Escapamento esportivo: como funciona

Veja o que é o escapamento esportivo, como funciona e as principais implicações em um automóvel. Confira ainda quais as leis que envolvem esse tipo de modificação no veículo:

Escapamento esportivo: como funciona
Será que o escapamento esportivo consome mais combustível no carro?

Quer comprar um carro bom, barato e com garantia? Experimente esse!
 
  

O escapamento esportivo, de maneira simples, é um componente de exaustão do motor. Ou seja, é o responsável por liberar os gases da combustão para fora do veículo. Quando se instala este item, supõe-se que a capacidade de exaustão será maior e, consequentemente terá um desempenho de ciclo mais rápido.


 

QUER UM CARRO NOVO?
Faça um test drive sem custos e sem compromisso e descubra o que carro que mais combina com você. Agende já o seu test drive.

Escapamento esportivo faz barulho?

Sim. Isto acontece devido à abertura do caminho de saída dos gases. Quanto maior forem, mais alto será o som. É por isso que os escapamentos comuns (carros populares) são mais fino, eles abafam o som. Além disso, as ponteiras (parte final) são menores que a dos esportivos.



A ponteira do escapamento esportivo tem uma outra função: compostas por um material isolante (lã de vidro) faz abafar, um pouco, o som, para que não torne algo insuportável. Por esse motivo, quando se instalam equipamentos de qualidade inferior fazem imenso barulho ao rodarem pelas ruas da cidade.



Como conseguir aprovação de financiamento de veículos


 

O que modifica no carro?

Para alguns especialistas o ganho de potência no veículo é baixa e, em alguns casos, imperceptível para o motorista. A maior parte dos carros que são adaptados neste sentido é pelo prazer de ter um “ronco de motor” mais grave e uma estética diferenciada.


 
Faça um test drive sem custo e sem compromisso. Agende agora!


 

E o consumo de combustível? É o mesmo?

Não! O aumento do consumo de combustível, assim como a potência é irrisória. O que acontece é que o motorista passa a pisar mais no acelerador para ouvir o ronco mais vezes e mais alto do escapamento esortívo instalado no seu veículo. Aí sim, o gasto passa a ser maior.

 

Veja como fazer test drive em carros de luxo.

 

E a lei no Brasil?

Não existe uma lei específica que proíbe o escapamento esportivo no Brasil. É preciso apenas, fazer a inspeção veicular para não ter problemas futuros. A lei, de acordo com o órgão do Detran é “conduzir o veículo com descarga livre ou silenciador de motor à explosão defeituoso, ineficiente ou inoperante é infração grave penalizada com multa e retenção do veículo para regularização”.


Porém, também há a legislação do CONAMA, Conselho Nacional do Meio ambiente que determina um nível máximo de decibéis (altura do ruído). Para veículos de até nove lugares (passageiro) com motor dianteiro tem o nível de ruído máximo igual a 95 dB(A).
 


 

Pague menos pelo seu seguro auto. Encontre já uma solução sob medida para o seu bolso.




Veja mais:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar