Como achar emprego em Portugal: 6 coisas que você precisa saber

Está pensando em morar em Portugal? Veja seis informações importantes sobre emprego em Portugal que você precisa saber antes de fazer as malas e se mudar para lá.

Como achar emprego em Portugal: 6 coisas que você precisa saber
Veja informações importantes antes de fazer as malas e ir pra Portugal

Em busca de novas oportunidades, muitos brasileiros têm vontade de morar em Portugal. Mas como está o mercado de trabalho no país? É fácil achar emprego em Portugal? Veja no nosso artigo o que você precisa saber para se candidatar a vagas de trabalho e entrar no mercado português.

Informações importantes sobre emprego em Portugal

Confira as informações sobre as oportunidades no país:

1. Mercado de trabalho – há muitas vagas de emprego em Portugal?

Portugal foi um dos países gravemente afetados pela crise europeia. Atualmente, a taxa de desemprego no país está na casa dos 12%, mas ela chegou a 16,2% entre 2013 e 2014. A economia e empregabilidade do país se recuperam a passos lentos por diversos motivos, dentre eles o envelhecimento da população e a alta taxa de emigração dos portugueses.

Portanto, o mercado de trabalho no país já viveu dias melhores. A previsão é que a população empregada de Portugal se mantenha estável até o fim de 2016 e tenha um aumento muito pequeno (0,5%) até 2021. Isso quer dizer que não existem vagas de trabalho disponíveis por lá? Não quer dizer, existem vagas sim, mas não é um mercado que está de portas abertas.

Trabalhar na Noruega é opção para quem quer qualidade de vida

2. Vaga de emprego em Portugal para brasileiros, existe mesmo?

Sim, existe. De tempos em tempos vemos notícias de vagas abertas em terras lusitanas para trabalhadores brasileiros. São empresas que são voltadas para o mercado brasileiro ou que são geridas por empregadores brasileiros que querem trabalhadores da nossa nacionalidade. Na maioria das vezes, quando a vaga é exclusiva para brasileiros, o posto de trabalho é de atendimento ao cliente (linha de apoio ou telemarketing) e hotelaria. Em setembro de 2015, o site Catraca Livre selecionou 13 vagas distribuídas por todo o território lusitano exclusivas para brasileiros. A Netflix é uma das empresas citadas no artigo e que ainda hoje (abril de 2016) tem vagas abertas para brasileiros.

Esqueça os bancos e as dívidas Faça um empréstimo online em 3 minutos

3. Quais áreas possuem vagas abertas para trabalhar?

Portugal vive uma situação dúbia: precisa-se de profissionais altamente qualificados em alguma áreas e, por outro lado,  as ofertas de emprego são numerosas para vagas de trabalho que não exigem alto grau de qualificação (e que oferecem salários mais baixos).

Ao pesquisar em sites de emprego, você irá encontrar vagas para restauração (atendente de mesa, garçons, etc), hotelaria (recepção, arrumação) e call center (apoio ao cliente e telemarketing). Essas vagas possuem menor exigência de profissionalização do trabalhador, como o secundário (ensino médio) completo. Por outro lado, há escassez de mão de obra qualificada no país. Os setores de turismo, tecnologias da informação, medicina, física e engenharias ligadas à indústria são os que mais sofrem com a falta de profissionais, e um dos motivos dessa escassez – que barra o desenvolvimento do mercado de trabalho nacional – é a fuga de profissionais para o estrangeiro. Outro motivo é a falta de diálogo entre as instituições de ensino e os empregadores em Portugal, que tem gerado, nos últimos anos, um enorme excedente de profissionais qualificados em áreas de pouca empregabilidade, enquanto milhares de vagas de emprego permanecem abertas por falta de candidatos.

5 formas de achar um emprego em Londres

4. O que é preciso para trabalhar legalmente em Portugal?

É preciso um visto de trabalho. Para conseguir um visto de trabalho, é preciso ter um contrato de trabalho (ou seja, ser selecionado para uma vaga de emprego) ou pelo menos um proposta de trabalho no país. É preciso também ter entrado legalmente no país. Uma vez que você tenha essas condições – e deve possuir documento detalhado com todos os dados da empresa, o seu posto de trabalho, horário de trabalho e dados pessoais – você poderá dar entrada no pedido de visto no SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras) caso já esteja em Portugal ou pedido de visto de residência ou estada temporária no Consulado de Portugal no Brasil.

Você precisará reunir uma série de documentos e pagar uma taxa para obter o visto, que é temporário e pode ser renovado. Confira aqui quais são os documentos necessários para obter o visto de trabalho.

5. Onde procurar vagas de emprego em Portugal?

Você poderá buscar vagas nos site de emprego em Portugal. Confira abaixo os sites mais famosos:

6. Basta falar Português?

Muitos brasileiros têm essa ideia de que morar em Portugal é simples porque a língua é a mesma. Primeiro lembramos que o Português de Portugal não é idêntico ao Português Brasileiro. A diferença é maior no sotaque, mas há palavras diferentes e colocações verbais também. É possível se adaptar com rapidez, mas de início não são todos os brasileiros que compreendem bem o sotaque português.

Segundo, e mais importante, para a muitas das vagas de trabalho é exigido ou preferencial falar um idioma estrangeiro. Depende muito da vaga de emprego, mas quando há o contato com o público normalmente é exigido conhecimentos em inglês e os candidatos que falam outros idiomas têm preferência para conseguir a vaga.

Ganhe um tablet para aprender inglês onde quiser.


Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Ana Luiza Fernandes é brasileira, natural de Minas Gerais, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e hoje cursa Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, Portugal. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural, Fotografia, Documentário e Assessoria de Imprensa e é apaixonada pela profissão desde criança.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar