5 questões que você deve fazer a si mesmo antes de decidir estender o intercâmbio

Estender o intercâmbio parece uma tarefa simples à primeira vista mas, permanecer mais tempo em outro país vem com muitas questões a serem avaliadas. 

5 questões que você deve fazer a si mesmo antes de decidir estender o intercâmbio
Optar por estender o intercâmbio não é uma tarefa fácil como parece

veja quanto custa fazer intercâmbioe planeje o seu

Estender o intercâmbio parece uma tarefa bastante simples à primeira vista mas, permanecer mais tempo que o previsto em outro país vem com muitas questões a serem avaliadas. Gastos, sentimentos, formação e planos que vão precisar ser alterados são somente alguns dos tópicos para se pensar antes de tomar qualquer decisão. 

Estender o intercâmbio: o que isto implica?

Confira, a seguir, as cinco principais questões que você deve fazer a si mesmo antes de optar por essa extensão:

1. Custos

estenderointercambio


Se estiver pensando em estender o intercâmbio, um dos pontos mais importantes que deverá ter consideração é o custo que esta extensão irá acarretar. Ao contrário do que muitos pensam, não se trata apenas de decidir permanecer mais tempo e pronto. Estender o intercâmbio é um processo bastante burocrático e caro, principalmente se você estiver por conta própria. Há de se pensar sobre a renovação de visto e comprovações de seus meios de subsistência para dar entrada no pedido.

2. Amizades

estenderointercambio


Sejam 3 meses, 6 meses ou um ano inteiro, é tempo mais que suficiente para fazer novas amizades e conhecer pessoas inseparáveis na mesma situação que você durante sua estadia no novo país. Porém, optando por estender seu intercâmbio, é provável que estas pessoas retornem aos seus países e que você fique um pouco deslocado por um tempo. O que não significa que você não fará novos amigos para toda a vida. O que é certo dizer é que muita coisa muda quando se faz um intercâmbio.

3. Objetivos

TUDO SOBRE O SEU INTERCÂMBIO
Cadastre-se e receba as melhores dicas, informações e promoções sobre estudar no exterior. Comece já a planejar o seu intercâmbio.

Outra questão crucial para analisar ao cogitar estender o intercâmbio é: qual o meu objetivo de agora em diante? O tempo que passou já foi o suficiente para aprender um novo idioma? Ou para aprender o quanto esperava sobre o curso que fui estudar? Respondendo a estas questões, você estará um passo mais próximo de tomar a decisão certa, seja sobre ficar ou voltar ao Brasil. Trace seus novos objetivos e saiba exatamente o que te fará manter-se no país. Ou mesmo as oportunidades que te esperam (ou não) no Brasil.

Ainda não sabe onde ficar nos seus primeiros dias de intercâmbio? Descubra as melhores opções de hospedagem barata aqui!


4. Família

estenderointercambio


Apesar das grandes amizades feitas durante um intercâmbio, sua família continua quilômetros de distância. Por mais que a saudade esteja “equilibrada”, estar em contato com as pessoas que você ama faz imensa diferença e, estender seu intercâmbio será mais um tempo longe deles. Portanto, pondere as questões familiares também antes de tomar qualquer atitude para ficar mais tempo distante. Seja qual for a sua decisão, não deixe que o sentimento de culpa ou mesmo arrependimento te consuma, isso sim não vale a pena.

5. Brasil

estenderointercambio


A família é apenas uma das questões importantes que ficaram para trás. Ao sair do Brasil para um intercâmbio, as coisas por lá continuarão acontecendo. As oportunidades de carreira aparecem, a formação superior pode ter ficado para trás, os amigos tomam outros rumos, e os contatos profissionais acabam se perdendo. Portanto, estender o intercâmbio para um período muito longo pode significar alterar estes objetivos profissionais para o novo país. Ou até mesmo, se este for o caso, o prazo para se formar no curso desejado.

Que tal ter um cartão de crédito livre de anuidade para usar no Brasil e exterior?
 Saiba como ter o seu.


Veja também: 

Gostou? Compartilhe!
Heloísa von Ah Heloísa von Ah

Formada em Comunicação em Computação Gráfica e Design de Games, é apaixonada pela profissão que exerce. Uma aficionada por tecnologia, gatos e cinema underground.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar