O que é uma empresa LTDA e como abrir

Confira o que sociedade limitada, também conhecida como empresa LTDA, e quais os procedimentos exigidos para a abertura legal de um negócio.

O que é uma empresa LTDA e como abrir
Entenda o que é uma sociedade limitada

Todo mundo já ouviu o termo empresa LTDA, mas qual o real significado disso? Quem deseja abrir um negócio precisa estar atento a essa expressão de natureza jurídica e que faz toda a diferença na hora de caracterizar uma empresa.

Para saber mais sobre sociedades LTDA, o E-konomista consultou o SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - sobre as definições que caracterizam essas empresas e o processo para abertura delas.

O que é uma empresa LTDA

Empresa LTDA nada mais é que uma sociedade limitada. Esse é o tipo de sociedade mais comum no Brasil e significa que o empreendimento é de responsabilidade limitada, diferenciando-o, por exemplo, de uma sociedade anônima (S/A).

DESCUBRA A CONTA BANCÁRIA SOB MEDIDA PARA O SEU NEGÓCIOsaiba mais

Segundo o SEBRAE, uma empresa LTDA é um empreendimento formado pelo investimento dos sócios para o capital social. O termo limitada caracteriza que cada sócio tem uma participação definida com base em sua contribuição, e que deve ser respeitada ao longo da continuidade do negócio.

Sempre que uma empresa é aberta, essa definição deve acontecer já no contrato de abertura. Ela também precisa aparecer na descrição do empreendimento que vai no contrato social, documento obrigatório a todo negócio.

Formalizar uma empresa limitada estabelece certas regras tanto para o empreendimento quanto para os sócios. Entre os critérios mais comuns estão:

  • Responsabilidades
  • Exclusão
  • Prejuízos
  • Conselho fiscal

Uma sociedade limitada (empresa LTDA) protege o patrimônio pessoal de cada sócio, mesmo em casos de saída da empresa, fechamento ou até falência. Respeitar a autonomia da empresa é importante para que ela seja configurada como limitada, por isso significa o caixa nunca pode ser usado para o pagamento de contas pessoais dos sócios.

Como abrir uma empresa em 5 dias por meio da rede simples

Como abrir

Para abrir uma empresa LTDA é necessário fazer um registro na Junta Comercial, além de solicitar a inscrição em outros órgãos obrigatórios.

Um passo a passo rápido para a abertura de uma empresa LTDA é:

  • Fazer o registro na Junta Comercial.
  • Aprovação prévia de órgãos e entidades governamentais, quando for o caso.
  • Inscrição do CNPJ na Secretaria da Receita Federal.
  • Inscrição na Secretaria de Fazenda do Estado.
  • Pedido de alvará de funcionamento na Prefeitura Municipal.
  • Inscrição no FGTS (Caixa Econômica Federal).
  • Inscrição nos conselhos de classe, quando for o caso (CREA, CRM, CRC etc.).

Alguns empreendimentos também precisam de autorizações específicas, como a da Vigilância Sanitária ou de entidades responsáveis por liberações ambientais. Procure saber as especifidades que o seu novo negócio exige para evitar qualquer tipo de dor de cabeça quanto à legalidade do empreendimento.

 Encontre a melhor solução de conta bancária para o seu negócio. Veja aqui! 

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar