Empresas inovadoras que fizeram sucesso em 2015

Você sabe quais são as empresas inovadoras que mais fizeram sucesso em 2015? Confira a lista e veja as novidades que elas trouxeram pro mercado.

Empresas inovadoras que fizeram sucesso em 2015
Veja a lista das empresas inovadoras que mais se destacaram em 2015

ECONOMIZE NOS SERVIÇOS DA SUA CONTA BANCÁRIA saiba como

No ranking das empresas mais inovadoras do mundo, o Brasil não está muito bem colocado: ocupa a 61ª posição na lista, mas cai para o 71º no cálculo de proporção de eficiência. Mas há algumas empresas no país que estão fazendo esforços reais para mudar essa realidade. O investimento crescente em pesquisa e desenvolvimento, a atenção às tendências e às opiniões dos funcionários e consumidores e também uma boa dose de persistência são os ingredientes principais que as empresas inovadoras do Brasil utilizaram para se destacar em 2015. Veja o ranking criado pela Forbes Brasil das empresas mais inovadoras da atualidade no país.

Conheça as startups brasileiras que mais tiveram sucesso em 2015

As empresas inovadoras que ganharam destaque no Brasil em 2015

Afinal, o que é inovação no ambiente empresarial? Segundo o especialista Daniel Domeneghetti, CEO da DOM Strategy Partners, “é a capacidade sistêmica de adequar, incrementar ou modificar padrões estabelecidos. Melhorar é adequar ou incrementar. Modificar é gerar ruptura dos modelos de negócios, processos, sistemas de gestão, produtos, serviços, tecnologias, comportamentos, dentre outros”. Portanto, para chegar a essa lista,foram considerados critérios como:

  • A metodologia que considera a adequação - capacidade da organização de se equiparar aos padrões do mercado
  • O incremento - habilidade para criar vantagem competitiva explorando novos nichos
  • A ruptura - capacidade que novas empresas têm de mudar as regras de um setor ao entrar no mercado, em vez de se adaptar a ele.
  • A oferta de produtos e serviços inovadores
  • A interatividade com o consumidor
  • A disponibilização de formatos e modelos diferentes de atendimento
  • A qualidade da gestão de relacionamento com o cliente
  • A experiência da marca durante o consumo

Como se tratam de empresas com histórias, receitas e de setores muito diferentes, a revista Forbes considerou que seria injusto colocá-las em uma lista que comparasse quem foi mais ou menos inovadora durante o ano de 2015. Portanto, o ranking é das empresas que mais inovaram no ano passado nos diferentes setores, em ordem alfabética:

Chili Beans

A empresa brasileira de óculos de sol e acessórios teve crescimento e expansão durante o ano de 2015 e tornou-se a maior empresa de óculos escuros da América Latina. A adequação ao mercado, parceria com outras empresas e eventos (como o Rock in Rio, por exemplo) e investimento no contato com o cliente trouxe a Chili Beans para a lista de empresas inovadoras do Brasil.

QUER INICIAR O SEU PRÓPRIO NEGÓCIO?
Cadastre-se e receba as melhores dicas, informações e oportunidades para investir no negócio próprio.

Cristália

A Cristália é uma empresa de produtos químicos e farmacêuticos que foge do trivial. Ela tem investido em medicamentos biotecnológicos e fármacos de alta intensidade de valor e impacto. Desta forma, o reconhecimento não demorou a surgir: é hoje a maior produtora de anestésicos da América Latina. Em dezembro, a Cristália anunciou a aquisição da Latinofarma e iniciou então a sua atuação no mercado de oftalmologia.

Elektro

A Elektro é uma empresa distribuidora de energia que inova na relação com o cliente, na preocupação socioambiental e na incorporação de novos serviços.

Embraer

A Embraer, conglomerado brasileiro de fabricantes de aviões tem vários motivos para estar na lista das empresas inovadoras do país. No transporte civil, difundiu-se no mundo com custos operacionais competitivos. No transporte militar, desenvolveu o KC390  para transporte de tropas e cargas, busca pela competição global em aeronaves de combate. E finalmente, na aviação executiva, incorporou o design e a arte com a mesma competência que lidou com aerodinâmica.

10 livros online grátis sobre o mundo dos negócios

Granbio

A jovem empresa Granbio, inaugurada em 2011, é pioneira na geração de energia renovável no Brasil – o etanol de 2ª geração – o combustível mais limpo do mundo. A empresa transformou desperdício em fonte de energia sustentável.  Conta com o apoio e o financiamento da Finep, a Agência Brasileira de Inovação.

Natura

A empresa cosmética brasileira ancorou, com sucesso, o propósito de produzir produtos para o setor de beleza baseado na sustentabilidade e no uso da biodiversidade brasileira.

Netshoes

Quando a empresa surgiu, ouviu muitos “nãos” do mercado pelos investidores não acreditarem na venda de calçados esportivos pela internet. A empresa provou que estavam errados e hoje é pioneira no setor, com volume de vendas impressionante.

O Boticário

Inovação em comunicação e marketing fizeram com que a marca brasileira de cosméticos ganhasse notoriedade no ano de 2015.  A empresa cresceu e hoje é mais do que apenas a bandeira O Boticário, já é um holding que tem outros negócios de sucesso como o “Quem disse, Berenice?”.

Sem Parar

A empresa inovou com a passagem non-stop (sem parar) para pedágios em rodovias e também nas catracas de shoppings, hospitais e edifícios.  Mas a Sem Parar não parou por aí, agora o investimento da marca é em combustíveis.

WEG

A WEG é uma empresa especializada na fabricação e comercialização de motores elétricos, transformadores, geradores e tintas. Segundo a Forbes, é uma das poucas empresas brasileiras com aptidão para tornar-se uma empresa sistemista aos moldes da GE, Siemens e Bosch. Trabalhou a inovação em diversas linhas de produtos complementares e solidificou uma proposta de atuação de mercado com base em segmentos de aplicação

Whirpool

A Whirlpool Corporation é a maior fabricante mundial de electrodomésticos. Além dos tradicionais produtos indispensáveis para casa, a marca inovou na criação de uma máquina que faz suco, refrigerantes, chás, cafés, frapês, energéticos e até mesmo drinks em segundos, a partir do uso de cápsulas. Essa criação que promete mudar hábitos elevou em muitos graus a imagem de inovação da companhia.

Encontre a conta bancária ideal para você. Saiba mais.


Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Ana Luiza Fernandes é brasileira, natural de Minas Gerais, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e hoje cursa Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, Portugal. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural, Fotografia, Documentário e Assessoria de Imprensa e é apaixonada pela profissão desde criança.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar