As melhores técnicas para estudar para vestibular sozinho

Veja quais são as melhores técnicas para quem pretende estudar para vestibular sozinho, acompanhado dos melhores sites e aplicativos para auxiliá-lo.

As melhores técnicas para estudar para vestibular sozinho
Conheça técnicas, sites e aplicativos para estudar para vestibular por conta.

Seja qual for a escolha do curso, na hora de estudar para vestibular sempre surgem as dúvidas: devo optar por um cursinho ou arriscar estudar por conta própria?

Caso a escolha seja estudar para vestibular sozinho vem outra dúvida crucial: a de como começar. Encontrar o melhor método de estudos não é uma tarefa fácil, ainda mais com todo o conteúdo exigido pelos vestibulares em diversas disciplinas e a falta de prática com o sistema deste tipo de exames. Para superar essa barreira, aqueles que optam por estudar sozinhos normalmente desenvolvem suas próprias rotinas baseadas em técnicas e organizações que auxiliam os autodidatas em sua jornada. Conheça algumas delas.

Os 10 vestibulares mais difíceis do Brasil

Estudar para vestibular sozinho: melhores técnicas

Estudar é a chave para sua conquista e, para um bom estudo, a palavra é organização. O primeiro passo de quem vai estudar para o vestibular sozinho é consultar o edital e levantar todo o material que seja necessário para o conteúdo exigido. Algumas adições podem surgir pelo caminho, mas devemos ter tudo logo a mão; apostilas, provas anteriores e livros didáticos de cada matéria. Veja os próximos passos para administrar esse conteúdo.

Rotina

O passo anterior nos leva até a nossa rotina. Desenvolve-la para os estudos é de extrema importância, sendo assim, crie uma tabela com seus horários dedicados ao vestibular, dividindo as disciplinas pelos dias da semana e incluindo o conteúdo a ser estudado e revisado.

Quando estiver definindo suas horas de estudo diárias, pode levar em consideração alguns métodos que dizem ser bastante eficazes na segmentação do conteúdo. Um deles é escolher cerca de três disciplinas de diferentes áreas de conhecimento e revisa-las no mesmo dia. A justificativa é que insistir na mesma temática durante muitas horas pode ter um efeito reverso ou desnecessário sobre o aprendizado.

REALIZE O SONHO DO ENSINO SUPERIOR saiba mais

Teste seu progresso

Testar o seu conhecimento também é essencial durante o processo para estudar para vestibular sozinho. O teste é válido refazendo provas dos anos anteriores e simulados que podem ser encontrados online. Este é um bom método para revisar, testar sua compreensão sobre o conteúdo e ainda analisar como as informações são organizadas no teste. Servirá também para aprender a gerenciar seu tempo para resolver as questões e verificar se ele é compatível com o prazo da prova.

Refaça os exercícios quantas vezes puder, uma vez que essa prática irá ajudá-lo a fixar o conteúdo estudado. Há também a possibilidade de assimilar as questões que, muitas vezes, são parecidas com as feitas em provas anteriores, aumentando suas chances de compreensão no dia do teste.

Interpretação e Dissertação

Pratique a leitura para que ela lhe ajude na boa interpretação dos textos na prova. É muito frequente que candidatos cometam erros nas respostas simplesmente por não terem compreendido corretamente o que se pedia nas questões.

Faça resumos, eles ajudam na fixação dos conteúdos e treinam suas habilidades de escrita para toda a parte dissertativa da prova, incluindo a temida redação. Além de servirem de rápido acesso ao conteúdo em uma revisão, eles permitem que, durante sua leitura, verifique se o conteúdo está realmente claro ou se algum ponto precisa ser reforçado.

Filtrando o Conteúdo

A internet pode ser uma grande aliada, pois nela irá encontrar materiais de estudo, listas de exercícios e até mesmo vídeo-aulas sobre diversos conteúdo. Existem inclusive canais específicos para cada disciplina, muitos deles gratuitos.

Procure não estudar por um grande número de materiais e fontes diferentes. Isso pode confundi-lo, pois alguns optam por uma sequência diferente de apresentação de conteúdo. Procure se dedicar a materiais que condizem com o sistema da instituição escolha e siga a mesma sequência.

As melhores faculdades para ganhar dinheiro

Onde Estudar

Defina seu espaço de estudo, o qual deve ser bem arejado, iluminado, silencioso e organizado de modo que não lhe distraia. O ambiente deve estimular sua concentração, portanto, é indicado em diversos métodos que tenha tudo de fácil acesso durante seus estudos para que não se distraia. Usar um quadro branco ou outros meios de anotações, esquemas e cálculos também é muito bem-vindo e pode estimular ainda sua memória visual.

Por fim, não se esqueça de separar algum tempo para sua vida social, ela é muito importante para aliviar o stress e a pressão dos estudos. Uma vida social saudável vai lhe deixar mais relaxado e descansado, trazendo mais rendimento e melhores resultados.

Os melhores sites e apps para estudar para vestibular

Existem diversos sites direcionados especificamente para os que optam por estudar para vestibular em casa. Nestes portais será possível encontrar desde materiais para estudo e provas anteriores a até mesmo testes vocacionais. Alguns dos mais conhecidos são o Seja Bixo, DescomplicaBrasil Escola e os portais Educar para Crescer e Guia do Estudante, ambos da Editora Abril.

Quem preferir por conteúdos ainda mais dinâmicos, pode recorrer a canais específicos do YouTube. Pode encontrar conteúdos pagos e gratuitos em diversas disciplinas como o Biologia Total, do Prof. Paulo Jubilut, Física Total, do Prof. Ivys Urquiza, Matemática Rio com o Prof. Rafael Procopio, Química em Ação do Prof. Paulo Valim e o Vestibulandia do Prof. Nerckie, também no Youtube.

Os que pretendem inovar ainda mais e experimentar outras maneiras de gerenciar seus estudos podem recorrer a aplicativos para smartphones com o intuito de ajudar candidatos nos vestibulares. Esses aplicativos disponibilizam vídeos sobre conteúdos, jogos para testar seus conhecimentos, banco de questões de cada disciplina e até provas anteriores de algumas instituições. Entre os principais apps estão o G1 ENEM (disponível para Android, iPhone e Microsoft), EDU.app (disponível para Android), Estudavest (para Android, iPhone e Microsoft), AcheProvas (para Android e Microsoft) e o Aprova.
 

Saiba como fazer uma faculdade de qualidade com baixas mensalidades!
 

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Heloísa von Ah Heloísa von Ah

Formada em Comunicação em Computação Gráfica e Design de Games, é apaixonada pela profissão que exerce. Uma aficionada por tecnologia, gatos e cinema underground.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar