Entrevista por Skype: 10 passos para se dar bem

Você já fez uma entrevista por Skype? É possível dizer que é uma experiência bem diferente. Veja como não fazer nada de errado e as boas práticas.

Entrevista por Skype: 10 passos para se dar bem
Saiba como se comportar e se preparar para uma entrevista por Skype

A entrevista por Skype é uma ferramenta que vem sendo usada por muitas empresas no Brasil, e os principais motivos são: a agilidade, a diminuição de custos e a ampliação de variedade de candidatos. Através da entrevista por vídeo conferência, o candidato não precisa se deslocar até o local da entrevista, o que faz com que ele economize com transporte. 

O recrutador economiza tempo, pois as entrevistas por Skype são normalmente mais curtas do que as presenciais. E finalmente é possível avaliar candidatos que estejam à longa distância do entrevistador, em outras cidades, estado e até outro país. Assim, amplia a gama de profissionais que podem se candidatar à vaga.

Entrevista por Skype: como devo me comportar?

Mas para se sair bem em uma entrevista por Skype, é preciso seguir algumas dicas para não dar uma garfe e deixar toda a sua preparação o seu currículo se perderem por um erro bobo. Veja dez dicas simples. 

1. Prepare o seu computador

Confira se a câmera funciona bem, se o microfone está no volume ideal, se os autofalantes do seu computador funcionam bem para que você possa ouvir o seu entrevistador, se sua conexão com a internet não oscila. Se sua conexão não for confiável, vale ir para a casa de uma amigo que tenha uma internet estável ou ter uma internet móvel boa o suficiente para garantir se algo der errado na sua conexão.

2. Prepare o ambiente

O entrevistador irá visualizar não somente o seu perfil, mas o ambiente ao seu redor. Garanta que seja um ambiente arrumado, clean, sem muitos objetos ao fundo que chamem muita atenção, o foco do entrevistador deve estar em você. Uma parede sem objetos é uma boa opção para não errar. Cuidado com barulhos externos: se há uma obra barulhenta próxima do local ou um cachorro latindo, isso interferir na sua entrevista.

3. Feche outros programas do computador

Deixar outros programas abertos durante a entrevista não é interessante pois eles podem deixar o computador mais lento e ainda, podem emitir sons. Imagine se você recebe uma notificação no Facebook durante a entrevista? Será pouco profissional. Deixe somente o Skype aberto.

MELHORE
O SEU
CV COM 
UM CURSO
SUPERIOR
Comece já!

4. Faça um teste

Se você fica nervoso com qualquer tipo de entrevista, ensaie antes com um amigo. Peça a alguém que te adicione no Skype (algumas vezes há dificuldades em adicionar o contato, peça a alguém que te adicione para ver se seu contato aparece facilmente) e treine a entrevista com ele. Assim ele vai poder dizer se o ambiente está bom, bem iluminado, se seu comportamento está adequado, etc.

5. Cuidado com o perfil do Skype

Muitas vezes usamos o Skype só para fins não profissionais, se você irá usar o mesmo perfil para realizar a entrevista, cuidado. Atenção para: a foto (uma foto sua com roupa de banho na praia não é nada adequado, prefira uma que mostre somente seu rosto, sem óculos de sol ou poses); a frase de destaque, a descrição do seu perfil, o nome do seu email (emails com nomes fofos, indiscretos, apelativos não são indicados, prefira alguma abreviação ou o seu sobrenome por exemplo). Esses pontos podem ser importantes já que você quer causar uma boa impressão. Dica do E-konomista: crie um perfil profissional no Skype, a conta é gratuita.

6. Use roupas discretas

Utilize a mesma roupa que usaria se fosse em uma entrevista presencial, de preferência uma roupa social e tenha atenção à gola, pois ela estará em destaque. Algumas pessoas não se importam como estará sua roupa debaixo, pois elas não aparecem no visor. Mas e se você precisar se levantar? Vista-se completamente, até mesmo com sapatos adequados. Para as mulheres: pouca maquiagem, poucas jóias ou bijuterias e nada de decote. E para todos: cuidado com cara de sono, se sua entrevista for pela manhã, acorde mais cedo, tome um banho para que não fique de cara de sono na entrevista.

7. Procure olhar para a câmera

Não há nada de mal em olhar para a tela, onde a imagem do seu entrevistador aparecerá, mas dê preferência para olhar para a câmera, assim o seu entrevistador terá a impressão de estar te olhando nos olhos, o que inspira muita confiança. Outro problema de olhar para a tela, é que muitas pessoas ficam olhando para a sua própria imagem, e fazendo caras e bocas. Para todos os efeitos: olho na câmera

Saiba como se comportar em uma entrevista de emprego

8. Avise a todos do ambiente que estará em uma entrevista

Nada mais anti-profissional do que alguém entrar no ambiente para te perguntar se você quer café, ou um cachorro interromper durante a entrevista. Avise às pessoas para que elas não interrompam e não deixem animais de estimação e telefones tocarem também. E outra lembrança: o seu celular deve estar desligado. Nada de silencioso, pois a vibração dele pode te distrair, é melhor desligar.

9. Cuidado com a linguagem corporal

Muitas vezes passamos a impressão errada através dos nossos gestos. Por isso também a dica 4, de fazer um teste antes, é importante, pois esses gestos na maioria das vezes é involuntário. Descansar a cabeça nas mãos pode parecer desinteresse, mexer demasiado no cabelo pode parecer que você quer seduzir, olhar muito para os lados sem focar o olhar pode parecer que você é muito inseguro ou indeciso, ombros muitos travados e olhos muito abertos aparentam tensão. Peça a um amigo que avalie o seu comportamento.

10. Agradeça por email

Uma etiqueta pós entrevista que é bem vista por recrutadores é enviar um email agradecendo pela atenção e pelo tempo dedicado pelo entrevistador. Algo bem profissional e curto só para que você seja lembrado com boa impressão.

Seguindo essas dicas, basta estar concentrado e confiante e sua entrevista correrá bem. Segundo os recrutadores, as entrevistas por Skype não têm mistério e são normalmente mais confortáveis para o candidato que normalmente faz de sua própria casa sem precisar se preparar com muita antecedência para chegar ao local da entrevista e lidar com imprevistos no trânsito. É só se preparar bem e esperar pelos resultados.

Fale inglês e tenha mais sucesso na sua carreira. Faça um teste e melhore o seu nível.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Ana Luiza Fernandes é brasileira, natural de Minas Gerais, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e hoje cursa Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, Portugal. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural, Fotografia, Documentário e Assessoria de Imprensa e é apaixonada pela profissão desde criança.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar