Coworking: vantagens e desvantagens de trabalhar neste tipo de espaço

Coworking: você sabe o que é? Conheça mais sobre estes espaços e veja as vantagens e desvantagens de trabalhar em sistema de ambientes compartilhados.

Coworking: vantagens e desvantagens de trabalhar neste tipo de espaço
Veja se o seu perfil de enquadra nas vantagens de se trabalhar em coworking

ECONOMIZE NOS SERVIÇOS DA SUA CONTA BANCÁRIA saiba como

Você sabe o que é um espaço coworking? Os chamados espaços compartilhados vêm se tornando tendência entre empreendedores e trabalhadores autônomos que buscam por economia e networking em locações que oferecem internet, café, motoboy e outros serviços, sendo uma opção vantajosa para quem quer alternativas ao home-office.

Conheça mais sobre estes espaços e veja as vantagens e desvantagens de trabalhar em sistema coworking.

As vantagens de se trabalhar em coworking

Indicado para profissionais como designers, arquitetos, fotógrafos, consultores e profissionais de tecnologia, o coworking é um espaço mais flexível e dinâmico, onde o brainstorming e a rede de contatos pode ser uma das maiores vantagens do sistema.

Economia

Com baixo investimento e a ausência de uma fidelização com contratos e demais burocracias, um espaço coworking pode ser pago mês a mês e, em muitos casos, possui planos com horários e valores que se encaixam em cada necessidade do profissional. Os valores mínimos começam na média de R$ 30 e podem ultrapassar os R$ 1 mil em casos onde o espaço é muito utilizado.

QUER INICIAR O SEU PRÓPRIO NEGÓCIO?
Cadastre-se e receba as melhores dicas, informações e oportunidades para investir no negócio próprio.

No entanto, ainda que o valor pago ultrapasse o valor máximo, os custos incluem o acesso à internet, ambiente climatizado, itens de papelaria, café, um endereço para correspondência e, em alguns casos, o coworker também tem direito a um número de telefone. Ou seja, acaba compensando trabalhar em um sistema coworking do que alugar seu próprio espaço comercial e ainda arcar com toda a infraestrutura do local.

O que é preciso avaliar na hora de alugar imóveis comerciais

Interação social

Em trabalhos que exijam uma maior interação social e renovação constante de ideias, o coworking é ideal. Além de proporcionar maior descontração e satisfação no trabalho, trabalhar em um ambiente onde outros profissionais de áreas relacionadas pode ser de grande serventia para otimizar seu networking, fazer parcerias e ainda colocar projetos que estavam apenas no papel, em prática.

Aprendizado, contatos, novos projetos e produtividade são apenas algumas das vantagens que trabalhar em um ambiente compartilhado pode proporcionar.

Uso do espaço

Abrangendo os dois tópicos anteriores, a possibilidade de uso do espaço para fugir da locação de um local comercial e a interação com demais profissionais fazem do coworking uma maneira de sediar eventos, coquetéis, encontros e até workshops. Os espaços são geralmente bastante amplos e confortáveis, sendo ideal para realizar reuniões mais informais e estar sempre aberto para possibilidades de inovar em algum quesito onde o local se torne um encontro de mentes e contatos para descontração e novos negócios.

As desvantagens do trabalho em espaços coworking

Ainda que trabalhar neste sistema pareça apresentar somente vantagens e garantir de satisfação, algumas desvantagens também podem pesar na hora de sair do home office para entrar em um espaço coworking.

Privacidade

Mesmo com a interação social como vantagem, alguma profissões ou mesmo estilo de trabalho fazem com que o profissional sinta-se um pouco invadido ou perca o foco em ambientes compartilhados. Deste modo, a falta de privacidade pode limitar ou inibir a recepção de clientes para reuniões ou causar certo bloqueio criativo, uma vez que não há divisórias nem limitações de espaços em um open-office.

Outras profissões, como médicos ou psicólogos, por se tratarem de áreas que exigem maior sigilo, o coworking não é recomendado.

Trabalho Fixo

A ausência de um local para guardar seus pertences, encomendas e demais materiais também é uma das desvantagens em se trabalhar num espaço compartilhado. Além disso, os escritórios coworking costumam estar situados em grandes centros urbanos, o que também dificulta a locomoção e aumenta as despesas para chegar até o local. Itens que, quem preza pelo conforto e maneiras mais intimistas de trabalhar, acaba preferindo manter-se em home-office.

Flexibilidade de Horários

Outra questão que afasta alguns entusiastas do coworking é a falta de flexibilidade de horários, uma vez que estes espaços costumam funcionar até pouco além do horário comercial. Geralmente, profissionais em setores criativos possuem suas horas de maior produtividade, as quais podem não coincidir com os períodos em que os espaços estão abertos.

Encontre a conta bancária ideal para você. Saiba mais.


Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Heloísa von Ah Heloísa von Ah

Formada em Comunicação em Computação Gráfica e Design de Games, é apaixonada pela profissão que exerce. Uma aficionada por tecnologia, gatos e cinema underground.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar