Entrevista de emprego: 7 dicas para garantir a contratação

Algumas atitudes e respostas são fundamentais na hora da entrevista de emprego. Veja algumas dicas do que fazer para se sair bem e ser contratado.

Entrevista de emprego: 7 dicas para garantir a contratação
Veja algumas dicas para entrevista de emprego que vão te ajudar

Uma entrevista de emprego é sem dúvida o primeiro grande passo para conquistar a vaga que você sempre sonhou. Se os recrutadores se interessaram pelo seu currículo, não há motivos para ficar nervoso, basta não cometer nenhuma gafe e ser sincero que suas chances serão grandes. Entretanto, ficar atento a algumas dicas comportamentais na entrevista de emprego pode ser fundamental para o sucesso.

7 dicas valiosas para uma entrevista de emprego

Antes de mais nada, tente relaxar e ser autoconfiante, já que ser chamado para uma entrevista de emprego é um passo relativamente otimista. Agora, prepare o seu melhor sorriso e veja a seguir uma lista com sete dicas valiosas para não deixar essa chance escapar.

1. Chegue cedo

Sim, nós sabemos que é complicado chegar na hora, principalmente se você mora em uma cidade grande e com trânsito caótico. Mas faça um esforço e chegue pelo menos com 15 minutos de antecedência, e quando for programar sua hora de saída, deixe uma margem. Nos dias de entrevista de emprego, o pneu fura, o ônibus atrasa e etc. O entrevistador já vai ficar com uma imagem ruim de você, se chegar atrasado.

2. Roupa adequada

Em uma entrevista de emprego, você será avaliado o tempo todo! Inclusive como se veste. Mesmo que a entrevista seja em uma Startup ou em um ambiente mais relaxado, é importante ir de social e apresentável. Para as mulheres, evitar saias curtas, decotes exagerados e excesso de maquiagem. Para os homens, esqueçam a calça jeans e nem pense naquela gravata da formatura, evite cabelo muito chamativo.

Descubra quais os melhores sites para procurar emprego

3. Honestidade no CV

Essa é uma importante dica para entrevista de emprego. Para sustentar uma mentira, é preciso dizer muitas outras. Evite mentir no seu CV, mesmo que seja naquelas coisas que “todo mundo mente”, como no nível do inglês. Se você tem o inglês básico, não coloque intermediário, corre o risco do entrevistador começar a falar em inglês e você vai se complicar. Quem sabe não é uma oportunidade para a empresa te pagar um curso de inglês e você aprender de verdade!

10 dicas para arrasar no primeiro emprego 

4. Respostas Clichê

Nas entrevistas de emprego, algumas perguntas servem mais para ver suas reações do que pela resposta em si. Quem nunca teve que responder “quais são os seus pontos fracos”? Evite responder os clichês como “sou perfeccionista”, por exemplo. Pense antes da entrevista, mas não tenha nada decorado, para que seja bem natural mesmo. O importante é não ficar nervoso e responder com sinceridade.

5. Ser formal

Muitas vezes o entrevistador tenta trazer a entrevista para um lado mais descontraído, para saber mais sobre sua vida pessoal e deixar o candidato mais relaxado. Não tem problema algum, mas não deixe de ser formal mesmo assim. Lembre-se que não está falando com um amigo, por isso nada de usar gírias e muito menos palavrões. Mantenha a sua postura, mas sorrir está liberado.

15 perguntas decisivas nas entrevistas de emprego em inglês 

6. Criticar seu antigo emprego

Um ponto crítico da entrevista de emprego é falar sobre suas experiências de trabalho. Isso porque os entrevistadores querem saber o que te fez pedir as contas, ou até mesmo o por que te desligaram da empresa. É importante ser sincero e deixar claro como aconteceu. Assuma seus erros, se for o caso, mas nunca critique seu emprego anterior ou seu antigo chefe/superior.

7. O corpo fala

Entre as dicas para entrevista de emprego está a liguagem corporal. O corpo fala o tempo todo, ainda mais quando estamos nervosos. Mas não é boa hora para deixar seu corpo falar, já que muitas entrevistas são acompanhados por psicólogos que conseguem facilmente identificar traços da sua personalidade e nervosismo. Evite cruzar os braços, porque demonstra que não esta confortável com a situação. Procure não segurar a bolsa no colo, ficar de mãos cruzadas ou balançar as pernas. Tente manter a postura e ficar relaxado.

Gostou? Compartilhe!
Fabiane Fernandes Fabiane Fernandes

Brasileira, graduada em Publicidade e Propaganda com extensão em Marketing de Relacionamento, com intercâmbio em Limerick na Irlanda, blogueira, morando no Porto (Portugal).

Na Web:

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar