Equipamento para mochilão - Veja como se preparar

Fazer a escolha da mochila certa para a sua viagem é importante. Porém existem outros itens indispensáveis. Descubra qual é o equipamento certo para um mochilão.

Equipamento para mochilão - Veja como se preparar
Faça uma pesquisa e conheça melhor qual é o seu destino de viagem

Você sabe qual é o equipamento para um mochilão? Existem alguns itens básicos que devem ser considerados na hora de fazer uma viagem como essa, principalmente se for de longa duração.

 

Após o planejamento e as compras do necessário, lembre-se que também é muito importante conhecer um pouco sobre o local e as tradições das cidades por onde vai passar. Estabelecer um pequeno roteiro, mesmo que não seja para segui-lo à risca, pode ajudar.

COMO ENCONTRAR A VIAGEM BARATA
O E-Konomista vai te ajudar a fique de olho nas promoções e destinos em conta para viajar. Faça o cadastro gratuito e receba informações diárias.

 

Dicas para o seu mochilão

Existem diferentes tipos de viagens para os tais backpackers. Neste artigo você encontra como preparar o equipamento para mochilão em duas situações diferentes. Confira abaixo.

 

Mochilão ao ar livre

Considerar todos os fatores climáticos possíveis, pois nunca se sabe qual será o local de parada para descanso ou pernoite. Para além do básico de uma viagem, confira tudo o que faz parte do equipamento para mochilão:

 

Mochila

equipamento para mochilão

Lembre-se que ela estará com você durante toda a sua caminhada. Portanto, escolha a que melhor adapte ao seu corpo, com apoio para as costas e faixas para prender no peito e na cintura. Procure não ultrapassar os 12Kg.

 

Conheça os 5 melhores hostels do mundo.

 

Acessórios

equipamento para mochilão

Se você irá acampar, lembre-se da barraca (impermeável), saco de dormir, corda, lanterna, canivete e cantil de água. Como mantimentos, procure aqueles kits que contém panela, garfo, faca e colher. Um pequeno fogareiro (de uma panela) e o recipiente de gás são boas opções por serem leves e mais seguros.

 

  • Faça trilhas com um guia experiente para não se perder pelo caminho. Leve sempre com você um mapa do local e referências geográficas em caso de acidentes. Uma bússola, para quem sabe utilizar é um grande aliado na orientação do caminho.

 

Alimentos

equipamento para mochilão

Procure por alimentos perecíveis, de fácil preparo e barrinhas de cereais ou biscoitos para ajudar no caminho. Lembre-se que você não vai querer perder tempo cozinhando, quando poderá estar descansando ou aproveitando a vista. Para purificar a água, use pastilhas de cloríns.

Proteção

Na lista do equipamento para mochilão é preciso ficar de olho em alguns aspectos. Tenha atenção à estação do ano para se equipar corretamente e proteger-se do sol ou da chuva e do frio. Neste caso, sempre é bom levar uma capa tanto para você, quanto para o mochilão. Procure levar roupas confortáveis (underware e dryfit) e que protejam o seu corpo de possíveis esbarrões em pedras e plantas. Não se esqueça dos óculos escuros e proteção para a cabeça! Além é claro do protetor solar (ele também serve para o frio).

 

Calçado

equipamento para mochilão

Para trilhas de aventura não é recomendado usar um tênis. Procure por botas de trekking, de cano médio, para proteger o tornozelo de torção, já que o caminho não será sempre reto. Se for em período chuvoso, procure calçados impermeáveis.

 

Conheça a história do casal que desenvolveu um negócio lucrativo viajando pelo mundo.

 

Kits

Em viagens fora dos centros urbanos é muito importante preparar um kit de higiene pessoal e primeiros socorros, pois você não terá como compra-los! Se houver locais para tomar banho, lembre-se que as toalhas super absorventes são as mais indicadas por secarem rápido e ocupar pouco espaço.

 

Roteiro e planejamento

 

  • Recolha o máximo de informações, tanto sobre o nível de dificuldade do caminho, possíveis locais de abrigo e pontos de ajuda. Em alguns locais recomenda-se a utilização de comunicação via rádio (walk-talk).
  • Se você não possui experiência com esse tipo de aventura, não banque o herói. Peça ajuda ou contrate uma pessoa para realizar o trajeto com você. Além de ser mais seguro, você também aprenderá com as experiências trocadas durante a viagem.

 

Confira as dicas para fazer um mochilão barato na América do Sul .

 

Veja abaixo um vídeo interessante sobre o tema. 

 

Mochilão na cidade

Mesmo para quem escolhe fazer um mochilão junto à civilização existem algumas dicas e equipamentos básicos para que você não se chateie durante a viagem:

 

Mochila

O mesmo deve ser considerado para quem fará um mochilão pela cidade: apoio para as costas e faixas para prender no peito e na cintura. Neste tipo de viagem, é válido ter um mochila de ataque (uma pequena mochila que vem acoplada à principal) para que você possa passear carregando apenas a menor.

 

Calçado

Existem várias opções desde tênis à botas de trekking. Procure um calçado confortável e de preferência que possuam sistemas de amortecedores para os pés. Você andará bastante e não vai querer sofrer com bolhas nos pés.

 

Proteção

Equipamentos para o sol, frio e chuva são muito importantes. Capas de chuva, roupas underware, calçados impermeáveis e proteção para o mochilão são indispensáveis. Lembre-se do seus óculos escuros, do protetor solar e acessórios como toucas, chapéus, bandanas e cachecóis.

 

Planejamento

 

  • Leve na mochila apenas o necessário, como por exemplo, pares de roupas para usar durante uma semana (no restante dos dias, você deverá parar em uma lavanderia); lembre-se do chinelo, toalhas (pequenas e super absorventes), kit farmácia e primeiros socorros e os seus pertences pessoais.

 

  • Tendo em conta que você irá usufruir dos serviços de hospedagens da sua preferência, procure por aqueles que possuem cozinha para que você possa fazer a sua própria comida e assim economizar na sua viagem. Desta forma, também não será preciso carregar esse tipo de equipamento, o que ajudará no peso da mochila.


Viaje de trem pela Europa: como funciona o Eurail Pass

 

Registre a experiência!

Um caderno de bordo e uma máquina fotográfica para registrar os momentos e paisagens deslumbrantes durante o percurso é muito importante. Não se esqueça de colocar na mochila os carregadores e as baterias extras!

 

Documentos

No seu equipamento para mochilão os documentos de viagem são essenciais. Em ambos os casos o indicado é deixar os documentos e o dinheiro junto ao corpo. A alternativa mais comum é utilizar uma doleira. 

 

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar