Faculdade a distância gratuita - veja as melhores opções

A Universidade Aberta (UAB) é uma iniciativa do Governo Federal em parceria com instituições públicas de ensino superior. Veja como é possível fazer faculdade a distância gratuita e como funciona o processo de admissão e de avaliação.

Faculdade a distância gratuita - veja as melhores opções
Veja como funciona o processo de admissão e de avaliação

Entra ano, sai ano e a tecnologia nos surpreende cada vez mais. Principalmente no setor de educação, uma forma de ensinar e aprender que vem ganhando muitos adeptos é o ensino à distância, conhecido por EAD. Mas não são só cursos livres e de extensão. Existe muito mais por trás desse método de ensino que você deve saber. Cursar uma faculdade a distância gratuita é uma das coisas que dá para fazer e que você deve saber.

Veja onde fazer curso de manicure gratuito em São Paulo

UAB: como cursar uma faculdade a distância gratuita

Atualmente, todos os cursos à distância de universidades públicas estão sob a regulamentação da Universidade Aberta (UAB), do Governo Federal. Como funciona? Quais os requisitos para cursar faculdade a distância gratuita no Brasil? Pretendemos responder a essas e outras eventuais dúvidas que surgirem. Acompanhe e saiba como fazer faculdade a distância gratuita e bora tirar o diploma!

Qual é a forma de ingresso?

O ingresso é sempre feito pelo vestibular, quando a universidade aplicar a prova. Quando o ingresso for permitido por meio da nota do ENEM, o candidato deverá se inscrever no SiSU (Sistema de Seleção Unificada) online e aplicar diretamente para a universidade desejada. Também é possível fazer um processo seletivo específico, dependendo da instituição de ensino. Ou seja, UAB é apenas o órgão da CAPES que divulga o projeto, mas não aceita ou recusa inscrições de alunos.

FIQUE POR DENTRO
Cadastre-se para receber todas as novidades e informações publicadas no site. É gratuito!

O aluno deve sempre procurar uma instituição de ensino superior pública conveniada. Todas as instituições públicas de ensino superior (Federais, Estaduais e Municipais) e os Institutos de Educação Tecnológica estão habilitados a oferecer vagas da faculdade a distância gratuita aos candidatos, mas a divulgação fica por conta das instituições, e não da UAB, e podem ocorrer em qualquer parte do ano. Procure saber mais entrando em contato com a instituição em que deseja estudar.

Qual é o objetivo da UAB?

O objetivo do projeto UAB é levar o ensino superior público a distância para Municípios que não têm oferta de cursos superiores públicos ou cuja quantidade de cursos ofertados não seja suficiente para cobrir a demanda de todos os cidadãos.

Que tipos de cursos estão disponíveis na UAB?

  • Bacharelados, Licenciaturas, Tecnólogo e Especializações;
  • Especializações do programa Mídias na Educação;
  • Graduação em Biblioteconomia;
  • Especializações para professores, em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD/MEC);
  • Programa Nacional de Formação em Administração Pública - PNAP.

Quem pode se inscrever?

Existem dois públicos que podem se inscrever para fazer faculdade a distância gratuita :

Professores da educação básica

Existe um processo seletivo específico para professores que ministram aulas na rede pública (municipal, estadual e federal), mas a restrição é que apenas podem ser feitos outros cursos de licenciatura e especialização de professores. As candidaturas podem ser feitas pela Plataforma Freire podem ser deferidas ou não.

Demanda social

Qualquer cidadão que concluiu o Ensino Médio e foi aprovado no processo seletivo pode se candidatar, mas deve também atender aos requisitos exigidos pela instituição pública que é vinculada ao sistema da UAB.

Confira os melhores cursos de inglês online para começar hoje

Diploma e atividades presenciais

Quem quer fazer uma faculdade a distância gratuita pode ficar tranquilo, já que o curso digital tem a mesma carga horária a ser cumprida que o presencial e o diploma é emitido após a conclusão e válido em todo o território nacional. Mas não se engane achando que é tudo pela internet de pijaminha, pois há exigências que devem ser cumpridas. Todos os cursos têm estipulada uma carga horária de atividades de avaliação presencial, que podem ser provas ou trabalhos.

Mas calma, não é preciso se deslocar até a sede da faculdade cada vez que precisarem da sua presença. A UAB tem pontos, chamados de polos, em diversas cidades, e o aluno pode optar por realizar as atividades presenciais no polo mais próximo à sua residência. Geralmente, são as avaliações e o TCC – apresentado para uma banca - que requerem a presença do aluno no polo. Entenda mais sobre como funcionam os polos de apoio pedagógico clicando aqui.

Aprenda inglês com quem sabe de verdade e seja professor.


Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Gabriela Ventura Gabriela Ventura

Natural de São Paulo, estudante de Publicidade e Propaganda na USP. Não tem hobbies fixos nem rotina, é apaixonada pelo imprevisto. Foi fazer intercâmbio em Lisboa e... estendeu a estadia por tempo indeterminado.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar