Fazer faculdade pública ou particular?

Está em dúvida se irá optar por uma faculdade púbica ou particular ? Veja as vantagens e desvantagens de cada uma delas e como optar pela melhor.

Fazer faculdade pública ou particular?
Conheça os prós e contras de cada uma

Para quem deseja ingressar em uma faculdade pública ou particular no próximo ano e ainda não resolveu o curso ou a instituição, separamos alguns pontos positivos e negativos de se estudar em faculdades públicas e particulares, assim, o estudante poderá avaliar as vantagens e desvantagens antes de tomar uma decisão. Saiba como optar por uma faculdade pública ou particular.

Como decidir por uma faculdade pública ou particular

Conheça os prós e contras da faculdade pública ou particular e quais são as vantagens para os alunos que optarem por uma ou outra:

Pontos positivos da faculdade pública

Uma das principais vantagens de se estudar em uma faculdade pública é que ela não tem custo de mensalidade. Outro fator é que normalmente os professores possuem ótimos currículos e as especializações, mestrados e doutorados costumam ser referencias, além de serem instituições com onde valorização no mercado de trabalho. Fora isso, a carga horária de aula é maior e são maiores as chances de bons estágios.

Pontos negativos da faculdade pública

O lado ruim é que, normalmente, a concorrência para uma das vagas é alta, o que dificulta o acesso de muita gente. Por depender de dinheiro público, muitas delas têm a infraestrutura defasada, além da grade curricular desatualizada. Outro ponto negativo são as inúmeras greves ao longo do ano.

Pontos positivos da faculdade particular

O principal benefício para quem quer ingressas em uma faculdade particular é que o acesso ao curso rápido, pois existem muitas vagas e poucos candidatos. Muitas dessas instituições têm o corpo docente formado por professores de instituições públicas renomadas.

Além disso, as faculdades particulares têm melhor infraestrutura e acomodações do que a pública, uma vez que depende do valor da mensalidade para sua sobrevivência. Fora isso, a grade curricular costuma ser mais atualizada. Para alunos com baixa renda, essas instituições contam com também com financiamentos de sistemas de bolsas e créditos estudantis (ProUni ou Fies) e por fim, essas faculdades têm baixo risco de greves.

8 coisas que mudam na nossa vida quando entramos na faculdade

Pontos negativos da faculdade particular

O ponto que deve ser levado em consideração antes de escolher por uma faculdade particular é que caso a instituição seja nova e sem bagagem em pesquisa o aluno não terá muita base acadêmica a seguir, além do que o centro não terá laboratórios próprios. Outro fator negativo e o alto custo da mensalidade e a carga horária menor do que de uma faculdade pública.

Oferta Limitada! Ganhe um tablet para aprender inglês online

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Elisabete Machado Elisabete Machado

Brasileira, natural de São Paulo, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e Pós-graduada em Fundamentos da Cultura e das Artes pela Universidade Estadual Paulista. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar