser muito requisitado também na indústria. Atualmente, em média, para ingressar em uma faculdade nesta área a concorrência também fica em 1,5 aluno por vaga.

10. Meteorologia

Por fim, também com índice de candidato vaga de 1,5, o curso de meteorologia está entre as faculdades menos concorridas do Brasil. A Meteorologia é a ciência que estuda a atmosfera da Terra, as causas das variações climáticas e os fenômenos naturais. Sendo assim, o profissional de Meteorologia pode aplicar seus conhecimentos nas áreas como agricultura, geologia e também em estudos sobre o impacto ambiental e turismo.

Saiba como fazer uma faculdade de qualidade com baixas mensalidades!
 

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Heloísa von Ah Heloísa von Ah

Formada em Comunicação em Computação Gráfica e Design de Games, é apaixonada pela profissão que exerce. Uma aficionada por tecnologia, gatos e cinema underground.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar