10 passos infalíveis para estudar e passar no concurso público

Decidir como estudar para concurso público pode ser o que separa o sucesso do insucesso. Alguns passos podem otimizar a rotina do concurseiro.

10 passos infalíveis para estudar e passar no concurso público
Estratégia de como estudar para concurso público faz diferença nos resultados

Chegou o momento de se preparar e você pensa como estudar para concurso público da melhor forma possível. Será que existe forma de tornar os estudos mais eficientes e obter um resultado positivo?

Claro que não existe fórmula mágica. Caso contrário, todo mundo conseguiria passar sem qualquer esforço. E sabemos que não é bem assim. São muitas horas com a cara nos livros, festas renunciadas e dedicação em nome de um esforço maior: ser aprovado.

Mas como estudar para concurso público de maneira mais eficiente? Vamos dar uma mãozinha.

Veja oportunidades de emprego em todo o país e receba vagas no seu email

Como estudar para concurso público

1. Antes de pensar em como estudar para concurso público, escolha qual ou quais você vai fazer. Lembrando que não adianta atirar para todos os lados. Prestar concursos na mesma época com conteúdos programáticos completamente diferentes é cometer um grande erro. Comece por aqui: foco.

2. Depois da escolha, leia com bastante atenção o edital. Esse será o seu primeiro assunto para estudar. É fundamental conhecer todas as regras do exame que fará.


 

3. Bem informado sobre os conteúdos, defina um plano de estudos. A organização é muito importante para um concurseiro que almeja ser aprovado.

4. Respeite ao máximo o plano de estudos feito! Não adianta estar lá especificado que deve estudar Direito Tributário e você resolver se dedicar ao Administrativo só porque sim. Certamente existe um motivo para o plano ter sido organizado desta forma.


 

5. Seja estratégico com os estudos. Quais as suas maiores deficiências no conteúdo? Quais aqueles em que está mais afinado? Equilibre o conhecimento tendo sempre em mente as questões classificatórias e aquelas que são eliminatórias.

6. Entenda o seu ritmo. Não adianta forçar-se a estudar 10, 12 horas por dia se não há rendimento. É preferível reservar 4 ou 5 horas de concentração total. O aproveitamento é muito melhor.


7. As pausas são fundamentais. O cérebro precisa de tempo para absorver o que está a aprender. Segundo especialistas, é indicado que a cada 1 hora de estudos faça-se uma pausa de 15 minutos.

8. Hora de estudar é hora de estudar. Foco é importantíssimo! Esqueça as redes sociais, o computador, o celular, a briga dos vizinhos.

9. Durma as sagradas 8 horas por noite. Corpo são, mente sã. O descanso é fundamental para que o dia de estudos renda. Cansaço acumulado é super prejudicial.

10. Estude relaxado, com disposição. Não tente, por exemplo, recuperar o tempo perdido devorando livros e ficando cada vez mais tenso com a quantidade de conteúdos que falta. A calma será a sua maior aliada.


Alimentação para concurso publico

Depois de conferir como estudar para concurso público, você provavelmente sente-se mais confiante para correr atrás da sua chance neste ano. E deve, mas saiba que há mais fatores que podem contribuir para o seu sucesso. A alimentação é um deles.

  • É de extrema importância comer adequadamente sempre, mas na fase de estudos torna-se crucial. Primeiro porque o gasto de energia é enorme e, segundo, porque uma dieta bem pensada pode auxiliar no rendimento.
  • O que um concurseiro deve comer então? Memorize: carboidratos complexos e proteínas. Massas, pães integrais, aveia, bolachas, carnes, iogurtes, ovos, legumes são alimentos que devem fazer parte do seu cardápio. Parece óbvio, mas com o desgaste é comum recorrer a lanchinhos cheios de açúcar e gorduras. Opte pelo mais saudável.
  • Não invista no café! Parece irresistível tomar uma xícara atrás da outra para manter-se desperto, mas não cometa esse erro. A cafeína causa dependência. Prefira chás e água, bastante água.

Mês da Educação à Distância. Turbine a sua carreira com um curso online!


Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar