Dez erros na hora de lavar roupa

Você lava suas roupas da maneira certa? Saiba como corrigir pequenos erros na lavagem e comece a vestir-se com roupas sempre impecáveis, duráveis e cheirosas.

Dez erros na hora de lavar roupa
Deixe suas peças mais limpas e duráveis com algumas dicas importantes.

Principalmente para aqueles que recentemente se viram sem a ajuda dos pais para lavar as roupas, o processo de utilizar a máquina de lavar, a secadora ou desencardir peças de roupas no tanque parecem um interminável pesadelo.

Acalme-se, pois com algumas dicas básicas e muita prática, os erros tendem a transformar-se em novas técnicas e em roupas limpas dentro de muito menos tempo.

Os maiores erros cometidos na hora de lavar as roupas

Antes de mais nada, para lavar as roupas e higieniza-las corretamente será preciso uma pequena parcela de tempo do seu dia, dedicada apenas para organizar cada peça no cesto de roupa suja. Ordene-as por tipo, cores, sujidade e vamos às correções.

1. Sabão em excesso

Geralmente sob a mesma ótica dos detergentes para louças, o sabão líquido ou em pó precisa ser dosado conforme a recomendação da embalagem para um resultado satisfatório. Não, colocar a mais não vai deixar suas roupas mais limpas.

Ao contrário do que se imagina, exceder a quantidade de sabão poderá desbotar suas roupas e ainda causar alergias e irritações na pele caso a peça não seja enxaguada corretamente.

2. O polêmico uso dos alvejantes

Eles estão na TV como produtos milagrosos e capazes de remover quaisquer manchas sem danificar o tecido. Entretanto, muitas pessoas abusam do uso desses produtos e chegam a deixar roupas inteiras de molho em alvejantes para que fiquem branquinhas.

Esse erro, por sua vez, acaba enfraquecendo a fibra do tecido e, dependendo do material em que foi confeccionado, pode também amarelar. Deixe os alvejantes sem cloro apenas para manchas pontuais.

3. Desconsiderar o amaciante

Ao contrário do item anterior, o amaciante precisa ser administrado durante a lavagem, a fim de garantir a maciez do tecido e possibilitar uma maior facilidade na hora de passar as roupas. Ele deve estar presente em pequenas quantidades em conjunto com o sabão, para que o processo de lavagem não endureça tanto as fibras dos tecidos.

4. Lavar com água quente

Já notou que algumas das máquinas mais novas possuem uma função de pré-lavagem? Essa função é utilizada para que a roupa tenha seu primeiro contato com uma água fria, a fim de remover a sujeira mais grossa.

Muitas pessoas se confundem, e acreditam que devido ao fato de altas temperaturas facilitarem a remoção de sujidades, a característica também se aplica à lavagem das roupas. Se imergir seus tecidos diretamente a uma água quente, corre-se um grande risco de ter manchas aparentes de sujeira neles.

5. Muito tempo de molho

Na tentativa de garantir roupas limpinhas, é comum a prática de deixar roupas de molho em sabão e água para que a sujeira se solte com maior facilidade. Entretanto, deixar peças por muito tempo nessas condições pode contribuir para manchas ou desbotamento das cores.

6. Não observar o grau de sujidade

Na pressa de poupar trabalho, muitas roupas acabam desgastadas sem necessidade no processo. Basicamente, ao invés de reunir roupas muitos sujas ou levemente usadas em um mesmo cesto, separe-as por graus de sujidade e lave-as nessa ordem.

No processo de lavagem para roupas encardidas, por exemplo, há uma maior agressividade para remover tanta sujeira. Caso roupas que estejam apenas suadas forem parar nesse meio, sofrerão um dano desnecessário do tecido.

7. Misturar peças de usos diversos

Não adianta argumentar. A roupinha do cachorro definitivamente não pode ser lavada com panos de prato, que também não pode entrar em contato com peças íntimas. Novamente, a pressa e vontade de se livrar de toda a roupa suja acaba colocando tudo junto na máquina de lavar, onde nada será limpo de maneira eficiente.

Para resolver esse problema, separe as roupas íntimas para serem lavadas todas juntas, na máquina ou na mão. São tecidos mais delicados e exigem um grau maior de higiene para que possam ser utilizados.

Já as toalhas de mesa e os panos de prato, esses costumam conter farelos e restos de alimentos, o que pode ocasionar manchas se lavados junto com outras peças. Por fim, panos de limpeza e acessórios de animais precisam de uma lavagem especial e mais pesada, capaz de remover as sujeiras mais resistentes – e que mais danificariam os tecidos de roupas comuns.

8. Não separar por cores

Definitivamente, não lave roupas brancas e de cores claras com calças jeans e demais tecidos escuros. Mesmo que estas sejam usadas e não soltem mais tinta, as roupas claras certamente ganharão um aspecto desagradável ao serem lavadas juntamente com as escuras.

9. Não olhar as etiquetas

Você provavelmente já deve ter reparado nas etiquetas uma série de símbolos um tanto quanto peculiares. Pois, caso não saiba, estes são alguns indicativos de como a peça de roupa em questão deverá ser lavada.

É possível encontrar algumas tabelas com todos os significados online, onde as instruções de lavagem, temperatura, secagem e até mesmo ajustes do ferro de passar estarão presentes e especialmente designados para uma maior durabilidade de suas roupas.

10. Passar roupas que estejam sujas

Entre os erros mais graves cometidos ao lavar – ou não – as roupas, é passar o ferro em peças não lavadas. Isso pode acontecer, por exemplo, com um vestido utilizado apenas uma vez e que vai ser usado a segunda, mas está um pouco amarrotado.

Imagine que na primeira vez em que o usou, espirrou uma pequena quantia de café sobre ele, mas nem se deu conta. Saiba então que ao passar esse vestido, a mancha antes lavável pode ser fixada para sempre.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Heloísa von Ah Heloísa von Ah

Formada em Comunicação em Computação Gráfica e Design de Games, é apaixonada pela profissão que exerce. Uma aficionada por tecnologia, gatos e cinema underground.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar