As 20 empresas com o maior número de reclamações no Brasil

Um ranking que relaciona as 20 empresas com maior número de reclamações em geral no mês de junho de 2016 através do site de reclamações Reclame Aqui.

As 20 empresas com o maior número de reclamações no Brasil
Fique atento aos indíces de reclamação e solução de cada empresa

Quando fechamos um contrato de prestação de serviço ou comércio com uma empresa de telefonia, tv por assinatura ou mesmo uma loja virtual a intenção é buscar o melhor custo benefício na adesão do serviço e o menor risco de que há algo de errado no meio do caminho. Ainda assim, especialmente as mais famosas empresas de seu setor em específico, são alvo do maior número de reclamações - proporcional também ao maior número de clientes - no Brasil.

Atraso na entrega de produtos, dificuldade no cumprimento do serviço acertado e falhas de comunicação entre empresa e cliente causam inúmeros problemas e são - hoje em dia grande parte deles - informados no site Reclame Aqui, que registra, divulga e cobra retorno e solução das empresas alvo das reclamações em questão.

20 empresas com maior número de reclamações no Brasil

No próprio site Reclame Aqui há rankings de empresas com melhor e pior desempenho, desde o número de reclamações a melhores respostas de solução aos problemas, segundo avaliação dos consumidores. A seguir, as 20 empresas com maior número de reclamações em junho de 2016 no Brasil através do Reclame Aqui.

1. NET

A NET oferece serviços de TV, telefone fixo e tv por assinatura, separados ou em combos com valores diversos de acordo com quantidade de canais de TV pagos e/ou planos de dados de internet ou ligações.

No Reclame Aqui a maioria das reclamações diz respeito a cobranças erradas ou indevidas de fatura, além de reclamações de atendimento e falha de sinal ao usar telefone e internet ao mesmo tempo.

2. Extra.com.br

Os supermercados Extra ampliaram seus negócios no Extra.com.br possibilitando compras de produtos em geral, especialmente eletrodomésticos.

As reclamações são em sua grande maioria sobre falhas de entrega dos produtos, seja por atraso, dificuldade na troca ou retirada de produto, extravio de produto, dentre outras.

3. Casas Bahia

Casas Bahia é uma gigante revendedora de móveis e eletrodomésticos em geral que aceita pagamentos através de cartões, dinheiro ou carnê, e ainda oferece a possibilidade de compras online.

As principais reclamações se referem ao não recebimento de produtos comprados além de falhas e atrasos na entrega dos mesmos.

4. Vivo

Originalmente uma empresa de telefonia, a Vivo hoje em dia oferece também TV por assinatura e serviços de internet para celular, tablets ou computadores, via modem ou roteador.

As reclamações sobre a empresa - 0% solucionadas no Reclame Aqui - são principalmente por cobrança excessiva ou indevida na fatura e ainda dificuldades para cancelamento de contrato de prestação de serviço.

5. Ponto Frio

Grande empresa de venda de eletrodomésticos e móveis em geral, disponíveis em todos os lugares do país.

A maioria das reclamações sobre o Ponto Frio diz respeito a demora na entrega ou registro da produtos, além de dificuldade de trocar produtos com defeito.

6.Tim

A empresa de telefonia oferece também serviços de internet fixa e móvel e tv por assinatura atuando em todo território nacional.

No Reclame Aqui quase todas as reclamações - nenhuma respondida ou solucionada através do site - se referem a problemas de acesso a internet, especialmente a do tipo móvel, e falha na solução de problemas e cobranças indevidas.

7. Sky

A Sky é hoje uma das principais empresas de tv por assinatura no país e detentora de contratos de grande porcentagem de usuários desse serviço.

As reclamações sobre a empresa são variadas e passam desde problemas de conexão de canal e internet através da TV a falha no atendimento e serviços de cancelamento.

8. Dafiti.com

A empresa revende produtos de vestuário em geral de diversas marcas, através de plataforma online.

Embora possua alto índice de retorno e solução dos problemas no Reclame Aqui, as principais críticas são em relação a serviços de entrega (atraso, extravio) e dificuldade de acesso e compra no site.

9. Claro

Das maiores empresas de telefonia do país, a Claro oferece serviço de telefone e internet (fixa - atualmente através de parceria com a NET - e móvel) e ainda tv por assinatura.

A empresa possui impressionantes 0 reclamações solucionadas via Reclame Aqui e essas são variadas entre falha de serviço e atendimento, cobrança ou débito indevido em conta, uso indevido de cpf e mau funcionamento da internet.

10. Americanas Marketplace

A empresa oferece serviços de venda e entrega de produtos em geral (eletrodomésticos, eletrônicos, itens para casa) através de plataforma online.

Embora resolva grande parte de suas reclamações elas continuam surgindo e, em sua maioria, em relação a falhas na entrega dos produtos.

11. Correios

Os Correios são há anos responsáveis pela entrega de cartas e encomendas na maioria do país.

Sem nenhuma das mais de 32 mil reclamações solucionadas através do site, as principais delas são por conta de atraso na entrega ou cobrança excessiva.

12. Oi

A mais nova das grandes empresas de telefonia do país oferece também serviços de telefone e internet fixa móvel e de tv por assinatura.

A empresa segue a "regra" das concorrentes em telefonia e não soluciona nenhuma das reclamações enviadas através do Reclame Aqui. As reclamações são sobre cobrança indevida, mau atendimento e falha na prestação de serviços (rede de telefone e internet não funcionam).

13. NetShoes

A NetShoes revende produtos de vestuário, especialmente calçados, através de plataforma online.

Embora seja uma das que recebe mais reclamações é também uma das que melhor os soluciona, com 100% de respostas atendidas e alto índice de satisfação dos clientes. Porém continua recebendo reclamações em relação a falhas no processo de troca e confirmação de pagamento além de atrasos na entrega dos produtos.

14. Americanas.com

A loja online oferece venda (e entrega) de produtos de diversos tipos, desde higiene a eletrodomésticos e eletrônicos. As reclamações vão desde insatisfação com produto e serviço a falhas e atrasos na entrega dos mesmos.

15. Motorola

A Motorola é uma das maiores e mais populares empresas de eletrônicos no país, mais famosa por seus aparelhos celulares.

As reclamações mais atuais da empresa dizem respeito ao funcionamento de notebooks Lenovo (marca parceira) e problemas em geral de atendimento ao cliente.

16. Samsung

A Samsung é uma das grandes empresas de eletrônicos em geral.

No Reclame Aqui a maioria de suas reclamações são em relação ao funcionamento de aparelhos celulares e TVs de LED. Embora tenha 100% das reclamações atendidas o índice de satisfação dos clientes é bastante baixo.

17. Banco Itaú

Um dos maiores bancos do país e do mundo, o Itaú oferece desde servições bancários comuns a consórcios e seguros em geral.

As reclamações sobre o banco são sobre cobrança indevida de serviços, problemas em contratos em geral e ainda bloqueio de conta ou cartão de crédito sem motivo aparente.

18. Uber

Recente serviço de transporte urbano, o Uber veio fazer concorrência aos costumeiros táxis com preços mais baixos, bom serviço e a segurança do chamado via aplicativo de celular.

As principais reclamações são de falha no funcionamento ou cobrança através do aplicativo de celular e ainda falha de comunicação entre motorista e cliente.

19. Asus

Uma das grandes empresas de eletrônicos em geral do Brasil, a Asus tem como seus principais produtos os aparelhos celulares e notebooks.

No Reclame Aqui as principais reclamações são em relação a falha de funcionamento dos aparelhos celulares e notebooks especialmente e atraso na entrega dos mesmos.

20. PagSeguro

Sistema internacional de crédito e pagamento de compras online.

As principais reclamações são sobre erro nas cobranças, falha de cadastro de cartões de crédito, falhas no cadastro dos usuários e cancelamentos indevidos de transferência de valores.

​Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Tabata Franco Tabata Franco

Paulistana, formada em Comunicação e Multimeios e em Produção de Áudio e Vídeo. Transita por produções e projetos nas áreas de cinema/vídeo, fotografia, redação e artes em geral. Comunicativa, ama a palavra, se encanta pelas linguagens.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar