Diferenças na educação entre Brasil e Estados Unidos

Diante de um ensino básico que se mostra falho e limitador aos jovens almejam grandes futuros, veja o comparativo entre Brasil e a educação nos Estados Unidos

Diferenças na educação entre Brasil e Estados Unidos
Entre ensinos públicos e privados, entenda as diferenças e prioridades

Principalmente entre os brasileiros que desejam sair do país e se estabelecer com a família na terra do Tio Sam, carregar consigo uma bagagem informativa acerca da educação nos Estados Unidos é fundamental para um melhor planejamento.

De um modo geral, a educação nos Estados Unidos se assemelha um pouco ao sistema brasileiro em questões estruturais, segmentando o ensino em instituições públicas e privadas. Entretanto, o que acontece e é muito valorizado lá fora tem relação com a vivência do aprendizado, de modo que os alunos são levados a refletir sobre como esse conteúdo influenciará em sua vida. Em contrapartida, no Brasil há uma preocupação constante em seguir o currículo e preparar o aluno por toda a vida escolar ao fatídico vestibular.

Ganhe um tablet para aprender inglês oferta limitada

Como funciona a educação nos Estados Unidos?

Uma clara diferença já se pode notar entre as disciplinas obrigatórias em terras tupiniquins e na abordagem do sistema de educação nos Estados Unidos. Enquanto nossas crianças e adolescentes são obrigados a frequentar toda uma grade curricular composta por 13 disciplinas - independente da carreira que desejam seguir - os pequenos norte-americanos têm como obrigatoriedade apenas o inglês, a matemática e a história. As demais, como química, física, biologia e outras, são eletivas, cabendo ao estudante selecionar os assuntos pelos quais sente maior afinidade.

Toda essa flexibilidade apresentada pelo sistema de ensino estadunidense se estende ainda aos níveis superiores, compreendendo a graduação, mestrado e doutorado. Em todas as anteriores, também ocorre uma eletividade das disciplinas, onde começa-se os dois primeiros anos da licenciatura/bacharelado com uma grade genérica; a especialização toma forma apenas após esse período.

Diferenças na saúde nos Estados Unidos e no Brasil

Relativamente aos custos, a maior porcentagem da população em idade letiva nos Estados Unidos estuda em escolas públicas, em princípio devido ao elevado custo do ensino privado – o qual atua em grande concorrência no mercado entre excelentes instituições. Entretanto, é importante ressaltar que o investimento estatal no país concentra-se na educação fundamental e high school, deixando a formação superior em maior parcela sob os cuidados do setor privado. A título de curiosidade, uma escola privada de ensino básico na cidade de Nova York pode custar de 20 a 40 mil dólares ao ano (mais valores e informações sobre instituições de ensino podem ser consultadas no portal GreatSchools).

Ao contrário desse sistema, no Brasil, a qualidade e o renome do diploma se encontram nos níveis superiores da rede pública, já a educação nos Estados Unidos passa a computar as melhores universidades do mundo - a exemplo de Harvard - no setor privado, ainda que ofereçam programas de incentivo a estudantes de baixa renda através de bolsas de estudos, direcionadas a candidatos com méritos e destaques – inclusive nos esportes.

Basicamente, no Brasil temos uma realidade onde as melhores universidades não necessariamente recebem os jovens mais talentosos do país, mas sim a camada que obteve a oportunidade ao longo da vida de desenvolver esses talentos e aptidões requeridos, o que compete em sua massiva maioria frequentadores das escolas particulares. Formam-se adultos limitados aos livros, mas isentos de vivência prática.

Ganhe um tablet para aprender inglês onde quiser.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Heloísa von Ah Heloísa von Ah

Formada em Comunicação em Computação Gráfica e Design de Games, é apaixonada pela profissão que exerce. Uma aficionada por tecnologia, gatos e cinema underground.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar