Entrevista de emprego: as 10 perguntas e respostas mais decisivas

As perguntas e respostas nas estrevistas de emprego possuem certo padrão. Descubra como se sair bem nos pontos-chave na hora da contratação. 

Entrevista de emprego: as 10 perguntas e respostas mais decisivas
Saiba como impressionar o seu entrevistador na hora de conseguir um emprego

A entrevista de emprego é, em muitos casos, a etapa decisiva para sua contratação. O problema é o frio na barriga na hora de responder às perguntas. Pensando nisso, o E-konomista preparou uma lista com 10 perguntas e respostas nas estrevistas de emprego que costumam surgir e são decisivas para a contratação.

Perguntas e respostas comuns


1. Fale-me sobre você!

A primeira da lista de perguntas e respostas nas estrevistas de emprego é genérica. Esta é uma pergunta "quebra gelo", mas que merece toda atenção por ser a oportunidade de causar uma boa impressão.

Erro: Nunca responda algo do tipo “Ah, não sei…” ou “O que você quer saber?”. Outro tipo de resposta desnecessária é falar sobre a sua formação já que o entrevistador teve acesso ao seu currículo.
Acerto: Aposte nas qualidades e experiências que sejam relevantes para a empresa; diga quais são os seus hobbies e os relacione com a sua profissão.

2. Por que você se considera a pessoa ideal para o trabalho?

Agora a resposta vai além das suas qualidades e experiências. E a hora de exemplificar as suas habilidades e conquistas.

Erro: Ressaltar as habilidades é diferente de se gabar. Cuidado para não exagerar e tornar sua resposta algo artificial.
Acerto: Compare as suas qualidades com as exigências da vaga de emprego oferecida.

3. Qual o motivo para querer mudar de emprego?

A terceira da lista de perguntas e respostas nas estrevistas de emprego é perigosa. Também é possível considerar perguntas do motivo pelo qual foi demitido ou porque pediu demissão.

Erro: Não fale mal do antigo emprego, ou das pessoas que lá trabalhavam como supervisores ou chefes.
Acerto: Se o seu caso for uma demissão, diga que a empresa está se reestruturando e, se você deseja sair ou já se demitiu, a melhor resposta é “preciso de um novo desafio”.

4. Descreva uma experiência de trabalho ou um desafio e como fez para resolvê-lo!

Com esta pergunta o entrevistador quer ouvir como resposta a sua a sua capacidade de iniciativa, criatividade, trabalho em equipe e sob pressão:

Erro: Não invente histórias, pois as pessoas percebem. Por menor que seja a sua experiência, vale a pena conta-la de uma perspectiva positiva.
Acerto: Pense em alguma situação que necessitava de algo urgente e que você tomou a iniciativa e trouxe benefícios para a empresa.

Confira ainda as perguntas decisivas nas entrevistas de emprego em inglês

5. O que você sabe sobre a empresa?

A quinta na lista de perguntas e respostas nas estrevistas de emprego testa seus conhecimentos. Esta, e a próxima pergunta, exigem o mínimo de conhecimento. Antes de concorrer a uma vaga de emprego em uma determinada empresa ou até mesmo, de comparecer a uma entrevista, esteja bem informado.

Erro: Não conhecer a empresa, assim como os produtos ou serviços prestados, onde atua ou qual o mercado de trabalho são fatais.
Acerto: Para além dos citados acima, procure se informar sobre os valores, missão e objetivos da empresa. Essas informações são básicas e podem ser encontradas na internet.

6.Quais são as suas aspirações de salário?

Também é preciso conhecer a vaga de emprego para a qual se candidata, quais são as exigências e as funções esperadas.

Erro: Dizer que este não é um fator crucial. A empresa deseja sim, saber qual é a sua ambição de trabalho.
Acerto: Pesquise qual é a média salarial do cargo oferecido para não dizer algo muito acima ou abaixo do que a empresa poderá lhe ofertar. Considere as suas qualificações.

Veja mais: 10 dicas para arrasar no primeiro emprego

7. Maior defeito e qualidade?

A sétima da lista de perguntas e respostas nas estrevistas de emprego é curiosa. Por mais que esta seja uma pergunta bem clara e objetiva, não se espera que o candidato a responda com características que possam ser prejudiciais no ambiente de trabalho.

Erro: Ao apontar os defeitos, procure por aqueles que não o diminua como profissional. Não se esqueça que, mesmo para as qualidades, vale a pena ressaltar apenas aqueles relacionados ao trabalho.
Acerto: Relacione, de forma positiva, aquelas características que são admiradas na vida profissional e no relacionamento de trabalho: dinamismo, responsabilidade, dedicação, etc. Quanto aos defeitos, bons exemplos é dizer que é exigente, perfeccionista ou autocrítico.

Conheça quais são os dez pecados em uma entrevista de emprego e não cometa os mesmos erros!

8. Quais as suas perspectivas a curto e longo prazo?

O objetivo é descobrir se você tem conhecimento sobre a sua área de trabalho ou apenas “caiu de pára-quedas” e ainda não apareceu nada melhor.

Erro: Respostas como "ganhar muito dinheiro" ou "trabalhar na empresa até aposentar" não são bem vistas.

Acerto: Mostre que você sabe quais são as decisões que pretende tomar ao longo da sua carreira e, que tem interesse em crescer profissionalmente.

9. O que você fez para melhorar os seus conhecimentos técnicos nos últimos anos?

Se você realmente está interessado em crescer e fazer carreira, tem também que se esforçar para tal.

Erro: A boa intenção em dizer que "irá aprender com seus colegas" ou que depois da faculdade trabalhou durante muito tempo na área e adquiriu experiência, não é vantagem.
Acerto: A empresa quer profissionais antenados e que busquem por novos conhecimentos em palestras, seminários e cursos. Acompanhe as novidades da sua área e terá uma grande vantagem sobre os concorrentes.

Leia mais: Descubra quais os melhores sites para procurar emprego

10. Alguma dúvida que queira perguntar ou saber sobre a empresa?

A décima na lista de perguntas e respostas nas estrevistas de emprego é geral, mas tem que se tomar cuidado. Este é o momento em que o entrevistador passa a bola para o entrevistado. Portanto, cuidado com o que vai perguntar. Aproveite o momento para mostrar que você é uma pessoa esclarecida.

Erro: Perguntar se foi aprovado é um grande erro!
Acerto: Se ainda não foi esclarecido durante a entrevista, pergunte sobre o cargo e suas estruturas de trabalho e até mesmo o plano de carreira da empresa.

O mais importante de tudo é estar bem preparado e já imaginar situações como estas para ter as respostas na ponta da língua.

   

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar