Os erros na redação do enem mais cometidos

Quer saber quais são principais os erros na redação do Enem? Pontuamos os maiores erros cometidos pelos alunos e que estão desqualificando os candidatos.

Os erros na redação do enem mais cometidos
Veja quais são os maiores erros cometidos pelos candidatos na redação do Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a prova realizada para o ingresso em muitas faculdades. Dentro desse teste, o candidato também deverá escrever uma redação. Texto esse que será avaliado o domínio da norma padrão da língua escrita. Listamos os principais erros na redação do Enem que desqualificam muitos candidatos, entre eles estão: ortografia, o uso de expressões da língua falada e compreensão da proposta do texto dissertativo,

Os erros na redação do Enem mais comuns

Veja quais são os principais erros na redação do Enem e como evitá-los:

Fugir do tema

A proposta de redação no Enem tem um tema específico no enunciado e três textos de apoio relacionados ao assunto. O candidato terá que escrever abordando informações sobre o tema citado. Deverá falar sobre vários aspectos do assunto. Muitas vezes aluno não se atenta à proposta de redação e aos textos de apoio, mas todos eles são muito importantes.

Ambiguidade

Um texto mal elaborado traz muitas ambiguidades. Isso acontece quando uma mesma frase tem sentidos diferentes, de forma que acaba confundindo a interpretação e a intenção do autor. É importante que o candidato seja bem específico no que escreve e se certifique de que as frases expressam exatamente o que ele quer passar. Para isso, deve ler e reler as sentenças, pensando em todas as interpretações possíveis.

Períodos muito longos

Frases muito longas podem trazer problemas de coesão e coerência do texto. Quanto maiores as frases, maior a chance de erros, elas prejudicam a compreensão e podem dar margem para erros de concordância. Um período comprido tem em média mais de 25 palavras. Além disso, é importante prestar atenção no uso dos conectivos, pois se forem inapropriados podem prejudicar o entendimento do texto. A dica é usar frases curtas ou médias com, no máximo, 20 palavras.

Generalizar os problemas

É fundamental que o candidato elabore uma proposta focando no tema proposto. É necessário evitar argumentos que convoquem terceiros a defender uma causa. A proposta do Enem é que o candidato pense detalhadamente em uma proposta considerando as próprias ações, ou seja, ele deverá detalhar com argumentos sobre o seu tema abordado, sugerindo exemplos e formas, não apenas generalizando um tema.

O que vão avaliar primeiro na sua redação do vestibular

Escrever em primeira pessoa do singular

No texto dissertativo-argumentativo é fundamental escrever na terceira pessoa do singular. Não usar os termos como: “eu penso”, “em minha opinião”, “eu acho” e “no meu ponto de vista” não são adequados. O pronome "eu” transmite uma opinião própria. Como já citado, o correto é usar na terceira pessoa do singular, pois dá um tom impessoal na sentença e também traz mais objetividade e força.

Usar a língua falada e gírias

Escrever dentro dos padrões da norma culta demonstra que o aluno tem domínio da escrita formal da língua portuguesa. Portanto, o aluno deve evitar expressões da língua falada e gírias. A gíria até pode ser usada, mas é preciso deixar claro que o candidato sabe que se trata de um termo coloquial da língua falada, então essas palavras devem ser colocadas entre aspas.

Erros de ortografia

Os equívocos ortográficos são os mais comuns erros na redação do Enem. Eles podem ser evitados se o candidato ler com atenção o que escreveu, para verificar também se a forma e tom que escreveu estão corretos.

Oferta Limitada! Ganhe um tablet para aprender inglês online

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Elisabete Machado Elisabete Machado

Brasileira, natural de São Paulo, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e Pós-graduada em Fundamentos da Cultura e das Artes pela Universidade Estadual Paulista. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar