Como acertar na escolha da roupa para trabalhar

Encaixar-se no emprego passa por várias vertentes e a vestimenta é uma delas. Escolher a roupa para trabalhar pode ser fundamental para se dar bem no emprego

Como acertar na escolha da roupa para trabalhar
Escolha da roupa para trabalhar pode fazer a diferença na carreira

Parece uma futilidade reservamos uns minutos do dia à escolha da roupa para trabalhar. Ou muitos devem pensar que é coisa com que só mulheres se preocupam. Há ainda quem ache que é assunto apenas para quem goste e entende de moda. Nenhuma das três coisas é verdade. Acertar na roupa para trabalhar demonstra profissionalismo e boa postura na empresa.

Claro que não há regra geral no que toca à roupa para trabalhar. Ambientes corporativos pedem mais recato, peças em tons mais sóbrios. Já os ambiente informais são mais relaxados nesse sentido.

Passo a passo para escolher

A escolha certa da roupa para trabalhar começa, na verdade, desde a entrevista. Os empregadores estão atentos às suas habilidades, mas também ao modo de vestir porque ele também comunica.

Faça um empréstimo online em 3 minutos!

Você normalmente não irá receber um folheto com peças proibidas ou combinações permitidas no ambiente de trabalho. É uma questão de bom senso e perceber o que os seus outros colegas trajam. O visual dos funcionários também faz parte da identidade da empresa e isso é muito variável.

Porém, existem sempre aquele cuidados que se aplicam de forma universal (ou quase) quando falamos de roupa para trabalhar:

  • Esqueça peças desgastadas ou manchadas. Demonstra descuido seja em um escritório de publicidade ou na bolsa de valores.
  • Peça de roupa suja também nem pensar!
  • Para as mulheres, convém não abusar nos decotes, saias curtas e transparências
  • Homens, camisas com gola V que mais parecem decotes...melhor deixar pra balada. Assim como bonés, chinelos e calças jeans que abusam da versão destroyed.

Dica para as mulheres:

Procurar blogs atualizados sobre as tendências de moda, também é uma opção interessante na hora de escolher a roupa certa para trabalhar. O E-Konomista recomenda duas opções abaixo:

Sem perder a personalidade

Escolher a roupa para trabalhar de acordo com a empresa não significa “vestir um uniforme”. É possível dar toques de personalidade ao visual e continuar na linha. Às vezes um único acessório ou a escolha de uma cor podem fazer a diferença.

Deixamos algumas sugestões de looks para os mais diferentes ambientes de trabalho. Inspire-se e depois vá direto ao guarda roupa fazer combinações.

1. Empresários, advogados, corretor de valores

Estes profissionais estão sempre em ambiente corporativos, bem mais formais que muitos outros. Normalmente, usa-se muito preto, azul marinho, bege, cinza, sapatos fechados. Um toque de cor leve ou uma estampa discreta ficam bem.



Ser elegante não significa cobrir todas as partes do corpo. É possível concilhar. 

  

Ternos e roupas mais sociais são a solução para  este tipo de trabalho.



Tentar sempre comprar roupas sob medida, para não ficar largo demais ou apertado demais. 

 

2. Arquitetos, jornalista de redação, professores

Também encaram ambiente corporativos, mas já com alguma flexibilidade. Mais estampas, mais cores. Nada de exageros. São profissões que lidam diretamente com outras pessoas (clientes, entrevistados, alunos), ou sejam, passam mensagens diretas. A primeira impressão é muito importante.
 

 

Combinar acessórios é fundamental. Como, por exemplo, cinto e sapato.



Para as mulheres, uma calça mais ousada e colorida pode cair bem. Mas cuidado no exagero. 

 

 

3. Publicitários, designers, social media

Profissões ligadas a espectos criativos da tecnologia, por exemplo, são bem mais flexíveis que as anteriores no quesito roupa para trabalhar. Algumas empresas, inclusive, permitem que os funcionários trajem bermudas. As estampas são muito comuns, dando um ar mais despojado ao visual, sem descuidos, claro.
 



Neste tipo de ambiente, acessórios como toucas podem até cair bem. 



Tente inovar no look, mas cuidado com exageros. Podem chamar muita atenção. 



No verão, bermuda social neste tipo de ambiente vai sempre bem. Só não torne isso regra.



Ganhe um tablet para estudar inglês online! Oferta limitada


Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar