Como usar emojis para Android

Sensação em postagens, conversas e ações de marketing, os emojis garantem a fluidez e diversão em conversas informais. Veja como usar os emojis para Android.

Como usar emojis para Android
Saiba como localiza-los e inserir os emojis em conversas instantâneas e postagens

Dúvidas sobre a utilização dos emojis para Android e como inseri-los em diferentes aplicativos são mais comuns do que se pode imaginar. O número de usuários de smartphones aumentou exponencialmente nos últimos anos. Somente no Brasil já somos em 168 milhões de usuários; o que em um país de pouco mais de 200 milhões de habitantes significa que a cada 10 pessoas, ao menos 8 estão com o pequeno aparelho em mãos.

O uso desse equipamento já ultrapassou inclusive o uso do tradicional PC, caindo na preferência do brasileiro ao acessar a internet, por exemplo. Essa preferência faz com que cada vez mais usuários usem comunicadores instantâneos e redes sociais no aparelho, criando um maior interesse em utilizar recursos como os emojis para tornar a conversa mais fluida e divertida.

Passo a passo para usar os emojis para Android

Os emojis para Android são os mais utilizados principalmente pelo fato deste ser o sistema mais popular entre os usuários brasileiros. Entretanto, apesar de sua utilização acontecer se modo bastante simples, alguns usuários ainda encontram dificuldades em usá-los nas conversas via SMS ou redes sociais. Veja a seguir onde acessar os emojis para Android e como aplicá-lo.

Antes de começar o breve tutorial, lembre-se que o local onde estão inseridos e a posição dos botões podem variar entre as versões dos sistemas Android. Apesar de presentes no sistema, as variações costumam ser mínimas e não devem representar dificuldades para migração de uma versão a outra. As indicações aqui apresentadas serão baseadas na versão 4.4 KitKat.

Logo ao abrir o teclado para inserção de texto será possível observar um pequeno emoji sorridente no canto inferior direito do teclado; assim que o usuário tocar nesse rostinho, será aberta uma bandeja em substituição ao teclado, contendo diversas opções de emoji à escolha.

O usuário deve notar que logo acima dos emojis apresentados há uma barra com várias abas, cada uma delas apresentando opções diferentes de interação de acordo com uma temática individual; caso deseje mais opções, basta navegar entre elas. Nesta mesma barra a aba que se encontra mais à esquerda - onde há um símbolo igual a um relógio - é o local onde serão aparentadas as últimas escolhas feitas, servindo para tornar mais fácil o acesso à emojis que são utilizados com mais frequência.

Ao decidir pelo item que deseja inserir em seu texto, é preciso apenas tocar sobre sua escolha. Lembrando que cada toque irá inserir um emoji, sendo possível inserir vários iguais ou diferentes em sequência. Ao terminar, pode-se voltar ao teclado padrão tocando o símbolo do mesmo localizado na parte inferior esquerda ou direita.

Nos apps

Nos aplicativos, ainda que os emojis para Android funcionem normalmente mediante a inserção que esmiuçamos anteriormente, algumas redes sociais ou comunicadores instantâneos realizam a equivalência dos mesmos sob o design de suas próprias funcionalidades.

No WhatsApp e Facebook, por exemplo, há uma correspondência no app para cada emoji presente no sistema Android. Já em redes como o Snapchat e Instagram, os itens podem ser inseridos de modo que se manterão com a mesma estética apresentada no sistema, sem qualquer equivalência própria do app.

Famosos

Com frequentes atualizações, os emojis para Android já sofreram uma série de upgrades, como foi o caso das opções étnicas, smiles com novas feições e também gestos clássicos como o de “Vida Longa e Próspera”, rock’n roll ou o ofensivo dedo do meio.

Porém, além das atualizações inerentes ao sistema, outros lançamentos paralelos também podem integrar as opções de usuários que adoram se expressar por meio dos carismáticos símbolos. Entre as maiores sensações, a Disney anunciou o jogo Emoji Blitz, uma espécie de Candy Crush onde o usuário deve coletar novos rostinhos para sua biblioteca, totalizando cerca de 400 opções.

No entanto, a novidade chegou decepcionando alguns usuários, uma vez que esses emojis ainda não podem ser utilizados na troca de mensagens instantâneas; resta aguardar se o app apresentará alguma funcionalidade do gênero em próximas atualizações.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Heloísa von Ah Heloísa von Ah

Formada em Comunicação em Computação Gráfica e Design de Games, é apaixonada pela profissão que exerce. Uma aficionada por tecnologia, gatos e cinema underground.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar