Enxoval de casamento: veja o que não pode esquecer de por na lista

O enxoval de casamento deve ser pensado com carinho e com cautela para não comprar peças demais nem deixar faltar aquelas essenciais. Veja nossa lista completa

Enxoval de casamento: veja o que não pode esquecer de por na lista
Saiba quais e quantas peças comprar para o seu enxoval de casamento

CARTÃO DE CRÉDITO SEM ANUIDADEsaiba como ter o seu

Preparar o enxoval de casamento é algo super prazeroso, como é a primeira vez escolhe-se tudo com carinho, para combinar com o estilo da casa e com o gosto do casal. Antigamente, as mulheres tinham o hábito de preparar o enxoval desde muito novas, bordavam as peças e guardavam por muitos anos. Isso mudou, hoje em dia só se compra o enxoval com o casamento marcado e essa tarefa já não é só da mulher. Muitos homens também gostam de participar da montagem do enxoval, para que os kits de cama, mesa e banho tenham a cara dos dois.  

Antecedência

Recomenda-se que o enxoval seja comprado entre 3 e 6 meses antes do casamento. É o tempo ideal pois o casal já deve ter uma boa noção de como será o estilo da sua casa (os móveis, a decoração, etc) e ainda têm tempo para pesquisar pelos melhores preços. Se ficar muito próximo do casamento, costuma-se comprar sem pesquisar – o que normalmente sai mais caro – e ainda não dá tempo de escolher com calma aquele que mais agrada aos dois. Muito antes também não é recomendado pois o casal pode não saber como será o estilo da casa, a quantidade de espaço que terá para armazenar o seu enxoval e ainda corre o risco das peças amarelarem dentro dos armários.

Check List de Casamento: o que organizar em cada mês até o grande dia

Lista: Enxoval de casamento completo

A lista que sugerimos aqui é básica e sem exageros. Somente o essencial que um casal sem filhos irá precisar nos seus primeiros anos de casados. É sempre bom ir às compras com a lista na mão pois muitas vezes esquecemos de itens importantes que fazem falta no dia a dia.

Cama

enxovaldecasamento


Alertamos que, dependendo da região do Brasil onde você mora, sua lista pode mudar um pouco. O número de cobertores e lençóis que sugerimos aqui é ideal para as temperaturas da região sudeste do Brasil. Você pode alterar as quantidades para mais ou menos cobertores e lençóis dependente de como as temperaturas se comportam na sua cidade.

1 protetor de colchão
2 protetores para travesseiros
3 jogos de lençóis completos (sugestão: 1 liso, 2 estampados)
4 fronhas avulsas lisas
4 travesseiros (2 para ele, 2 para ela)
2 edredons
2 colchas para colocar sobre a cama
1 manta para colocar à beira do sofá nos dias frios
2 saias para cama box (se for o caso)

Dicas para escolher os padrinhos de casamento

Mesa e Cozinha

enxovaldecasamento


3 toalhas de mesa para uso diário
1 toalha branca (e de boa qualidade) para dias de festa
1 toalha plástica para cobrir a mesa (e proteger as outras toalhas)
10 guardanapos brancos para dias de festa
2 jogos americanos de plástico para o dia a dia
2 jogos americanos de tecido para café da tarde com visita
10 panos de prato
6 toalhinhas de mão
1 avental plástico e 1 de tecido
1 Luvas para forno
4 panos de chão
2 flanelas 

Ofertas de pacotes de viagem para a sua Lua de Mel. Baixe o app grátis e veja as oportunidades!


Banho

enxovaldecasamento


4 jogos de banho completos
2 roupões (1 feminino e 1 masculino)
2 tapetes de banheiro
3 pisos avulsos
2 toalhas para piscina/esportes/academia 

Dicas para organizar o chá de panelas de casamento

DICA DO E-KONOMISTA
Na hora de planejar o casamento dos seus sonhos, atenção para que as suas finanças não se transformem num pesadelo. Usar o cartão de crédito certo pode lhe ajudar, confira!

Lavabo (se for o caso)

4 toalhas de rosto
1 tapete
1 piso

Para o quarto de hóspedes (se for o caso)

2 jogos de cama completos
2 travesseiros
2 cobertores de solteiro
2 jogos de banho 

Organize o seu chá de lingirie sem gastar muito

Pedir de presente

Algumas noivas gostam de incluir peças do enxoval de casamento na lista de presentes ou no “chá de casa”. É uma boa ideia para quem quer economizar. Mas atenção: ou você determina como você quer, ou vai ficar sujeita a ter peças que não combinam entre si ou com a sua casa, pois cada convidado irá comprar ao seu próprio gosto. Uma boa sugestão é pedir conjuntos lisos ou brancos, assim não tem erro.  E é indicado também que o chá de casa seja feito antes de comprar o enxoval para que você não fique com excesso de peças e depois não tenha onde guardá-las.

Que tal ter um cartão de crédito livre de anuidade? Saiba como ter o seu.


Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Ana Luiza Fernandes é brasileira, natural de Minas Gerais, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e hoje cursa Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, Portugal. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural, Fotografia, Documentário e Assessoria de Imprensa e é apaixonada pela profissão desde criança.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar