Como conseguir um empréstimo para abrir empresa

Quer saber como começar o seu negócio e ainda não tem capital para iniciar os seus trabalhos? Saiba como conseguir empréstimo para abrir empresa.

Como conseguir um empréstimo para abrir empresa
Saiba como tomar empréstimos para a sua empresa nos principais bancos

Para abrir uma empresa é necessário um bom planejamento, tanto dos custos, gastos quanto de possíveis prejuízos. Muitas pessoas optam por pedir empréstimos para começar o seu negócio, mas para isso alguns fatores terão que ser levados em consideração, como: taxa de juros, prazo de pagamento, entre outros. Conheça os procedimentos de como conseguir um empréstimo para abrir empresa.

Como funciona um empréstimo para abrir empresa

Existem algumas modalidades que podem ser analisadas quando solicitamos um empréstimo, elas podem ser:

Cheque Especial

É uma modalidade não muito comum, já que ele deverá ser pago à vista, sem poder ser parcelado e o percentual de juro é mais alto. Se optar pelo cheque especial, deve ter em mente que será apenas para cobrir momentaneamente algo ou comprar com o máximo de urgência.

Crédito pessoal

É utilizado para quem quer abrir uma empresa e não tem outra forma para conseguir o dinheiro. É mais acessível, porém cobra um juros alto e, diferente do cheque especial, pode ser pago em várias vezes.

Capital de Giro

Com uma taxa de juros menor, normalmente 3%, essa modalidade está restrita apenas para pessoas jurídicas. Voltada para negócios que precisam comprar matéria prima com frequência ou que recebe muitos de cheques pré-datados, pois você poderá emprestar o valor e cobrir posteriormente.

Cartão do BNDES

Conhecido como uma das melhores formas de se abrir um negócio, ele pode ser usado para adquirir móveis para a empresa, é voltado apenas para comprar determinados objetos. Essa modalidade permite o pagamento em até 48x e a taxa de juro é bastante baixa.

DESCUBRA A CONTA BANCÁRIA SOB MEDIDA PARA O SEU NEGÓCIOsaiba mais

Empresa Micro Crédito

Ainda pouco conhecida no mercado, o empréstimo será fornecido por meio de instituições bancárias e conveniadas. Com os juros baixos, aproximadamente 0,65%, o pagamento pode ser em até 24x. Pode ser solicitado tanto por pessoas físicas como jurídicas.

Empréstimo para abrir empresa nos principais bancos

Caixa Econômica Federal

O empréstimo poderá ser solicitado pelas empresas com renda bruta máxima de R$ 60.000,00 por ano e que não tenham participação de outras companhias como sócias. Deverá ter pelo menos um empregado contratado com o piso salarial da categoria. Voltado para microempresários, a Caixa oferece taxas e tarifas diferenciadas, para saber mais sobre valores, você deverá entrar em contato com o banco.

Itaú

O banco oferece empréstimos por meio de Capital de Giro, que podem ser: pré-fixado (os pagamentos serão em parcelas mensais e iguais “principais + juros” e parcelas flexíveis com o vencimento e o valor principal de cada parcela definidos anteriormente). E pós-fixado, que são parcelas flexíveis, com o vencimento e o valor principal de cada parcela definidos conforme a necessidade da sua empresa. Além disso, serão cobrados encargos mensais/principal final (EMPF), que são os juros pagos mensalmente, e o valor do principal é pago no vencimento da operação.

Bradesco

O banco oferece dois tipos de empréstimos: o Cred Investimento, onde a empresa poderá parcelar a dívida mensal ou conforme o fluxo de caixa da companhia. O prazo para pagamento é de 37 a 60 meses, além de solicitar garantias que podem ser alienação de bens móveis e imóveis, cessão fiduciária de duplicatas e cheques. E a outra modalidade é o Capital de Giro, que pode ser pago em parcelas mensais compostas pela soma do valor financiado e dos juros contratados.

Santander

O Santander oferece empréstimo por meio de Capital de Giro, ideal para equilibrar o fluxo de caixa da empresa. Pode ser feito com condições diferenciadas de valor, parcelamento, taxa, garantia e forma de contratação. Você poderá tomar a partir de R$ 1 mil e o prazo para pagamento é de 2 a 60 meses. As taxas são pré ou pós-fixada.

BNDES

O empréstimo pode ser solicitado por pessoas jurídicas de direito provado. A taxa de Risco de Crédito é até 4,18% ao ano a ser fixada de acordo com a classificação de risco conforme critérios do BNDES. O Prazo para pagamento é de até cinco anos, definidos pelos critérios do banco.

Os tipos de sociedades empresariais do Brasil

Vale a pena começar com um empréstimo?

Não é muito recomendado começar um negócio com dívidas e sem capital próprio, normalmente os bancos não costumam emprestar dinheiro quando o risco de perda é muito alto. Para tanto é importante buscar informações sobre as linhas de financiamento que melhor se enquadram nas necessidades de crédito da empresa.

A parte vantajosa é que se bem pensado, o empréstimo pode auxiliar no crescimento da empresa, calculado um valor que poderá ser pago em muitas vezes e com juros baixos. O empreendimento terá poucas dívidas e também poderá gerar um caixa positivo que servirá como garantias em meses de pouca lucratividade.

A desvantagem é que quando a companhia faz uma dívida, o seu risco aumenta, logo os prejuízos também, já que terá que arcar com os valores do empréstimo. Além disso, caso os negócios não corram como deveriam (se a empresa não tiver lucro), e não tiver dinheiro para pagar as contas, o negócio pode ir até à falência.

 Encontre a melhor solução de conta bancária para o seu negócio. Veja aqui! 

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Elisabete Machado Elisabete Machado

Brasileira, natural de São Paulo, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e Pós-graduada em Fundamentos da Cultura e das Artes pela Universidade Estadual Paulista. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar