Seu carro está com a embreagem dura? Veja o que pode ser

Saiba como solucionar o problema da embreagem dura no seu carro e o que fazer diante desta situação.

Seu carro está com a embreagem dura? Veja o que pode ser
Uma embreagem dura pode ser reflexo de maus hábitos ao volante

Um carro funciona pela conjunção de diversos sistemas, componentes e mecanismos que o levam a se movimentar, e um dos principais é o sistema de embreagem. Uma embreagem dura pode ser indicador de desgaste desse importante conjunto de peças, composto por disco hidráulico, atuador e o platô.

A embreagem consiste, de um modo geral, num sistema de transferência e compensação de forças entre motor, câmbio, volante e diferencial. Um coloca o outro em movimento ou o anula. Quando o motorista pisa na embreagem, perde contato com câmbio e motor, e quando o pedal não está pressionado, motor e câmbio estão ligados entre si.

Portanto, perceber eventuais diferenças na embreagem, principalmente se está mais dura do que o de costume, é fundamental para evitar danos maiores não só ao sistema, mas ao veículo num todo.

Carro com embreagem dura

Os motivos que levam uma embreagem a endurecer são variados, entre os quais os mais comuns são problemas no próprio acionamento do platô, defeitos em peças como o garfo, buchas ou ressecamento no cabo de embreagem, guia de rolamento defeituosa ou possível desgaste no tubo guia.

Em veículos com sistema hidráulico, uma embreagem dura pode ser causada por problemas no cilindro mestre ou atuador. E, é claro, o mau uso pelo motorista, caracterizado em vícios como descansar o pé no pedal ou segurar a embreagem pressionada como forma de compensar a frenagem são fatores que podem causar embreagem dura.

Ao realizar o acionamento da embreagem, o motorista deve sentir pressão uniforme em todas as etapas, sem dureza excessiva e que cause dificuldade em pressionar o pedal por inteiro. Uma embreagem dura gera outros problemas no veículo, como trepidações em aclives, dificuldade em fazer algumas marchas entrarem, e forte ruído ao passar a marcha, como se estivesse arranhando.

Os melhores sedãs custo-benefício

O que fazer em caso de problemas com a embreagem

Por se tratar de um componente que opera em sincronia com outros do carro, convém a revisão geral numa oficina mecânica especializada, que deverá também avaliar danos em outras partes do veículo.

Poderá ser recomendada a troca de uma ou mais peças da embreagem, ou mesmo a reposição do kit completo.

O preço de um kit de embreagem varia conforme o modelo do carro, saindo a partir de R$ 250,00, em média. Por isso, é importante fazer as revisões periódicas, e evitar vícios de direção que cause desgaste prematuro da embreagem. O carro e o bolso agradecem.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar