Os 10 pecados em uma entrevista de emprego

Não é a primeira vez que você foi chamado para uma entrevista de emprego e sabe como funciona. Mas sabia que erros simples podem arruinar a conquista da vaga dos sonhos?

Os 10 pecados em uma entrevista de emprego
Entrevista de emprego é o passaporte para entrar em uma empresa

SUA VAGA
DE EMPREGO ESTÁ AQUI
consulte já

A entrevista de emprego é uma etapa fundamental em um processo de seleção. Na maioria das vezes, é a derradeira e quem “sobreviver” será o felizardo a entrar na empresa. Ninguém duvida que se sair bem é objetivo, mas uma simples atitude ou frase podem colocar tudo a perder. Até mesmo a postura do candidato é importante na hora de encarar o entrevistador.

10 pecados na entrevista de emprego

Se você é chamado a várias entrevistas de emprego e recebe sempre respostas negativas, pode ser que esteja cometendo alguma das falhas que vamos listar. Um excelente currículo sozinho não garante a vaga. É preciso mostrar também uma boa desenvoltura e saber responder às expectativas do empregador. Caso contrário, a vaga ficará para o próximo.

1. Chegar “uns minutinhos” atrasado

O pior de todos os erros em uma entrevista de emprego é a falta de pontualidade. Você nem começou a trabalhar e já demonstra falta de compromisso e despreparo. Obviamente, imprevistos e incidentes acontecem, por isso, uma boa programação é o ideal. Saia de casa com bastante antecedência e minimize todas as possibilidades de atraso. Se for realmente inevitável, avise ao entrevistador, mas saiba que terá perdido uns pontos.

2. Não olhar nos olhos do entrevistador

A linguagem corporal também é importante em uma entrevista de emprego. Estar sempre a olhar para baixo ou a desviar o olhar são sinais de alerta para o entrevistador. Transmite uma sensação de desconfiança, insegurança e de que está a esconder algo.

3. Elogiar a aparência do entrevistador

Essa pega mesmo muito mal. Por mais descontraído que você esteja, elogios à aparência em ambiente corporativo, especialmente em um entrevista de emprego, são interpretados de forma negativa. Sim, vai parecer uma cantada e isso não é nada interessante neste momento.

4. Forçar a barra na intimidade

Na mesma linha dos elogios, é mesmo desagradável. Obviamente existem entrevistadores e empresas menos formais, mas não é nada de bom tom começar a perguntar sobre a família, comentar fotos pessoais que estejam em cima da mesa e forçar uma intimidade que não existe. O profissionalismo começa na entrevista de emprego.

OPORTUNIDADE DE EMPREGO
O E-Konomista não brinca em serviço, e vai te ajudar a encontrar a oportunidade certa. Faça o cadastro gratuitamente e receba vagas no Brasil e no exterior.

5. Desconhecer a empresa e a vaga

O mínimo a fazer antes de uma entrevista de emprego é se preparar, e isso inclui buscar informações sobre o cargo e empresa para qual se candidatou. Mostrar desconhecimento sobre ambas é reduzir (e muito!) as suas chances de ter sucesso com o empregador.

6. Atender ligações ou enviar sms

A partir do momento que entrar na sala do entrevistador, esqueça o seu celular. Coloque no silencioso ou desligue mesmo. Nada mais constrangedor do que ficar plantado esperando alguém acabar uma chamada. Imagina isso em uma entrevista? O candidato será logo identificado como alguém disperso e que facilmente coloca as oportunidades em segundo plano.

7. Reclamar do ex-chefe e /ou emprego

É uma questão de ética. As coisas no emprego anterior podem ter corrido muito mal, mas isso não precisa ser divulgado nos quatro cantos do mundo, muito menos em uma entrevista. O empregador está ali para avaliar as suas competências e não para ouvir queixas. Lembre-se de ser, acima de tudo, profissional.

8. Mostrar-se muito ansioso e desesperado

Se você enviou o currículo, naturalmente o empregador espera que você esteja interessado na vaga. Mesmo que a situação esteja complicado e que essa oportunidade representa uma grande mudança positiva na sua vida, aja sem deixar a ansiedade transparecer. Nada de implorar ou fazer-se de coitadinho. Mostre-se disponível para o trabalho, mas desesperado não.

9. Soar prepotente

Sim, você sabe que é muito bom naquilo que faz e autoconfiança é fundamental, mas, acredite, o rei da cocada preta não será contratado. Ninguém tolera pessoas prepotentes, arrogantes, e o empregador com certeza não irá querer alguém assim trabalhando na empresa.

10. Falar errado ou com muitas gírias

Fechando a lista, um erro mais comum do que se imagina em entrevistas de emprego. O ambiente é descontraído, o futuro chefe é uma pessoa bacana, mas escorregar no português não vale, né? Deixe as gírias para usar também em situações mais informais. Essa é a altura de mostrar o seu lado profissional e, como tal, deve saber expressar-se adequadamente também.

Aprimore o seu inglês e dê um up na sua carreira. Faça um teste online.


Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar