Qual é o prazo para obter estorno de cartão de crédito

Fez uma compra e quer cancelar ou percebeu valores indevidos na sua fatura? Saiba como fazer um estorno de cartão de crédito.

Qual é o prazo para obter estorno de cartão de crédito
Saiba como funciona o estorno de compras no cartão de crédito

Estornar comprar no cartão de crédito é um procedimento que cancela compras por motivos de desistência, algum erro no valor ou quando há alguma compra indevida na fatura. Existem muitas dúvidas sobre como deve ser feito esse procedimento e qual o prazo para que as administradoras devolvam o crédito. Saiba mais como funciona o estorno de cartão de crédito.

 Até quanto tempo esperar para pedir o estorno de cartão de crédito

O tempo para ocorrer o estorno de cartão de crédito é de sete dias úteis, no entanto o prazo máximo pode ser de até duas faturas. Alguns estabelecimentos preferem devolver o valor em dinheiro para o cliente no momento do cancelamento da compra, mas esse procedimento não é feito com frequência.

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Caso o estorno não seja feito até o dia do pagamento da fatura, é recomendado que você pague a fatura toda, mesmo com o valor indevido, pois o ele será estornado e lançado como crédito na fatura seguinte, para que o débito seja suspenso.

Entretanto se a compra não for estornada a tempo da fatura chegar e você não tiver dinheiro para efetuar o pagamento da compra indevida. A recomendação é que entre em contato direto com a administradora do cartão e veja se haverá possibilidade de suspender a compra direto com ela. Entretanto a maioria dos bancos e financiadoras não disponibilizam esse procedimento.

Como funciona

Se a compra foi efetuada e você quer cancelar no mesmo dia, o estorno pode ser solicitado diretamente com o lojista ou vendedor. É necessário pedir o comprovante ou algum documento para comprovar o estorno. Se o estabelecimento se negar a fazer o estono, a solicitação pode ser feita direto com a administradora do cartão. O consumidor tem o direito assegurado de pedir o estorno de cartão de crédito pelo Decreto 6523, de 2008. Entretanto essa regra pode perder a validade se o serviço utilizado for comprovado como devido pela empresa contratada.

Para tanto, o Procon-SP ressalta que o estorno de cartão de crédito para uma compra não autorizada é realizado somente depois que o consumidor pagar a fatura. Uma vez que a haverá dinheiro em forma de devolução, apenas em forma de créditos.

Porém, em casos de valores no cartão que o consumidor não reconhece, a orientação do Órgão é que esse valor não seja pago e que entre em contato com a administradora do cartão o mais rápido possível. Nesse caso a resposta deverá ser concluída em até cinco dias úteis e o estorno poderá ser feito nas faturas seguintes com o lançamento do crédito.

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Elisabete Machado Elisabete Machado

Brasileira, natural de São Paulo, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e Pós-graduada em Fundamentos da Cultura e das Artes pela Universidade Estadual Paulista. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa.

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