Fazer faculdade à distância compensa?

Quer saber se a faculdade à distância compensa? Saiba por que essa modalidade de ensino vem crescendo cada vez mais e se tornou opção para muitas pessoas.

Fazer faculdade à distância compensa?
Saiba as vantagens e desvantagens de fazer faculdade à distância

Estudar faculdade à distância compensa porque normalmente o preço das mensalidades é mais baixo em relação aos cursos presenciais. Além disso, a educação à distância tem levado oportunidade de ensino para regiões onde a oferta de cursos presenciais é muito baixa, como algumas cidades do interior e assim, ajuda a beneficiar toda uma população local.

Faculdade à distância compensa: vantagens

Uma das vantagens de um curso à distância é o horário flexível, pois assim, cada aluno pode estabelecer seu ritmo e metodologia de estudo. A flexibilidade do tempo se torna um benefício também para mães que ocupam o tempo cuidando da criança, para trabalhadores que não têm horário fixo para finalizar o expediente. Estas pessoas têm a oportunidade de aprofundar as suas capacidades profissionais mesmo com pouco tempo disponível.

Além disso, o ensino à distância, através da Internet, pode ser utilizado por meio de chats e fóruns por um grupo variado de pessoas, tais como: estudantes universitários, trabalhadores, bem como por aqueles que querem retomar os estudos depois de um período sem estudar.

Esse tipo de aprendizado auxilia os estudantes que não podem frequentar a escola por motivos de doença e podem acompanhar as aulas em casa. Essa modalidade de estudo também ajuda pessoas com pouca ou nenhuma mobilidade, para que elas não saem das suas casas todos os dias. E o fato dos cursos estarem disponíveis o tempo todo, os torna mais acessíveis em qualquer lugar e durante qualquer período do ano.

O mesmo acontece com um estudante universitário que passa um semestre ou um ano no exterior: o ensino à distância disponibiliza que esse aluno estude mesmo não estando no país em questão.

A faculdade à distância compensa porque os alunos podem estudar de acordo com as suas próprias necessidades, retomando os conteúdos dependendo do momento, deste modo, o processo de aprendizagem é melhor e fica ainda mais motivador estudar.

Faculdade à distância compensa: desvantagens

Por outro lado, o que para muitos é uma questão de flexibilidade, para outros requer disciplina, uma vez que os alunos têm que ter disciplina para estudar, e não pode ter preguiça para cumprir os estudos estabelecidos.

Outro fator é que é importante que o aluno seja um pouco autodidata, não é um requisito fundamental, mas ajuda na hora de estudar em casa e sozinho. Uma outra desvantagens é que não são todos os cursos que oferecem a modalidade à distância.

Oferta Limitada! Ganhe um tablet para aprender inglês online

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Elisabete Machado Elisabete Machado

Brasileira, natural de São Paulo, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e Pós-graduada em Fundamentos da Cultura e das Artes pela Universidade Estadual Paulista. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar