Enem 2016: inscrições já estão abertas

As inscrições para o Enem 2016 já estão abertas! Veja quais são as datas, prazos e garanta seu lugar nas melhores universidades do Brasil em programas sociais.

Enem 2016: inscrições já estão abertas
Garanta seu lugar nas melhores universidades do país e do mundo. Inscreva-se!

Entre as principais ferramentas para o ingressos nas universidade do país e em diversos países pelo mundo, o Exame Nacional do Ensino Médio está com inscrições abertas para a edição Enem 2016.

Qual a importância do Enem 2016?

Tanto no Enem 2016 quanto nas edições anteriores, o exame tem o intuito de avaliar de maneira mais objetiva os conhecimentos adquiridos durante o ensino médio, fugindo às peculiaridades individuais dos vestibulares. A nota obtida a princípio servia como complemento à obtida na prova de muitas universidades, porém essa função foi muito além e atualmente é utilizada tanto como critério de seleção em programas sociais ou até mesmo como substituição ao vestibular de diversas universidades pelo Brasil e pelo mundo.

Cursos do Mackenzie: os melhores e os mais concorridos

Universidades e Programas Sociais

As notas do Enem são usadas há muito tempo como critério de seleção nas universidades, o que vai muito além das primeiras edições da prova, já que podemos utilizar a nota obtida (geralmente superior a 600 pontos) como único ou principal meio de ingresso em uma instituição de ensino. As universidades que optam pelo Enem como único método de avaliação fazem uso do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) o qual ofereceu mais de 205 mil vagas entre as instituições cadastradas.

Além de ser uma porta de acesso às universidades, o Enem 2016 pode ser utilizado em diversos programas sociais, como o Universidade Para Todos (PROUNI), o Financiamento Estudantil (FIES), a Seleção Para Ensino Técnico (SISUTEC), o Ciência Sem Fronteiras e a Certificação do Ensino Médio; abrindo caminhos para bolsas, intercâmbios, cursos profissionalizantes e financiamentos estudantis.

APRENDA 
inglês e vá longe

comece agora

Inscrições para o Enem 2016

As inscrições para o Enem 2016 começaram no dia 09 de maio e se estendem até o próximo dia 20. Segundo a secretaria do MEC, são esperadas cerca de 8 milhões de inscrições esse ano e, em decorrência das eleições municipais deste ano, as provas devem ocorrer nos dias 5 e 6 de Novembro, de acordo com a declaração do Ministro da Educação Aloizio Mercadante.

As provas realizadas no sábado, dia 5 de novembro, irão cobrar dos candidatos os conteúdos de ciências humanas e ciências da natureza; já as provas do domingo, dia 6 de novembro, abordarão conteúdos de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática.

O horário de início para a aplicação é o mesmo para os dois dias, sendo a abertura dos portões às 12h, com fechamento às 13h; 30 minutos antes do início das provas, marcado para as 13h30. A duração segue o padrão dos anos anteriores, sendo de 4h30 para o primeiro dia (sábado) e 5h30 para o segundo dia (domingo).

A taxa de inscrição sofreu reajustes, passando de R$ 65 para R$ 68 e o pagamento pode ser realizado através de casas lotéricas, Correios ou qualquer agência bancária, devendo este ser efetuado até às 21h59 do dia 25 de Maio através da Guia de Recolhimento da União (GRU).

Candidatos especiais

Candidatos que possuam condições especiais devem apresentar o pedido de horários ou salas especiais antecipadamente. Sabatistas, por exemplo, que guardam o dia de sábado em função da religião, podem realizar a prova às 19h no horário local; já os candidatos que possuam autismo, dislexia, discalculia, deficiência intelectual, déficit de atenção, entre outras limitações consideradas pelo Código Internacional de Doenças (CID). Por fim, candidatos que queiram requerer tratamento pelo nome social deverão enviar documento de identificação entre os dias 1º e 8 de Junho.

Saiba como fazer uma faculdade de qualidade com baixas mensalidades!

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Heloísa von Ah Heloísa von Ah

Formada em Comunicação em Computação Gráfica e Design de Games, é apaixonada pela profissão que exerce. Uma aficionada por tecnologia, gatos e cinema underground.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar