8 exemplos de empresas sustentáveis no Brasil

Conheça as empresas sustentáveis brasileiras e as suas iniciativas ambientais, econômicas e sociais com stakeholders e comunidades.

8 exemplos de empresas sustentáveis no Brasil
Conheça as empresas que estão de olho na sustentabilidade

ECONOMIZE NOS SERVIÇOS DA SUA CONTA BANCÁRIA saiba como

O que é ser uma empresa sustentável? A maioria das pessoas acredita que a sustentabilidade está ligada ao compromisso com o meio ambiente. Isso está apenas um terço correto. Na verdade, as empresas sustentáveis têm de se importar e investir em soluções que reduzam o impacto não só ambiental, como também social e econômico das atividades da companhia nas comunidades onde possuem instalações e atividades.

Empresas inovadoras que fizeram sucesso em 2015

Principais empresas sustentáveis no Brasil

Essas iniciativas e ações da empresa visam incentivar o desenvolvimento das comunidades em todos os âmbitos, também contando com a proteção à natureza. Quanto mais agressiva é a atividade da empresa, – energia ou química, por exemplo - maior o compromisso que deve assumir com questões de sustentabilidade, e é por isso que algumas empresas com um core business não tão sustentável figuram na lista. O termo gera controvérsias no mercado: as multinacionais têm compromissos com a sustentabilidade, mas também “esmagam” a produção e o comércio nacionais. Para o nosso ranking, escolhemos apenas empresas sustentáveis nascidas e criadas no Brasil. Veja abaixo.

Natura

Presente tanto no ranking de empresas sustentáveis do Brasil quanto na lista de 100 empresas mais sustentáveis do mundo de acordo com pesquisa do Corporate Knights. Já é o terceiro ano consecutivo que a Natura figura na lista de empresas mais sustentáveis do mundo.  Não é novidade que a sustentabilidade é uma diretriz da marca e guia todo e qualquer projeto de desenvolvimento. O compromisso que a Natura tem com as comunidades locais, desenvolvimento de funcionários, revendedoras e estudantes também faz com que ela encabece a lista.

BRFoods

Do ponto de vista vegetariano, talvez a BRF não seja uma das empresas sustentáveis do Brasil que mereça estar no ranking. Mas a verdade é que a detentora das marcas Sadia, Perdigão e Batavo figura entre as 100 empresas mais sustentáveis do mundo. A empresa de agronegócio monitora a Cadeia de Fornecedores e estabelece índices de qualidade que devem ser cumpridos. Para a aquisição dos insumos de produção, dá-se preferência aos produtores locais que tenham a ficha limpa com o IBAMA, com o Ministério do Trabalho e que não tenham tido nenhuma autuação ambiental. Caso ocorra, o contrato de fornecimento é cancelado imediatamente.

Bunge

QUER INICIAR O SEU PRÓPRIO NEGÓCIO?
Cadastre-se e receba as melhores dicas, informações e oportunidades para investir no negócio próprio.

A Bunge é a maior exportadora brasileira do agronegócio. E o agronegócio, no Brasil, é o setor de atuação que mais gasta água. Em 2012, foi implantado um projeto de reuso de água nas irrigações que reduziu em 40% o seu consumo até 2014. A meta é expandir o projeto e adotá-lo em outras plantas da empresa.

Even

Para a Even, o mestre de obras não apenas fiscaliza e supervisiona o canteiro, como também é responsável por fornecer relatórios de sustentabilidade durante a construção. O projeto Olhares Sustentáveis do canteiro ensina os funcionários a registrarem as boas práticas de gestão de resíduos da construção durante a fase de obras.

Rio Quente Resort

Localizado no Sul de Goiás e com a natureza e as águas termais como chamariz do negócio, o Rio Quente resorts tem um compromisso a mais com o ecossistema onde está instalado: no hotel, eles fazem uma gestão eficiente da água. Basicamente, a água das piscinas é reutilizada nas descargas dos banheiros e na irrigação. Também possui uma estação de tratamento própria, que devolve a água utilizada em condições potáveis para o Rio Quente. No uso de energia, reduziram o consumo em 15% instalando painéis solares e produzindo biogás a partir do esgoto.

As 7 maiores empresas do Brasil

Termotécnica

A Termotécnica é uma empresa química e a maior produtora de isopor da América Latina. Como forma de reduzir as emissões de carbono, é própria empresa catarinense que recolhe e recicla 30% de todo o isopor do país. Além dessa iniciativa, para a construção civil também propuseram uma nova técnica de construção que incorpora o reuso do isopor na construção de paredes, também contando com o benefício do isolamento acústico.

Algar Telecom

Em 2013, a Algar Telecom, sediada em Uberlândia, criou um comitê que serve como guardião de práticas sustentáveis da empresa. O departamento é subordinado à presidência e tem como objetivo disseminar a sustentabilidade entre funcionários e comunidade. A reciclagem de resíduos administrativos, como papel e plástico, cresceu 60% desde a implantação e mais de 30 mil mudas foram plantadas com ajuda de funcionários e comunidades locais.

Ecofrotas

Líder em gestão sustentável de frotas no país, a gaúcha Ecofrotas não cansa de inovar. Em 2014, foi lançada uma plataforma online era possível verificar informações relacionadas ao desempenho dos veículos e motoristas, como o tipo de rota, consumo do veículo e locais de abastecimento. Desde 2012, eles também mantêm um programa que oferece créditos de carbono às empresas que trocarem a gasolina por etanol. A Ecofrotas também treina os funcionários, ensinando técnicas para aumentar a segurança e reduzir o consumo de combustível.

Encontre a conta bancária ideal para você. Saiba mais.


Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Gabriela Ventura Gabriela Ventura

Natural de São Paulo, estudante de Publicidade e Propaganda na USP. Não tem hobbies fixos nem rotina, é apaixonada pelo imprevisto. Foi fazer intercâmbio em Lisboa e... estendeu a estadia por tempo indeterminado.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar