Estágio ou trainee: qual a diferença

Estágio ou trainee? Saiba qual desses postos de trabalho se adequa mais ao seu perfil, no caso de estudantes e para profissionais já formados.

Estágio ou trainee: qual a diferença
Veja qual dos dois postos está de acordo com o seu perfil profissional

O estágio é parte da educação do estudante e o trainee é um posto de trabalho direcionado para quem já é formado e já está atuando no mercado de trabalho. Entretanto, os programas de estágios também são importantes para o primeiro passo da vida profissional. Pensando em salários, os estagiários trabalham e receber menos e os trainees têm um treinamento maior e maiores remunerações. Estágio ou trainee, onde você se enquadra?

Programa de estágio ou trainee, quais são as exigências para cada um deles?

Frequentemente, estágio ou trainee são nomenclaturas usadas ​​como sinônimos, mas existem diferenças práticas e também legais entre elas formas de trabalho. As mudanças acontecem com principalmente com as normas trabalhistas, o estagiário é contratado apenas durante o período acadêmico e o trainee pode ser contratado até três anos depois de formado.

Programa de estágio

O estágio possui uma lei que determina as normas de contratação de trabalho, que beneficia o estudante enquanto ele estiver estudando. Para isso, os processos de seleção de estágio ou trainee exigem, em sua maioria, testes e uma entrevista para colocação ao cargo.

As leis trabalhistas dizem que um estagiário não pode ser um funcionário regular e deve atuar com uma pessoa supervisionando o seu trabalho. Algumas normas trabalhistas determinam que a relação da quantidade de profissionais graduados e qualificados reverente ao número de estagiários que pode ter em uma empresa.

Inscrições para programa de trainee da Ambev estão abertas

O estagiário não necessariamente será contratado pela empresa depois que se formar. Essa possibilidade pode acontecer, mas não é uma obrigação. Mas mesmo sem efetivação, é bom para o currículo profissional ter atuado como estagiário em empresa de renome e com profissionais experientes.

Programa de trainee

O trainee, ao contrário do estagiário, é um profissional recém-formado trabalhará, sem tempo determinado, dentro da empresa que o contratou. Ele será treinando para uma ocupação efetiva como funcionário da empresa. O contrato do trainee deve ser pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Esses profissionais têm direitos similares aos dos outros trabalhadores normais. Assim, tanto trainees quanto estagiários não podem trabalhar como pessoa jurídica (com venda de nota fiscal da empresa própria).

Para o trainee não existe limite de tempo de experiência. Cabe à empresa decidir quanto tempo vai durar o treinamento específico. A média do mercado de trabalho para esse tipo de vínculo empregatício é de dois a três anos.

Depois que o programa de trainee acaba o profissional pode passar a ter um cargo júnior dentro da empresa, uma vez que ele já tem o conhecimento e experiência básica para trabalhar dentro de uma posição na companhia contratante.

Ganhe um tablet para estudar inglês online! Oferta limitada

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Elisabete Machado Elisabete Machado

Brasileira, natural de São Paulo, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e Pós-graduada em Fundamentos da Cultura e das Artes pela Universidade Estadual Paulista. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar