Quando é hora de aceitar um emprego com salário mais baixo?

Seja por estar desempregado ou por uma nova proposta de trabalho, quando é a hora de aceitar um emprego com um salário menor que o seu último ou atual?

Quando é hora de aceitar um emprego com salário mais baixo?
Avalie sempre as vantagens da proposta e suas necessidades no momento

SUA VAGA
DE EMPREGO ESTÁ AQUI
consulte já

Seja por estar desempregado ou pelo recebimento de uma nova proposta de trabalho, quando é a hora de aceitar um emprego com um salário menor que o seu último ou atual? Os pontos a serem levados em consideração são muitos e, dependendo do seu objetivo no momento, aceitar o trabalho por um salário menor é totalmente válido. Conheça a seguir alguns dos motivos que podem ser vantajosos ao optar por receber menos.

Qualidade de Vida

Quando o motivo que te fizer ponderar sobre aceitar ou não um salário menor envolver passar mais tempo com a família e cuidar melhor de si mesmo, não há por quê pestanejar. Muitas vezes, mudar-se para uma cidade menor, mais segura e tranquila acarreta em salários menores, assim como optar por trabalhar menos ou perto de casa para ter mais tempo livre. Desde que não comprometa o seu sustento, estas são escolhas que, a curto e longo prazo, apenas trarão benefícios.

Desafios

Se você é um candidato que busca crescimento profissional e novos aprendizados custe o que custar, aceitar um salário menor para mergulhar em um novo projeto é totalmente aceitável, desde que você tenha a convicção de que esta nova proposta tem chances reais de realizar o que estiver almejando. Ingressar em start ups ou arriscar um emprego em outra cidade ou país, mesmo rendendo salários iniciais menores, se bem analisadas, serão oportunidades de crescimento tanto profissional quanto pessoal.

Stress e Infelicidade

mudardetrabalho


Trabalhar por um bom salário mas passar quase metade do seu dia num ambiente que não te faz feliz? Seja por problemas com o chefe, com colegas de trabalho ou falta de ética na empresa em questão, se todas as medidas cabíveis já foram tomadas, é hora de pensar no seu bem estar e aceitar mudar para melhor, mesmo que isso signifique ganhar menos.

Mudança de Área

OPORTUNIDADE DE EMPREGO
O E-Konomista não brinca em serviço, e vai te ajudar a encontrar a oportunidade certa. Faça o cadastro gratuitamente e receba vagas no Brasil e no exterior.

Mudar de área profissional quase sempre significa começar novamente de baixo. Por consequência, o salário também será menor que o que costumava ganhar, devido a sua baixa experiência no ramo. Porém, se a longo prazo esta nova profissão lhe trouxer realizações, aceitar a mudança é uma boa escolha.

Renda Imediata

Se você paga suas contas e arca com suas despesas diárias, mas se encontra desempregado, não há vergonha alguma em aceitar um emprego com salário menor para colocar tudo em dia. Agarre a oportunidade, mas não deixe de lutar por algo melhor. Verifique também se a proposta inclui benefícios ao colaborador, como vales transporte e alimentação, planos de saúde, entre outras ofertas que podem fazer o salário render mais.

Sem Expectativas 

No caso do colaborador já estar em uma mesma empresa durante um bom tempo e não ver possibilidades de progressão na carreira, mudar de ares e aceitar uma nova proposta, mesmo isso significando ganhar menos é um desafio que vale a pena arriscar. Porém, não deixe de analisar se este novo emprego irá te oferecer chances de crescimento profissional e se possui boas chances de estabilidade em um ambiente agradável. Se estes pontos não forem levados em consideração, existe a possibilidade de ter trocado um emprego estável e um bom salário por algo que irá causar apenas frustrações. Fique atento.

Garanta um lugar no mercado de trabalho. Ganhe um tablet para fazer a sua Pós online.
 

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Heloísa von Ah Heloísa von Ah

Formada em Comunicação em Computação Gráfica e Design de Games, é apaixonada pela profissão que exerce. Uma aficionada por tecnologia, gatos e cinema underground.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar