9 truques para emagrecer sem fazer dieta

Emagrecer sem fazer dieta e ficar em paz com a balança requer disciplina, mas não é tão difícil quanto você pensa. Veja como é possivel.

9 truques para emagrecer sem fazer dieta
Não é preciso ser refém das dietas para estar em paz com a balança

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Esbelta e saudável sem esforço. Se você quer emagrecer sem fazer dieta ou simplesmente manter a paz com a balança, a maior dica é apostar em uma alimentação saudável. E alimentação saudável não significa que você deve se privar dos seus prazeres.

 

O nosso corpo se adapta e você pode emagrecer sem fazer dieta

A introdução de uma alimentação balanceada requer disciplina. Pouco a pouco, o corpo se acostuma aos novos hábitos e já não vive sem eles, da mesma maneira que se acostumou ao chocolate, ao açúcar e às guloseimas. O nosso corpo pode – e deve – ser induzido ao hábito de uma alimentação balanceada como forma de emagrecer sem fazer dieta ou simplesmente ser mais saudável. Confira algumas dicas para emagrecer sem fazer dieta:

1. Substituir o açúcar por mel

O açúcar tem alto teor de carboidratos e não faz nada bem ao corpo humano. Eliminá-lo dos hábitos alimentares é o caminho mais rápido para garantir uma alimentação saudável e ficar em paz com a balança. Se quiser substituir por uma versão menos agressiva para o seu corpo, opte pelo açúcar mascavo. Mas, se tiver mesmo força de vontade para tirá-lo de vez da mesa, substitua por mel.

2. Trocar o sal por alho

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O sal tempera e endossa o sabor da comida. Mas, quando usado em excesso, pode ser o maior vilão dos problemas cardiovasculares (em especial a hipertensão) e da retenção de líquidos. Por isso, é sempre bom maneirar no seu uso. Quando fizer refogados, tente substituí-lo pelo alho, que também realça o sabor mas não mexe com a sua saúde. O alho tem um antioxidante natural que inclusive previne as doenças cardiovasculares, reduz o colesterol ruim e tem alto teor de vitamina C, que previne gripes e resfriados.

3. Sucos

Aquele suco na prateleira do mercado pode até dizer que vem com gominhos e ser saboroso. Mas nada substitui o sabor de uma fruta colhida no pé. Sucos naturais não têm conservantes, corantes nem adição de açúcar e outros ingredientes prejudiciais à nossa saúde. Dê sempre preferência às versões naturais e, se possível, evite a adição de açúcar. Seu corpo agradece.

4. Beber água

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Ok, você já deve ter ouvido que é preciso consumir 1,5 litro de água durante o dia. Mas o que você não deve saber a respeito é que a água sacia a fome e substitui qualquer outra bebida sem adicionar calorias ao seu dia, enquanto faz muito bem à hidratação do seu corpo. A água também ajuda a manter o peso.

5. Alimentação integral

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Trocar o arroz e o pão pelas versões integrais reduz o seu consumo de carboidratos, os inimigos da perda e da manutenção do peso. Além disso, a refeição não perde muito em termos de sabor.

6. Fibras

As fibras são sensacionais para introduzir na sua alimentação diária: saciam por um longo período, são facilmente digeridas e não pesam no estômago, além de manterem equilibrados os níveis de açúcar no seu organismo. O resultado disso? Menos vontade de comer chocolate e guloseimas. Essa é uma solução simples e saudável para enganar o estômago e emagrecer sem fazer dieta.

7. Alimentação regulada

Café-da-manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e um snack à noite. O ideal é não perder o período de aproximadamente 3 horas entre cada refeição. Ficar longos períodos sem comer faz com que o corpo entre “em modo de segurança” e passe a armazenar mais gorduras do que o necessário na próxima refeição. Se o comportamento se repetir sempre, em todas as refeições que fizer, o corpo repetirá o comportamento. Para evitar os ataques repentinos à geladeira e emagrecer sem fazer dieta, aposte nessa solução.

8. Durma mais e melhor

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A privação do sono faz o corpo produzir um hormônio ligado ao stress, o cortisol, que leva ao aumento da concentração de gordura no abdome. Além disso, é durante o sono que é feita a maior parte da digestão dos açúcares e carboidratos. É por isso que a qualidade do sono mexe com todo o seu metabolismo. Lembre-se de que é importante dormir entre 6 a 8 horas por noite. Dormir bem também é essencial: desligue os aparelhos eletrônicos e mantenha-os longe da cama para que as correntes elétricas não interfiram nem atrapalhem o seu descanso.

9. Exercite-se

Não é preciso pegar pesado na academia. Basta caminhar 30 minutos por dia. Vale trocar o ônibus entre o metrô e o trabalho por uma caminhada, se não tiver tempo. Prefira também evitar o uso das escadas rolantes e elevadores sempre que possível. Inserindo esses hábitos na sua rotina, fica mais fácil emagrecer sem fazer dieta e ainda curtir todos os benefícios de se mexer, como o aumento dos níveis do hormônio do prazer no seu corpo (semelhante àquele hormônio liberado quando comemos chocolate!).

Fique em forma com saúde e com o cuidado que merece. Quer saber como?


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Gabriela Ventura Gabriela Ventura

Natural de São Paulo, estudante de Publicidade e Propaganda na USP. Não tem hobbies fixos nem rotina, é apaixonada pelo imprevisto. Foi fazer intercâmbio em Lisboa e... estendeu a estadia por tempo indeterminado.

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