Entenda a fatura do cartão de crédito

Saiba porque é importante ler atentamente a fatura do cartão de crédito e aprenda o que você deve observar.

Entenda a fatura do cartão de crédito
A fatura do cartão de crédito costuma vir acompanhada do boleto bancário para pagamento.

É na fatura do cartão de crédito que constam informações importantes, como os juros que devem ser pagos e os custos dos serviços do cartão de crédito. Inclusive, é através da leitura da fatura que o consumidor pode detectar incongruências e fraudes e reclamar junto à instituição financeira.  

Principais informações da fatura

Além das tarifas, as seguintes informações também devem constar na fatura do cartão de crédito: 
 

  • Limite de crédito total e limites individuais para cada tipo de operação de crédito passível de comparação;

  • Gastos realizados com o cartão, por evento, inclusive quando parcelados;

  • Identificação das operações de crédito contratadas e os respectivos valores;

  • Valores relativos aos encargos cobrados, informados de forma separada, de acordo com os tipos de operações realizadas com o cartão;

  • O valor dos encargos a serem cobrados no mês seguinte, no caso de o cliente optar pelo pagamento do valor mínimo da fatura;

  • O Custo Efetivo Total (CET) para o próximo período das operações de crédito passíveis de contratação.

 
Caso haja algum lançamento desconhecido na fatura, assim que perceber, o consumidor deve entrar em contato com a administradora do cartão de crédito e registrar a reclamação. Se alguma compra foi cobrada de forma duplicada, o mesmo deve ser feito para que o estorno seja feito junto à administradora do cartão. 

2ª via da fatura do cartão de crédito 

A fatura é enviada mensalmente ao endereço cadastrado pelo titular da conta, seja ela em papel ou eletrônica, tenha o consumidor a recebido ou não, a fatura do cartão de crédito é cobrada da mesma forma. Em caso de não recebimento o titular do cartão deve entrar em contato com a central de atendimento antes da data de vencimento para solicitar o envio da 2ª via pela internet, pagar via código de barras ou débito automático, entre outras opções. Sendo assim, fingir que não recebeu a fatura só vai fazer com que os juros aumentem durante os dias em que o pagamento estiver em atraso. 

Pagamento


Em geral, a forma mais comum de pagamento da fatura do cartão de crédito é a integral, na qual se paga todo o valor discriminado, até a data de vencimento. 
 
Algumas instituições financeiras dão a possibilidade de parcelar o valor total da fatura e assim o consumidor evita entrar no rotativo, que pode ter juros de até 486,8% a.a. Nesse caso, todo cuidado é pouco.
 

Gostou? Compartilhe!
Carolina Benevides Carolina Benevides

Jornalista brasileira, Carolina Santarosa é formada pela Universidade de Fortaleza desde 2011. Atualmente cursa o 2º ano do Mestrado em Ciências da Comunicação na Universidade do Porto. A profissional já trabalhou no marketing da Red Bull, foi Assessora de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza e do North Shopping Fortaleza. Fez intercâmbio acadêmico nos Estados Unidos e atualmente mora no Porto (Portugal).

Na Web:

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar