Como funciona o empreendedorismo corporativo

O empreendedorismo corporativo é o conceito de empreender dentro da empresa que se trabalha. Entenda como isso funciona. 

Como funciona o empreendedorismo corporativo
Veja as características desta nova tendência no mercado brasileiro

Ser empreendedor significa criar um negócio, seja ele um produto ou serviço, algo novo no mercado e assumir os riscos e responsabilidades inerentes a ele. Mas o que é empreendedorismo corporativo? Muito falado nos dias de hoje, o processo de empreendedorismo corporativo consiste em empreender dentro da organização a qual trabalha. Essa é uma característica que tem sido buscada em profissionais de muitas áreas. 

VAGAS E OPORTUNIDADES
O E-Konomista não brinca em serviço, e vai te ajudar a encontrar a oportunidade certa. Faça o cadastro gratuitamente e receba vagas no Brasil e no exterior.

Mais do que um currículo recheado de cursos, graduações e pós-graduações, as empresas atualmente buscam profissionais dinâmicos, que sugiram alternativas e estejam comprometido com a corporação e seus objetivos.


Como funciona

Anteriormente, esse tipo de profissional era requisitado somente por pequenas e médias empresas recém nascidas, que precisavam de ousadia e visão de crescimento para desenvolver e se instalar no mercado. Hoje, as grandes empresas também têm visto valor nesses profissionais e dado voto e cargos de confiança a esses líderes para concorrer em mercados que mudam constantemente e precisam de renovação.

Funcionário empreendedor

Na cultura do empreendedorismo corporativo, o funcionário empreendedor é aquele que possui visão ampla do negócio, que propõe sugestões que possam melhorar a empresa, ampliá-la e aprimorar os processos de trabalho e os resultados da organização.

Essa função não se restringe ao dono da empresa, pode ser também dos gerentes, líderes de setores e até colaboradores. Basta que ele se dedique a identificar oportunidades e transformá-las em algo rentável para a empresa, que lhe traga lucro e satisfação dos chefes e demais funcionários.

Para isso, é preciso que o profissional empreendedor enxergue nos problemas e mudanças uma oportunidades de crescimento, estimulando os demais colaboradores a enxergarem o lado positivo de diversas situações e como elas podem se tornar alavanças para o crescimento do negócio. 
Um funcionário com esse perfil é muito valioso para qualquer empresa. Por isso, esse perfil tem sido buscado em todos os setores, alguém com liderança,capacidade de mudança em situações dificeis.

Se você gosta de investir online, veja essas opções de negócios lucrativos.

 

Características principais

Várias características podem caracterizar esse profissional no empreendedorismo corporativo, e grande parte delas podem ser desenvolvidas, não são necessariamente natas. Já que esse perfil é valorizado, confira algumas delas e verifique se você tem já tem esse perfil ou pode desenvolvê-lo:

  • Ousadia
  • Iniciativa
  • Foco
  • Organização
  • Criatividade
  • Positividade
  • Bom relacionamento interpessoal
  • Destemido
  • Pró-ativo
  • Boa comunicação
  • Flexível

Desafios

No empreendedorismo corporativo o grande desafio desse empreendedor é transformar idéias e sonhos em novas realizações junto aos demais funcionários e não demandar funções a partir de decisões geradas pela gerência.  A cultura empreendedora gera líderes em todos os níveis organizacionais, tornando cada funcionário responsável por parte do crescimento da empresa e dividindo além das responsabilidades, as recompensas. 


Função do profissional

  • Construir/melhorar a imagem de uma marca
  • Buscar recursos internos ou realocar os já existentes de melhor maneira
  • Trabalhar a cultura já existente na empresa e criar estratégias coerentes a elas
  • Ter regras claras e justas
  • Ter metas e horizontes de médio e longo prazo
  • Lidar com a burocracia, não fugir dela.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Ana Luiza Fernandes é brasileira, natural de Minas Gerais, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e hoje cursa Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, Portugal. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural, Fotografia, Documentário e Assessoria de Imprensa e é apaixonada pela profissão desde criança.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar