Estudar na América: veja como se candidatar a bolsas na Argentina, Chile e EUA

Sair do Brasil e se aventurar para estudar na América é garantia de upgrade tanto no currículo como em bagagem cultural. Conheça algumas oportunidades de bolsa.

Estudar na América: veja como se candidatar a bolsas na Argentina, Chile e EUA
Ainda dá tempo de concorrer à bolsas para estudar na América em 2016

VEJA QUANTO CUSTA FAZER INTERCÂMBIOe planeje o seu

Sair do Brasil e se aventurar para estudar na América é garantia de upgrade tanto no currículo quanto em bagagem cultural. Seja em nossos vizinhos latinos ou pelas Américas Central e Norte, o aprendizado e as oportunidades de conseguir uma bolsa de estudos na sua área de atuação - ou que deseja ingressar - estão sempre surgindo. Fique de olhos nos prazos e faça sua inscrição.

Chile

Neste último mês, o Chile se destacou em possibilidades de bolsas para estudar na América. Para se candidatar aos programas de mestrado disponíveis, o candidato deverá ter sua candidatura aceita em uma universidade chilena. Feito isso, será necessário enviar diversos documentos à embaixada chilena no Brasil, incluindo formulário de inscrição, carta de referência, currículo e uma redação descrevendo por que você gostaria de estudar no Chile e em qual área pretende realizar sua pesquisa acadêmica. Conheça as opções:

1. Programa de Capacitação de Recursos Humanos para a América Latina e Caribe para Redução do Risco de Desastres - AGCID-JICA

O objetivo do Programa de Bolsas de Estudo AGCI-JICA é uma iniciativa conjunta com a Agência Japonesa de Cooperação Internacional (JICA), a fim de contribuir para a formação de mão de obra em nível avançado na área da engenharia sísmica através da participação de profissionais mestres em Engenharia Estrutural e Geotécnica. O curso é ministrado pela Escola de Engenharia da Pontifícia Universidade Católica do Chile.
Para se inscrever, o candidato deverá ser formado em engenharia ou ser profissional com no mínimo dois anos de experiência no mercado de engenharia estrutural e geotécnica, ou em áreas afins como construção e arquitetura.

O curso tem duração de 1º de Março de 2016 a 28 de Fevereiro de 2017, sendo seu valor completamente coberto pelo programa. As inscrições vão até o dia 8 de Janeiro de 2016 e o edital com maiores informações você encontra clicando aqui

Conheça quais são os 8 destinos com o melhor custo-benefício para fazer intercâmbio em 2016

2. Programa de Bolsa de Mestrado em Cooperação Horizontal 

A bolsa de mestrado em cooperação horizontal é mais uma oferta do programa AGCI, o qual contribui para a formação de profissionais capacitados a implementar a técnica entre países, por meio da qual é promovido o adensamento de suas relações e o estreitamento dos seus laços políticos e econômicos. Os candidatos prioritários estão entre os funcionários públicos e acadêmicos de universidades oficialmente reconhecidas pelo país. É imprescindível a apresentação de uma carta de recomendação para ingressar na bolsa de mestrado.

O curso tem início de 1º de Março de 2019 e termina em 28 de Fevereiro de 2018. Para mais informações, acesse o edital clicando aqui. As inscrições vão até dia 8 de Janeiro de 2016. 

Argentina

Esta é uma oportunidade para fugir da alta do dólar, estudar um novo idioma (espanhol) e em um país rico de cultura, gastronomia e lazer. Os vizinhos argentinos podem ser uma excelente opção para quem quer fazer um intercâmbio "perto de casa" e sem grandes mudanças climáticas e de fuso-horário. Confira:

3. Programa de bolsa Roberto Carri

TUDO SOBRE O SEU INTERCÂMBIO
Cadastre-se e receba as melhores dicas, informações e promoções sobre estudar no exterior. Comece já a planejar o seu intercâmbio.

Outra ótima chance de ingressar em uma vida acadêmica e estudar na América é o programa Roberto Carri de bolsas para estrangeiros, a qual engloba inúmeras formações e cursos. Sejam eles pós graduação, graduação, mestrado ou doutorado, as opções são voltadas para estudantes latino-americanos graduados em Humanas, no qual são disponibilizados cursos como História Contemporânea, Ciências Sociais, Criminologia, Linguística, entre outros, distribuídos por diversas universidades Argentinas.

Alguns dos pré-requisitos para concorrer à bolsa são: ter obtido destaque em suas últimas médias acadêmicas e não ter completado 35 anos até o dia 20 de Novembro, data final para efetuar sua inscrição. Para acessar o edital e cursos disponíveis, clique aqui.

Se você já passou dos 30, não desista. Ainda da tempo de fazer intercâmbio, confira!

Estados Unidos

Estudar na América quase sempre remete a ter a chance de estudar e viver o american dream. Pois saiba que as chances existem e estão sempre sendo disponibilizadas para estudantes estrangeiros. Conheça algumas que ainda estão com suas inscrições abertas.

4. Bolsas exclusivas para mulheres

A Associação Americana de Mulheres Universitárias está com inscrições abertas à bolsas de estudo em tempo integral ou com a finalidade de investigação nos Estados Unidos. As vagas, como o título já propõe, são voltadas para mulheres e estas não podem ser cidadãs americanas ou residentes no país já graduadas ou pós graduadas em instituições credenciadas ao projeto. A associação oferece cursos de mestrado, doutorado e pós-doutorado nas mais diversas áreas profissionais. As candidatas selecionadas pelo programa serão acolhidas em locais também credenciados e podem escolher em qual universidade ou sistema de estudo gostarão de ingressar.

As inscrições vão até o dia primeiro de dezembro deste ano e os cursos terão início no segundo semestre de 2016. Quanto ao valor das bolsas, estes podem variar de acordo com o curso escolhido. O mestrado tem valor atribuído de 18 mil dólares, o doutorado, de 20 mil e o pós-doutorado, de 30 mil dólares. Para mais informações, acesse o site oficial da associação, clicando aqui

Ofertas de pacotes de viagem e hospedagem na palma da mão. Baixe o app grátis e fique de olho nas oportunidades!


5. International Business Education and Research MBA

A Marshall School of Business, situada na Universidade do Sul da Califórnia (USC), está oferecendo três bolsas de estudo para brasileiros participarem do programa de MBA da instituição O programa International Business Education and Research MBA, que terá início em 2016, foi fundado em 1978 e tem a duração de um ano em tempo integral. O curso é direcionado para profissionais em meio de carreiras e que se preparam para subir de cargo. A média de idade entre os alunos é de 34 anos e cerca de dez anos de experiência profissional. As bolsas são exclusivas para brasileiros e podem chegar a US$ 60 mil, valor que também inclui um auxílio moradia.

Para se inscrever e concorrer às bolsas, é necessário que o candidato tenha uma graduação concluída, bem como seis anos de experiência profissional, no mínimo. O processo de seleção leva em consideração o currículo profissional e acadêmico do candidato, notas em provas (GMAT e TOEFL), cartas de recomendação e redações. As inscrições vão até o dia 1º de Maio de 2016 e podem ser feitas pelo site da escola, clicando aqui.

Faça amigos do mundo todo durante o seu intercâmbio. Aprimore o seu inglês já!


Veja também: 

Gostou? Compartilhe!
Heloísa von Ah Heloísa von Ah

Formada em Comunicação em Computação Gráfica e Design de Games, é apaixonada pela profissão que exerce. Uma aficionada por tecnologia, gatos e cinema underground.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar