Entenda como calcular o preço de venda de um produto

Como calcular o preço de venda, saindo no lucro e ainda praticando preços competitivos? Veja como fazer esse cálculo e ainda gerar lucro ao seu produto.

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Veja como calcular o preço de venda e gerar lucro ao seu produto ou serviço.

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Como calcular o preço de venda, saindo no lucro e ainda praticando preços competitivos? Essa é uma das dúvidas mais frequentes entre os empresários, o qual acaba desconsiderando o real custo da mercadoria e despesas gerais para focar-se apenas na competitividade do mercado. Veja como fazer esse cálculo e gerar lucro ao seu produto ou serviço.

Veja como calcular a margem de lucro de um produto ou serviço

Como calcular o preço de venda?

Para saber como calcular o preço de venda, em primeiro lugar deve-se ter em mente que este valor deve cobrir os custos da mercadoria, somado ainda as despesas variáveis e fixas proporcionais e, claro, ter uma margem para o lucro desejado sobre a venda. Sendo assim, para definir o seu preço de venda, o empresário deve considerar os aspectos mercadológicos e financeiros.

O primeiro passo para estipular seu preço de venda é calcular a margem de lucro média que deseja ter para o seu negócio. Salientamos que o lucro destina-se a remunerar o capital investido na empresa, sendo desejável que este capital retorne, no mínimo, em torno de 2% a 4% ao mês.

Aliado a isso, o empresário deve entender e computar o sistema tributário de sua empresa e calcular todos os gastos fixos e variáveis por trás da venda, ou seja, custos da mercadoria, do aluguel, do salário dos funcionários, do escritório de contabilidade, das embalagens, da máquina de cartão de crédito, entre outros.

A seguir, é necessário determinar o preço de venda líquido do produto, ou seja, livre de tributos e descontos. Para chegar neste valor é preciso usar a seguinte fórmula: Preço de Venda Líquido (PVL) = Custo (Fixo + Variável) / 1 – Percentual da Margem de Lucro. Por exemplo, se o seu custo total for de R$ 100 e estipular uma margem de lucro de 20%, o PVL será de R$ 125.

Por fim, é hora de repassar o valor final aos seus clientes. Com base na pesquisa de mercado e o valor do PVL, o empresário deverá acrescer os valores dos tributos, as comissões dos funcionários (se aplicável) e ao desconto que possivelmente virá a dar para os clientes. Uma vez estipulado o valor de venda que cobre seus gastos e gera lucro, a flexibilidade vai depender apenas das questões de competitividade e gestão dos lucros.

Como ser competitivo?

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Antes de mais nada, a empresa deve seguir algumas alternativas para basear seu preço, como no comportamento de vendas relacionadas a um determinado período ou determinando seu valor mediante pesquisa de mercado.

No entanto, ambos os métodos tem suas variáveis que podem interferir ou confundir essa análise, como o aparecimento de novos concorrentes, hábitos dos consumidores, eventos, situação política, novos produtos, entre outros. Portanto, é importante estar atento a estes fatores antes de aplicar um novo preço no mercado. Veja alguns fatores que também influenciam na competitividade.

Aspecto mercadológico

Pelo aspecto mercadológico, o preço de venda deverá estar próximo do praticado pelos concorrentes diretos da mesma categoria de produto e qualidade. Alguns fatores como tempo de mercado, agressividade da concorrência ou forte presença da marca influenciam diretamente no valor.

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Aspecto financeiro

No caso do aspecto financeiro, o preço de venda deverá cobrir o custo direto da mercadoria, das despesas variáveis e fixas. O saldo restante será o lucro líquido.

Sendo assim, se o preço ditado pelo mercado for menor que o encontrado a partir dos custos internos da empresa, o empresário deve refazer os cálculos financeiros para avaliar a viabilidade da sua prática, ou seja, equilibrar o preço de venda diminuindo seus custos diretos, despesas fixas ou abaixando sua margem de lucro.

Quer mais informações sobre como calcular o preço de venda? O SEBRAE oferece o curso gratuito a distância de Formação do Preço de Venda, que visa aperfeiçoar empresários, profissionais liberais e gerentes na área financeira, detalhando os elementos que compõem o preço e a venda; auxiliando na diferenciação das despesas fixas e variáveis; avaliando os preços competitivos do mercado e, por fim, fixando os preços finais dos produtos.
 

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Heloísa von Ah Heloísa von Ah

Formada em Comunicação em Computação Gráfica e Design de Games, é apaixonada pela profissão que exerce. Uma aficionada por tecnologia, gatos e cinema underground.

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