Você pode economizar até R$ 2 mil no supermercado com pesquisas

Pesquisar e comparar sempre esteve na rotina de economia do brasileiro. Entretanto, veja como é possível economizar até R$ 2 mil comprando nos lugares certos.

Você pode economizar até R$ 2 mil no supermercado com pesquisas
Pesquisar e comparar entre lojas da sua região pode render uma enorme poupança.

O brasileiro sempre foi conhecido como um povo capaz de driblar até mesmo as mais impossíveis adversidades. Em constantes atritos com a economia nacional, novamente nos vemos diante da necessidade de pesquisar e controlar gastos da maneira mais eficiente para que as contas caibam em um orçamento apertado.

Desta vez, a elevada inflação persistente nos alimentos básicos foi quem resultou em uma maior importância pela busca dos melhores preços nos supermercados. Como resultado dessa nova rotina dos consumidores, a Proteste chegou a um número de R$ 2 mil em poupança, caso o paulistano pesquise pelo mesmo produto em estabelecimentos diferentes.

Como economizar ainda mais em compras no supermercado

Além desse significante número acerca da economia anual do consumidor, especialistas ainda fornecem um a dica adicional para os que já adotam o hábito da pesquisa. Entre as marcas “genéricas” - como são chamados os produtos que levam a marca do estabelecimento -, por exemplo, essa diferença entre lojas pode ser ainda maior; isso acontece pois o comparativo torna-se mais trabalhoso nesses casos.

Na pesquisa realizada pela Proteste, foram avaliadas 23 cidades de 17 Estados para chegar a um parecer comum. Nele, entretanto, entramos em um dilema diante de uma das conclusões apresentadas, onde os produtos dados como genéricos tiveram um aumento no preço superior aos “de marca”. O resultado se deu em 9 dos 14 Estados listados nessa categoria, mostrando uma perspectiva de pouca barganha para o consumidor que via nas marcas brancas uma chance de economia.

De acordo com o economista André Braz, da FGV, o próprio aumento da procura por estes produtos fez com que os mesmos aumentassem seus preços. Afinal, se há aceitação, há valorização. Já para Natalia Dias, coordenadora do estudo da Proteste, mesmo diante desse parecer desafiador para quem precisa economizar, a pesquisa continua sendo uma alternativa muito recompensadora para o consumidor.

De todo modo, Braz completa com uma dica valiosa para que os que compram sejam ouvidos: “É preciso pesquisar e trocar o caro pelo barato, para mostrar que não está de acordo com o preço. A internet é uma boa aliada para fazer pesquisa. A resposta do consumidor é levada a sério.”

Na prática, é preciso selecionar alguns supermercados no entorno de sua casa, trabalho ou onde costuma fazer compras para não computar gastos adicionais com transporte entre as lojas. Selecione um dia em que está com tempo e paciência para essa jornada pela economia e comece a pesquisa munido de um folheto de ofertas, lista de compras e calculadora na mão.

Diferença de preços entre supermercados pode chegar a quase 170%

Não há nada de errado em dividir as compras entre vários supermercados. Ao final das contas, as grandes diferenças valem o cansaço. Em adição, redes de lojas que vendem no atacado também são opções mais viáveis para começar suas buscas por descontos ao invés de supermercados e hipermercados.

Como resultado, a Proteste chegou a uma economia de R$ 2.271,02 anuais se o consumidor optar pela compra de produtos mais baratos e de R$ 2.032,45 ao ano, se tiver preferência pelos produtos de marca líder. De qualquer maneira, planejar-se para pesquisar e comparar preços compensará cada cálculo e cada folheto acumulado no carro no final do ano.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Heloísa von Ah Heloísa von Ah

Formada em Comunicação em Computação Gráfica e Design de Games, é apaixonada pela profissão que exerce. Uma aficionada por tecnologia, gatos e cinema underground.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar