Melhores universidades para cursar faculdade de Medicina

O Ranking de Universidades da Folha (RUF) divulgou a classificação das melhores faculdades de medicina do país. Saiba quais foram as dez melhores instituições

Melhores universidades para cursar faculdade de Medicina
Veja quais são as melhores faculdades de medicina conforme o RUF

O Ranking de Universidades da Folha (RUF) classificou 195 universidades brasileiras, públicas e privadas, por meio de cinco indicadores: pesquisa, internacionalização, inovação, ensino e mercado. O índice também mostrou as melhores faculdades de medicina do Brasil. Saiba quais são as 10 melhores.

Conheça as melhores faculdades de medicina do Brasil

Os dados recolhidos para os indicadores de avaliação do RUF foram feitos por uma equipe da Folha por meio de patentes brasileiras, periódicos científicos, análise do MEC e por pesquisas de opinião feitas pelo Datafolha.

1. Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

A Escola Paulista de Medicina ficou em primeiro lugar no índice do RUF da melhor faculdade de medicina do Brasil. Ela é uma escola pública de ensino e possui um corpo docente altamente qualificado formado em quase sua totalidade por doutores, pós-doutores e livre-docentes.

Ganhe um tablet para aprender inglês oferta limitada

2. Universidade de São Paulo (USP)

A USP ficou em segundo lugar no ranking da Folha e também é uma universidade pública que está sempre bem colocara em nível mundial e ficou em primeiro lugar na avaliação do MEC.

3. Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

O curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP é o mais antigo da Universidade, foi inaugurado em 1963. Seus programas de assistência médica, docência e pesquisa se desenvolvem em um complexo docente-assistencial.

4. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Fundada em 1911, a Faculdade ficou em quarto lugar no ranking da Folha da melhor faculdade de medicina do país, mas ficou em primeiro lugar na classificação da dedicação dos docentes referente ao ensino e aprendizagem dos alunos.

5. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) ocupa a quinta posição no Ranking Universitário Folha (RUF). E em quarto lugar de acordo com os analisados do MEC.

6. Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (Unesp)

Referência brasileira e internacional em ensino, pesquisa e extensão, a Faculdade oferece cursos de graduação em Medicina Humana. A faculdade foi implantada em 1963 como Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu.

7. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

A Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro ficou em sétimo lugar no ranking da Folha e segundo a avaliação de mercado, a faculdade ficou em segundo lugar.

8. Universidade de Brasília (UNB)

O estudante de Medicina da UnB se torna competente para prestar assistência médica de qualidade, atuar na promoção da saúde, na prevenção das doenças e na recuperação e reabilitação dos doentes. A faculdade ficou em oitavo lugar no ranking geral.

9. Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP)

A única faculdade particular a entrar no ranking, o curso de medicina da Santa Casa está em 9º lugar a nível nacional. E encontra-se também em 8º lugar entre a preferência de avaliadores do MEC.

10. Universidade Federal do Paraná (UFPR)

A Universidade Federal do Paraná está entre as escolas com maior desenvolvimento do Estado do Paraná. Ela está na posição de número dez, mas recebeu bons indicativos de avaliação do mercado e qualidade de ensino.

Ganhe um tablet para estudar inglês online! Oferta limitada

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Elisabete Machado Elisabete Machado

Brasileira, natural de São Paulo, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e Pós-graduada em Fundamentos da Cultura e das Artes pela Universidade Estadual Paulista. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar